Fundo
Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 18 de setembro
Dia da Televisão
Dia da Televisão
Freepik

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, proprietário dos Diários Associados, rede de jornais e emissoras de rádio, patrocinou a primeira transmissão televisiva no Brasil e na América do Sul no dia 3 de abril de 1950, com a apresentação de canções do frei mexicano José Mojica. Era uma pré-estreia, pois as imagens não saíram do saguão dos Diários Associados, em São Paulo.

Nesse mesmo ano, Chateaubriand importou dos Estados Unidos aproximadamente 200 aparelhos de TV e os espalhou pela capital paulista. Sua intenção era tornar patente, em 18 de setembro, a inauguração da TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, transmitindo o programa “TV na Taba”.

Em janeiro de 1951, os televisores brasileiros começaram a ser fabricados por Bernardo Kocubej, proprietário da Indústria e Comércio de Rádios Invictus, com transmissão em preto e branco. Embora fossem mais baratas do que as importadas, eram muito caras para o povo brasileiro, razão pela qual o aparelho de TV passou a ser símbolo de status. A primeira pesquisa de audiência na televisão foi realizada em 5 de abril de 1954, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Para melhorar a qualidade das produções — que até então eram realizadas ao vivo —, foi importado o aparelho de videoteipe, em 1960, o que tornou possível gravar e editar as imagens antes da transmissão dos programas.

Em 1962, foi instituído o Código Brasileiro de Telecomunicações (lei n. 4.117, de 27/8/1962). No mesmo ano, foi decretada obrigatória a dublagem de todos os filmes exibidos na televisão brasileira. Em 31 de março de 1972, foi realizada a primeira transmissão oficial em cores no Brasil.

O Dia da Televisão foi instituído pela lei federal n. 10.255, de 9/7/2001, para ser celebrado nacionalmente em 18 de setembro.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.