Fundo
Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 12 de junho
Dia dos Namorados
Dia dos Namorados
Freepik

O Dia dos Namorados é comemorado no mundo todo. No Brasil, a festa ocorre no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, santo português muito cultuado pelos católicos, que o consideram casamenteiro, protetor das causas perdidas e milagreiro.

Uma antiga tradição lusitana conta que uma moça bonita e solitária queria muito se casar e estava à procura de um namorado. Muito ansiosa, pediu ajuda a Santo Antônio.

O tempo foi passando e ela continuava só. Um dia, ao olhar-se no espelho, reparou que estava envelhecendo, e o santo parecia não escutar suas orações. Num gesto impulsivo, de raiva e desilusão, pegou a estátua de madeira de Santo Antônio e jogou-a pela janela. A estátua caiu na cabeça de um rapaz que passava pela rua, que desmaiou. A moça, ao ouvir os gritos dos vizinhos, foi ver o que tinha acontecido e socorreu o rapaz. Este, ao abrir os olhos e vê-la, apaixonou-se perdidamente. Acabaram se casando e viveram muito felizes.

A explicação real para a escolha desse dia e do santo não é nem um pouco romântica. Começou quando a loja Clipper, em São Paulo, contratou, em 1940, uma agência de propaganda em que João Dória atuava como publicitário. A loja precisava melhorar as vendas de junho, mês considerado fraco para o comércio. Depois das vendas para a festa do Dia das Mães, o comércio quase sucumbia até agosto, quando os pais são lembrados.

João Dória elaborou uma campanha para o dia 12 de junho, inspirada no Valentine's Day – um sucesso no comércio americano –, e para o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, popularmente consagrado como padroeiro dos namorados, com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, instituindo o Dia dos Namorados. Tornou-se um evento de sucesso e já faz parte do calendário das tradições brasileiras.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.