Fundo
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 12/10/2018

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Est 5,1b-2, 7,2b-3 Salmo: 45(44) - O teu trono, ó Senhor, dura para sempre. 2ª Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16a
evangelho
A festa das Bodas de Caná - Jo 2,1-11

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Queremos viver este dia iluminados pela Palavra de Deus e em comunhão com os peregrinos que hoje se encontram na Casa da Mãe Aparecida e todos os devotos de Nossa Senhora.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e se detenha nos personagens. O que diz o texto? Qual apelo o Evangelho nos faz?
“O relato das bodas de Caná da Galileia é um episódio fortemente simbólico. Situado na parte do evangelho segundo João denominada ‘livro dos sinais’ (Jo 1–11), o relato das bodas de Caná é, para o próprio evangelista, um sinal fundamental para compreender os demais sinais. No centro do relato está a pessoa de Jesus, que inaugura os tempos messiânicos; é ele quem dá o excelente vinho da salvação prometida. Característico do relato das bodas de Caná é que se trata, como dissemos, de uma narração simbólica que exige do leitor o esforço de ultrapassar a materialidade do que é narrativamente descrito e do imediatamente dito. As bodas evocam a Aliança de Deus com o seu povo (cf. Os 2,18-21; Ez 16,8; Is 62,3-5), Aliança passada e reiterada ao longo da história (Noé, Abraão, Moisés) e a Aliança nova e definitiva em Jesus (cf. Mc 14,22-25; Mt 26,26-29; Lc 22,19-20). O vinho, símbolo da alegria e da prosperidade (Sl 104,15; Jz 9,13; Eclo 31,27-28; Zc 10,7), oferecido por Jesus é melhor do que o primeiro. Isto significa que, em Jesus Cristo, a Aliança atingiu a sua plenitude. A mãe de Jesus é símbolo de Israel, povo da Aliança que espera, confia e vê realizada a promessa de salvação feita por Deus a seu povo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“No seu Evangelho, João confere a Maria dois lugares-chave: Caná, onde Jesus oficializa o começo da sua vida pública com o primeiro sinal, o do vinho da melhor qualidade; e a Cruz, onde Jesus conclui a sua vida pública. A presença de Maria no primeiro sinal e, depois, no sinal da Cruz forma o conjunto da vida pública de Jesus. Isso é intencional no evangelista, que, entre esses dois sinais, tece muitos laços. Em Caná e na Cruz, Maria é a primeira citada. Em Caná e na Cruz, Maria é chamada, por três vezes, de Mãe de Jesus e uma vez de mulher. Em Caná ainda não era a hora, mas na Cruz era exatamente A HORA. Em Caná, trata-se de água e vinho, ao passo que, na Cruz, do coração do Senhor jorram sangue e água. Em Caná, os convidados recebem de Jesus vinho do melhor para estancar a sede. Na Cruz, é Jesus quem tem sede e dão-lhe de beber vinagre. Em Caná, Jesus espera a fé de Maria; na Cruz, essas coisas foram escritas ‘para que vós acrediteis’ (Jo 19,35). Em Caná, Maria vem em auxílio da fé dos discípulos, ela se põe entre o Filho e os discípulos. No Calvário, ela se acha ao pé da Cruz de Jesus, e o discípulo amado se encontra ao lado dela. Esses laços todos atestam bem que não é por acaso que João coloca Maria no começo e no fim da vida pública de Jesus. Ele a quer como a personagem por excelência para ser testemunha e modelo” (Reflexão do livro “Maria dos Evangelhos”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

“Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno(a) de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio(a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado(a) a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja! Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Maria pede, Jesus atende e nós somos os beneficiados. Nas Bodas de Caná ela percebeu que os noivos estavam com algum problema. O vinho tinha acabado e a festa ainda não tinha acabado. Conhecemos os gestos de Maria. Ela se empenha para resolver o problema. Sua sensibilidade percebeu que os noivos estavam constrangidos, e a mesma sensibilidade quis aliviá-los do constrangimento. Maria podia ter ficado quieta no seu lugar. Sendo, porém, quem era, não podia, tinha que se mexer e fazer alguma coisa. E fez. Provocou o primeiro sinal de Jesus, pelo que parece antes da hora. E assim ela agora intercede pelo povo brasileiro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.