Fundo
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 11/08/2018

Santa Clara, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Hb 1,12–2,4 Salmo: 9(9A) - Vós nunca abandonais quem vos procura, ó Senhor!
evangelho
Por causa da fraqueza de vossa fé... - Mt 17,14-20

Quando voltaram para junto da multidão, alguém se aproximou de Jesus, caiu de joelhos e disse: “Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”. Jesus tomou a palavra: “Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino”. Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”. Ele respondeu: “Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de Santa Clara, cofundadora da Ordem das Clarissas. Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de fé dos discípulos não permitiu que eles realizassem a cura do jovem com crises de epilepsia. Jesus então os adverte para que cresçam e amadureçam na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente esse convite que Jesus faz também a cada um de nós.
Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que Jesus pede aos seus discípulos? Por que a necessidade de crescerem na fé?
“O tema fundamental do evangelho de hoje é a fé. O tema da fé já esteve presente nos dois episódios anteriores: confissão de fé de Pedro (16,13-20) e transfiguração de Jesus (17,1-13). Ao descer da montanha, com Pedro, Tiago e João, Jesus é abordado por um pai que suplica por seu filho acometido de epilepsia. Antes de recorrer a Jesus, aquele pai anônimo havia pedido aos discípulos que curassem o seu filho, mas eles não puderam fazê-lo. O pai apela, então, à compaixão de Jesus. Trata-se de uma verdadeira oração (vv. 14-15). Tudo o que Jesus faz não é para projetar-se ou com a intenção de ser reconhecido. O que ele faz é por compaixão, que é um sentimento divino que abre o coração para socorrer os outros em suas necessidades. Diante do pedido do pai, a reação de Jesus parece ser de cansaço e indignação por causa da incredulidade. A falta de fé é o grande mal da geração do tempo de Jesus. Nossa perícope é uma lição aos discípulos: a fé deles deve amadurecer e se fortificar. A fé de Pedro, como uma rocha, e a revelação da transfiguração devem conduzir os discípulos e mover suas vidas” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“‘Por causa da fraqueza de vossa fé!’ A fé fraca de um crente é uma péssima atitude. Sem fé, nada tem sentido para nossa vida. Sem fé, Jesus é uma fantasia e o Evangelho, uma ideologia. É a fé que nos abre o caminho para o coração do nosso Deus, que é pleno de amor e de misericórdia. Jesus lamenta a falta de fé dos discípulos de ontem. O que ele diria da fé dos discípulos de hoje? A minha fé e a sua fé são fracas ou fortes? Temos fé capaz de transpor montanhas? A fé do tamanho do grão de mostarda nos mostra a qualidade da fé que Jesus nos pede. Se for pequena, mas sólida e sem hesitação de dúvidas, o crente é capaz de transpor montanhas. A fé nos faz maiores do que somos, aos olhos de Deus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

É o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie o coração e faça a sua prece.
Conclua com a oração: “Pela intercessão de Santa Clara, o Senhor todo-poderoso me abençoe e me proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paz, a tranquilidade; derrame sobre mim as suas copiosas graças; e, depois desta vida, me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santos. Amém” (“Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Que compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus insiste em dizer que, com fé, podemos fazer coisas extraordinárias. Os apóstolos não conseguiram curar o menino epilético, que diziam estar possuído pelo demônio. Jesus o curou rapidamente e mostrou-se incomodado com os seus discípulos. Chamou-os de geração sem fé e perversa. E ainda perguntou: “Até quando vou ficar com vocês? Até quando vou suportá-los?”. Chegará o momento em que Jesus partirá e não estará fisicamente entre nós. Nesse momento os seus seguidores dependerão da fé. Acreditarão ou não acreditarão que podem dizer à montanha: “Vai daqui para lá”? Com fé do tamanho do grão de mostarda, nada lhes será impossível. Ter fé significa adesão incondicional a Jesus, aceitando-o como ele é. Os discípulos não conseguiram expulsar o demônio do menino epilético porque aceitavam Jesus pela metade. Com ideias mundanas, pensavam em um Jesus poderoso, semelhante aos reis deste mundo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.