Fundo
Terça-feira, 30 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/04/2024

3ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 8,26-40 Salmo: Sl 66(65) - Bendizei o nosso Deus.
evangelho
Sou eu o Pão Vivo que desceu do céu - Jo 6, 44-51

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair, e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: E todos serão instruídos por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e aprende vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Amém, amém, eu vos digo: quem crê tem a vida eterna. Sou eu o Pão da Vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desce do céu para que aquele que dele comer não morra. Sou eu o Pão Vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre, e o pão que eu darei para a vida do mundo é minha carne”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho desses últimos dias nos traz as repercussões que surgiram após o milagre da multiplicação dos pães. De um lado, Jesus afirma ser o pão verdadeiro, doado para a vida do mundo, e, do outro, a multidão continua procurando Jesus com interesse material, saciar a fome gratuitamente.



O Senhor, Palavra viva entre nós, sacia nossa fome, oferecendo-nos o alimento de vida eterna. Vamos abrir os ouvidos de nosso coração para ouvir bem o que Ele nos diz.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o/a tocarem, e recorde outros textos que possam ajudá-lo/a na compreensão deste Evangelho? O que tem por trás destas afirmações de Jesus?

Evangelho: Jo 6, 44-51 “Todo aquele que ouve o Pai e aprende vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Amém, amém, eu vos digo: quem crê tem a vida eterna. Sou eu o Pão da Vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desce do céu para que aquele que dele comer não morra. Sou eu o Pão Vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre, e o pão que eu darei para a vida do mundo é minha carne.”

“Deus não é um pai segundo a experiência da pessoa humana. Deus é Pai segundo a experiência que Jesus nos revela: “Não que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus”. Quem crê de verdade no Pai, crê também no Filho. A Eucaristia é o dom do pão, quando Deus doa a si mesmo no Filho. O pão é sinal do que é essencial na vida. Jesus é esse pão eucarístico que sustenta os operários do Reino. É a força dos que lutam por justiça e fraternidade. É a ação de graças por sermos convidados ao banquete da vida. É o viático, o consolo dos que fazem a passagem para a eternidade. Jesus “Pão” é o sacramento que nos reúne para celebrar, agradecer a Deus e fortificar nosso amor ao próximo.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A bondade do Senhor nos ilumina e conquista nosso coração, atraindo-nos para Ele. É sempre iniciativa dele, e jamais somos atraídos por causa de nossos méritos.
Como é minha vigilância e abertura para acolher os apelos de Deus?
A Eucaristia é alimento e vida para meu espírito, para minha fé?
Meu compromisso com a Eucaristia é de ser, também, presença do amor de Deus em meio aos meus, no mundo no qual vivo e atuo?

Oração (Vida)

Este é o momento de você falar com Deus. Fale do que seu coração sentir necessidade...,

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de amor.
Reze pelas necessidades de seu povo. Fale com Deus das fragilidades humanas (lembre as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Tome uma atitude cristã diante deste Evangelho. Uma sugestão pode ser esta: Quero testemunhar aos meus irmãos a minha fé na força da Eucaristia, Pão da Vida para nossa caminhada.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem crê de verdade no Pai, crê também no Filho, mas ir até Jesus, crer nele, aceitá-lo é sempre uma graça de Deus. O Filho viu o Pai e foi enviado por ele até nós para nos dar a vida que não se acaba. Os alimentos que comemos são necessários para continuarmos vivos. Sem eles, nos tornamos fracos e morremos. Jesus se apresenta aos judeus e a seus discípulos como o alimento para a vida eterna. Ele é o pão vivo que desceu do céu e que alimenta a vida do mundo. Todos ouvem o que Jesus diz, mas não entendem o significado de suas palavras. Naquele momento, elas estavam preparando os ouvintes para a instituição da Eucaristia e para a morte de Jesus na cruz, quando ele entregaria sua vida para a vida do mundo. Depois que Jesus ressuscitar e enviar o Espírito Santo, tudo irá se tornar mais claro. O Espírito Santo iluminará o coração e a inteligência dos seguidores de Jesus. Eles procurarão palavras claras e exatas para transmitir às novas gerações o ensinamento dado por Jesus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.