Fundo
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Texto de Maria do dia 20 de setembro
Maria é obra de Deus
Maria é obra de Deus
Carlo Crivelli

De quantos títulos e nomes de Maria você seria capaz de se lembrar neste momento? Por mais que sua lista seja grande, será incompleta. Sim, porque seus nomes e títulos são milhares, alguns de origem bíblica, outros nascidos no coração da Igreja. Realmente, "todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz..."

Essa profecia cumpriu-se ao longo dos séculos. Mas, dois mil anos atrás, ao menos até Pentecostes, Maria viveu uma situação semelhante à de seu Filho: um enaltecimento, mesmo que indireto, aqui (Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram)  e uma advertência, como a de Simeão, ali (Uma espada traspassará tua alma!). Ela viveu sua missão na fé, no silêncio e na simplicidade. Quando contemplava o Menino Jesus, devia experimentar um misto de admiração e mistério: era carne de sua carne, bendito fruto de seu ventre. Gestara-o por nove meses e podia apertá-lo nos braços e lhe dizer: "Meu filho!" No momento seguinte, talvez experimentasse uma sensação estranha, pois era Deus que estava ali, no seu colo. Deus com o rosto de uma criança. Poderia gritar, apontando-o a todos: "Esta criança é Deus, e Deus é meu Filho!" Quem não consegue imaginar a reação de incredulidade que suas palavras causariam?

Não foi em vista de seu esforço ou méritos que Maria conseguiu as virtudes que a ornaram, as graças e os títulos que hoje ostenta. Maria é obra de Deus. O que podemos fazer é ficar atentos à ação do Senhor nessa sua escolhida, para descobrir os dons com que a agraciou. Foi em vista de seu Filho que nela realizou maravilhas, as "coisas grandiosas" a que Maria se referiu no Magnificat. Deu-lhe sua ternura, sua bondade e sua pureza e, olhando para a humildade desta sua serva, a chamou de "cheia de graça".

Os fiéis percebem a santidade de Maria e a veneram como rainha gloriosa no céu. Sabem que conheceu de perto a pobreza e foi emigrante, viu o Filho sendo julgado e condenado como criminoso, e participou de perto de seus sofrimentos. Alegram-se com ela pela ressurreição de Jesus e celebram com alegria suas festas, participam com entusiasmo de suas procissões, vão em peregrinação a seus santuários e gostam de cantar em seu louvor. Estão tão certos de que ela intercede em seu favor que imploram sua proteção: rogai por nós, pecadores! "Todas as gerações" — também a nossa! — reconhecem o que o Todo-Poderoso realizou em Maria e a chamam de "feliz".

Do livro: 'Um mês com Maria", Paulinas Editora.