Fundo
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Dica de Vida Saudável do dia 29 de março
Oleaginosas
Oleaginosas
VisualHunt

Castanha-da-amazônia ou castanha-do-pará, noz, amêndoa, castanha-de-caju, amendoim e avelã, além de saborosas, oferecem diversos benefícios que ajudam a proporcionar bem-estar e a atuar na manutenção da saúde.

Essas sementes pertencem à família das oleaginosas ricas em nutrientes, sendo fonte de proteínas, de vitamina E, magnésio, selênio, zinco e manganês. Ajudam a manter o bom colesterol, têm ação antioxidante, baixo teor de sódio, grande concentração de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, e ainda são fontes de fibras. Favorecem na redução da pressão arterial e nos processos inflamatórios, além de colaborarem para a perda de gordura abdominal.

A recomendação é consumir uma porção diária. A quantidade irá variar de acordo com o tipo de oleaginosa. Segundo a nutricionista Mariana Catta-Preta, o aconselhável é quatro unidades de noz, duas unidades de castanha-da-amazônia, quatro unidades de castanha-de-caju, quatro unidades de amêndoa e quatro unidade de amendoim.

Já a nutricionista Perla Menezes Pereira, em anutricionista.com, ressalta que as oleaginosas estão presentes na reconhecida Dieta Mediterrânea, caracterizada por estar associada ao aumento da longevidade e ao menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo Perla, os benefícios do consumo da castanha-da-amazônia são motivados na concentração de selênio presente na semente e nas evidências contra cânceres e doenças cardiovasculares.

Por Osnilda Lima/Revista Família Cristã, edição 950.