Fundo
Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 20/10/2017

28ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 4,1-8 Salmo: 32(31) - Tu és meu refúgio, me preservas do perigo.
evangelho
O fermento dos fariseus é a hipocrisia - Lc 12,1-7

Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido.” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que aparecem durante a narrativa.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e faça a sua meditação. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra, assimilando-a e ligando-a à sua vida. Escute o que o Senhor lhe diz e faça a sua meditação.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento, coloque-se diante de Deus, que se faz presente também por meio de sua Palavra, e faça a sua oração sem medo. Deus, que o(a) chamou à vida, deseja sempre escutá-lo(a), e na oração você é convidado(a) a falar com Ele. Reze com o Senhor.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra de Deus, para vivê-la neste dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

O fermento dos fariseus é a hipocrisia. Cuidado, pois, com os hipócritas de hoje. A prática religiosa é muito propícia à hipocrisia. Pode-se ter aparência de cordeiro e voz de dragão, como se lê no Apocalipse. Celebram-se os atos religiosos solenes com um coração de pedra. “Façam o que dizem e não façam o que fazem” não deve valer para quem conheceu Jesus e seu Evangelho. O que está escondido será conhecido. A nossa verdade será revelada um dia, assim como a verdade da Palavra de Deus, que pode permanecer oculta por um tempo, mas acabará sendo proclamada nos telhados. Nós valemos muito diante de Deus, e seus discípulos missionários contam com a sua proteção. Não tenhamos medo de nada e de ninguém. Não tenhamos medo de quem só pode matar o corpo. Proclamemos em voz alta a Palavra meditada no silêncio.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.