Fundo
Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/01/2025

1º Semana do tempo comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Hb 3,7-14 Salmo: Sl 94(95) - Não endureçais vosso coração.
evangelho
Se queres, podes purificar-me”. Compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: “Quero.” - Mc 1,40-45

Veio até ele um leproso suplicando-lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar-me”. Compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: “Quero. Sê purificado!” Logo se afastou dele a lepra, e ficou purificado. Tendo-o advertido severamente, logo o despediu. Disse-lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação o que prescreveu Moisés, como testemunho para eles!” Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares desertos. E vinham até ele de toda parte.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acalme seu corpo, aquiete sua mente e abra o seu ser para a Palavra de Deus. Ele nos fala pelos acontecimentos da história, da vida pessoal e pela Palavra revelada. Coloque-se em atitude de escuta confiante.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito santo, enche-me de tua presença como gostas de fazê-lo aos que se abrem à tua presença, a fim de que tudo se transforme em mim e me torne novo.
O texto do Evangelho de hoje nos apresenta Jesus curando um leproso e pondo em prática aquilo mesmo que ele anunciava por meio de palavras.



“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe atentamente o que diz o texto: as atitudes dos personagens, lugares, diálogos, palavras e ações.

Evangelho: Mc 1,40-45 “ Veio até Jesus um leproso suplicando-lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar-me”. Compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: “Quero. Sê purificado!” Logo se afastou dele a lepra, e ficou purificado. Tendo-o advertido severamente, logo o despediu. Disse-lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação o que prescreveu Moisés, como testemunho para eles!” Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares desertos. E vinham até ele de toda parte.

Não digas nada a ninguém”, pede Jesus ao homem purificado. A lepra obrigava a pessoa a deixar a casa, o vilarejo ou a cidade, e a viver longe dos seus. O abandono, a solidão, a fome, o frio, a exposição a feras, a pessoas cruéis e a animais venenosos, a saudade da família, os pés e mãos apodrecendo, a angústia da morte, tudo fazia pensar que alguém com essas provações só podia ter sido alvo da ira de Deus. O Senhor estende a mão ao ouvir o triste apelo daquele sofredor, liberta-o e o envia ao templo, para que a religião o reabilite para o convívio na comunidade. Difícil para o feliz recém-curado é não divulgar a maravilha acontecida…” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais ressoou em seu coração?
Diante do pedido confiante do leproso, a resposta de Jesus é incondicional: “Quero. Sê purificado!”
Espelhe-se neste relato: deixe-se curar e renove a disposição de ser, acima de qualquer lei humana, misericordioso, compassivo como Jesus diante da dor do outro.

Oração (Vida)

Na oração, você é convidado/a a conversar com Deus, a abrir o seu coração. Se queres podes...podes curar meus vícios, meus hábitos egoístas, minha inércia e omissão, etc....
Faça a sua oração, apresentando-lhe suas intenções e as necessidades de seus irmãos e irmãs. Reze também por todos os doentes, os excluídos, os marginalizados.....

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a sua atitude concreta diante do ensinamento de Jesus.
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A atividade de Jesus vai se intensificando, sua fama vai se espalhando e agora um leproso o procura. No ambiente judaico, as leis de pureza excluem os leprosos do convívio da comunidade e da própria família, por questões sanitárias e religiosas. Praticamente, ele é considerado um “morto”, porque, assim como um cadáver, ele transmite impureza a quem o toca. A súplica do leproso move de compaixão Jesus, que não hesita em tocá-lo, pois, ao invés de ser contaminado, ele, como verdadeiro Messias, transmite a vida e assim o cura. O leproso experimenta o poder da ressurreição, de uma vida nova, pois, ao ser “purificado”, volta ao convívio da comunidade, não sofrendo mais com a exclusão e o preconceito. Deve-se apresentar ao sacerdote para legitimar sua reintegração e testemunhar a ação salvífica de Deus. Jesus recomenda a ele não espalhar o que aconteceu, uma vez que receia que as pessoas não entendam que tipo de Messias ele é. Elas devem procurá-lo para assumir uma fé comprometida com o evangelho, e não pelos milagres.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.