Fundo
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/02/2020

6º Domingo do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Eclo 15,16-21 Salmo: Sl 119(118) - Feliz o homem sem pecado em seu caminho. 2ª Leitura: 1Cor 2,6-10 Evangelho Opcional: Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37
evangelho
Antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra será tirada da Lei - Mt 5,17-37

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno. Se a tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem despedir sua mulher dê-lhe um atestado de divórcio’. Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher – fora o caso de união ilícita – faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério. Ouvistes também que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

As leituras bíblicas deste domingo falam da fidelidade de Deus, seu poder e sua sabedoria. Sua Lei é a fidelidade à VIDA. Tudo o que Ele criou com sua Palavra segue fielmente seu destino. Não obstante, elas falam também da livre opção concedida ao ser humano. Então peço ao Espírito Santo que me assista nesta meditação orante para que ela me aproxime mais da Lei da Vida.
Vinde Santo Espírito, enchei os nossos corações.
Em nós acendei o teu fogo abrasador!
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis, Senhor, a face da terra!
Vinde Santo Espírito, enchei os nossos corações.
Em nós acendei o teu fogo abrasador!
Ó, Senhor que instruís os corações de vossos fiéis,
fazei que apreciemos corretamente todas as coisas.

Leitura (Verdade)

O que as leituras deste domingo falam sobre a Lei? Reflito por alguns instantes sobre estas palavras do Evangelho: ‘Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. ’
“Os planos de Deus não falham, mas ele nunca tem pressa. Ele tomou um povo bárbaro e com ele fez uma Aliança. Durante séculos, o Povo de Deus foi caminhando, nem sempre de acordo com o projeto divino. Com Jesus acontece a Plenitude dos Tempos. Ele não vem para abolir, mas dar plenitude à Lei e aos profetas. Ele vem fazer novas todas as coisas. A plenitude da Lei se revela no amor. Em Deus, Amor e Justiça se fundem. Os Mandamentos de Deus não são contra o homem, mas a favor dele. Deus quer que seus filhos e filhas sejam felizes e indica-lhes o caminho. Embora sejamos frágeis, Deus nos pede a firmeza do sim e do não. Trata-se de uma veste sem rasgos, de um só pano, que se chama coerência.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora medite sobre estas palavras da primeira leitura (Eclo 15, 21). Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem; Ele conhece todas as obras do ser humano. Não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar.

Oração (Vida)

“Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.” (Deuteronômio 7:9). “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Números 23:19).
Entre em oração e deixe seu ser se expressar na presença de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de hoje ilumina sua conduta? Que o “sim” marque nosso pensar e nosso agir.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Jesus veio a este mundo iluminar os caminhos da humanidade. E na sua luz podemos ver a luz. Na sua luz podemos ver o que é o melhor a ser feito. Em sua luz podemos distinguir o que convém do que não convém. Jesus coloca cada coisa em seu lugar, segundo o valor que tem aos olhos de Deus. Ele não veio, portanto, desfazer a Lei de Moisés. Não veio desdizer os profetas. Ao contrário. Tudo o que foi dito e escrito se realiza nele. Nele se cumprem as Escrituras e tudo o que está escrito a respeito dele deve acontecer. E tudo o que está escrito deve ser também observado e realizado por seus discípulos. Estes, movidos pelo Espírito, devem ir além da letra e levar o que foi prescrito às suas últimas consequências. Os mandamentos são para ser obedecidos e ensinados. Quem assim proceder, será grande no Reino dos Céus. Muitos ensinamentos dos fariseus e dos escribas precisaram ser revistos à luz de Cristo. Muitas vezes a tradição humana e os preceitos criados e elaborados pelos chefes religiosos se sobrepuseram ao mandamento de Deus. O que aconteceu no passado também acontece hoje, por isso a afirmação de Jesus: “Se a justiça de vocês não for maior do que a dos escribas e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.