Fundo
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/07/2020

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Os 11,1-4.8c-9 Salmo: Sl 80(79) - Deus dos Exércitos, faze brilhar o teu rosto!
evangelho
De graça recebestes, de graça deveis dar! - Mt 10,7-15

“No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia celebramos a memória de Santa Paulina. Agradecemos a Deus as pessoas queridas que viveram entre nós e nos deixaram exemplos edificantes de santidade.
Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração.
Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho de hoje e identifique seu tema central. A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Qual missão é confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual atitude é necessária para aqueles que se colocam no seguimento de Jesus?

“Por vezes podemos ter a ilusão de uma gigantesca campanha mundial em favor do Reino. Embora os modernos meios de comunicação possam ajudar no primeiro anúncio, a evangelização é feita por pequenas coisas e depende do testemunho de cada um. Os discípulos são portadores da paz messiânica, que é a plenitude das bênçãos e graças divinas. Sempre existe a possibilidade de a Boa-Nova não ser aceita. Esgotadas todas as possibilidades, é hora de sacudir a poeira dos pés. O caminho sugere mobilidade para chegar a um maior número de pessoas. O próprio Jesus foi o pregador dos caminhos. É ali que passa a vida dos homens. Sodoma e Gomorra são lembradas como malditas, pois recusaram a Boa-Nova e sofreram as consequências.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje, Jesus instrui os discípulos a respeito do anúncio do Reino de Deus. Os discípulos, por sua vez, o escutam. O que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra? Qual caminho Deus o(a) convida a seguir? Se sentir necessidade, leia o texto novamente e faça a sua meditação.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, suas preocupações e seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Continuamos a leitura do Sermão Missionário de Jesus. Esta é a fase querigmática da evangelização, seguida depois da catequese e da mistagogia. É um modelo de Igreja permanentemente “em saída”. Alguém está de saída para lançar a semente no campo. A semente tem força própria de desenvolvimento, mas precisa de alguém que a lance. Quem vai, não se fixa. Se parar, será por pouco tempo. Nada é cobrado, nem dos destinatários nem dos missionários, que não têm ouro nem prata, tampouco o cajado permitido no Evangelho de Marcos. Sua preocupação é com pessoas. Vão, anunciam e seguem adiante. Não param para construir nem costurar. Não é uma Igreja sem estrutura, porque a estrutura faz parte da vida humana. É uma Igreja com um mínimo de estrutura. Muita estrutura, muitas normas e regulamentos engessam e sufocam o espírito. Em pouco tempo, todo mundo está cansado e ninguém mais quer sair.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.