Fundo
Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 12/10/2017

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: Est 5,1b-2, 7,2b-3 Salmo: 45(44) - Ouve, filha, inclina o ouvido, esquece teu povo e a casa de teu pai. 2ª Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16a
evangelho
Enchei as talhas - Jo 2,1-11

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!” Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”Estavam ali seis talhas de pedra, de quase seis litros de cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!” E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja do Brasil está em festa e reza com a Mãe Aparecida. Agradecemos a Nossa Senhora Aparecida os 300 anos de sua aparição e de intercessão pelo povo brasileiro. Roguemos a Nossa Senhora que continue caminhando conosco e pedindo ao seu Filho Jesus Cristo que toque o coração dos nossos governantes, para que trabalhem também em favor dos mais necessitados do nosso país e olhem por eles. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o contexto da narrativa? Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus e o que ela realiza nos ouvintes?

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Faça a leitura do Evangelho mais uma vez, permitindo que a Palavra se misture à sua vida. Deixe-se tocar pelo Senhor, que fala com você por meio dela. Escute o que Ele lhe diz.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos esta semana e toda a nossa vida. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos o dia.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Sintetize em uma palavra o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

Lendo o Evangelho, encontramos Maria em momentos-chave da vida de Jesus. Sua hora ainda não tinha chegado e, no entanto, ele fez o seu primeiro sinal a pedido de Maria. Como a rainha Ester que pediu pela vida de seu povo, Maria pede um favor a Jesus para evitar o constrangimento dos noivos num dia tão feliz de suas vidas. O vinho tinha acabado. No meio de muito simbolismo, seis talhas são cheias e a água é mudada em vinho. Maria se interessou pelos noivos e por todos os que estavam na festa. A falta de vinho era um problema, mas não um problema tão grande que merecesse a intervenção divina. Maria não olha o tamanho do problema. Ela olha e vê as pessoas em suas alegrias e suas tristezas, e intercede. Interceda pelo Brasil!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.