Fundo
Sexta-feira, 04 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/04/2025

S. Isidoro, bispo e doutor da Igreja - 4º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Sb 2,1a.12-22 Salmo: Sl 33(34) - O Senhor está próximo dos quebrantados de coração.
evangelho
Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis. Eu o conheço porque venho de junto dele, e ele me enviou”. - Jo 7,1-2.10.25-30

Depois disso, Jesus percorria a Galileia. Ele não queria percorrer a Judeia porque os judeus o buscavam para matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, a festa das Cabanas. Quando, porém, seus irmãos subiram para a festa, então também ele subiu, mas não manifestamente, senão às escondidas. Alguns dos habitantes de Jerusalém diziam: “Não é este que buscam matar? Eis que fala abertamente, e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que ele é o Cristo? Mas, este, sabemos de onde ele é. O Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. Jesus, então, ensinando no Templo, falou em alta voz: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou. Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis. Eu o conheço porque venho de junto dele, e ele me enviou”. Buscavam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs a mão, porque sua hora ainda não tinha chegado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”




Oração: “Ó Senhor Deus, a ti dirijo minha oração. Meu Deus, eu confio em ti. Ensina-me teus caminhos! Faz que eu os conheça bem, pois quero viver de acordo com tua verdade” (Sl 25,1-2).

Leitura (Verdade)

Somente Jesus tem o verdadeiro e pleno conhecimento de Deus, porque só Ele viveu na intimidade do Pai. Mas o Filho de Deus, Jesus Cristo, nos abre a possibilidade de nos aproximarmos do Altíssimo e de possuí-lo em profundidade, participando assim de seu infinito amor. Conhecer segundo o Evangelho é acolher o que Deus nos diz, é dar crédito a sua palavra e se esforçar por vivê-la no dia a dia. Prepare-se para acolher com essas disposições as palavras de Jesus.

Evangelho: Jo 7,1-2.10.25-30 “Depois disso, Jesus percorria a Galileia. Ele não queria percorrer a Judeia porque os judeus o buscavam para matá lo. Estava próxima a festa dos judeus, a festa das Cabanas. Quando, porém, seus irmãos subiram para a festa, também ele subiu, mas não publicamente, senão às ocultas. Alguns dos habitantes de Jerusalém diziam: “Não é este que buscam matar? Eis que fala abertamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que ele é o Cristo? Mas este, sabemos de onde ele é. O Cristo, porém, quando vier, ninguém saberá de onde ele é”. Jesus, então, ensinando no Templo, falou em alta voz: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou. Eu, porém, não vim por mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou, o qual não conheceis. Eu o conheço porque venho de junto dele e ele me enviou”. Buscavam, então, prendê lo, mas ninguém lhe pôs a mão, porque sua hora ainda não tinha chegado.

“O Evangelho mostra a tensão das autoridades religiosas ao redor de Jesus. Ele sabia que perturbava a muitos, com o seu modo novo e livre de viver e de ensinar os valores da fé em Deus e, com isso, deixar perplexos os responsáveis pela religião formal da época. Talvez nessa viagem da Galileia para Jerusalém ele tenha conseguido passar como qualquer peregrino e esquivar-se dos olhos das multidões; porém, chegando à Cidade Santa, alguma coisa lhe despertou a coragem de enfrentar qualquer risco e “falar ao povo”. As dúvidas cresciam: poderia um galileu, ou seja, alguém de uma região gentia, ser o enviado de Deus? Ou estaria ele enganando o povo? O preconceito e o julgamento sempre confundem o bom senso.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento, é importante que você esteja atento/a àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
Conhecer, segundo Jesus, é acolher o que Deus nos diz, é dar crédito a sua palavra e se esforçar para vivê-la no dia-a-dia da vida.
Como está seu coração, seu amor para com Deus?
Você acolhe com alegria o Evangelho de Jesus?
Que acolhamos a vós, ó Pai, e vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, dando testemunho diante de cada irmão e de cada irmã do vosso inefável amor. Amém.

Oração (Vida)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós o nosso coração, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra nos chama à fidelidade com Jesus e com seu Evangelho. Qual minha atitude de vida depois desta oração? Verbalizo ou escreve meu propósito.

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As curas em dia de sábado e os discursos de Jesus provocam hostilidade entre os judeus. O Mestre corre risco de vida na Judeia. Mesmo estando na Galileia, resolve ir para Jerusalém em razão da festa das Cabanas. Nessa ocasião, celebra-se a colheita dos frutos no outono e recorda-se também a estadia dos israelitas sob tendas no deserto, que, em meio às provações, são ajudados pelo Senhor. A festa culmina no Templo, onde se acendiam as lâmpadas do candelabro, sinal da presença de Deus no meio do povo. Jesus então vai ensinar nesse lugar. Mais uma vez fala de sua origem e de sua relação com o Pai. As autoridades judaicas levantam suspeitas sobre a origem do Messias com o pretexto de confrontar o discurso do Mestre com as Escrituras. Jesus é claro: não vem por ele mesmo como um agitador qualquer, mas é enviado pelo Pai para uma missão. A incompreensão dos judeus, fruto de seu fechamento, leva-os a querer prendê-lo, mas a hora, pela qual o Cristo será glorificado na cruz, ainda não chegou. Até esse grande momento será preciso ensinar e realizar mais sinais.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.