Fundo
Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 11/01/2017

1ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Hb 2,14-18 Salmo: Sl 105(104) - Lembra-se para sempre da sua aliança.
evangelho
Jesus cura a sogra de Pedro - Mc 1,29-39

Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era.
De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa-Nova. Pois foi para isso que eu saí”. E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galileia, e expulsava os demônios.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, iluminai nossa mente e coração para compreendermos a vossa Palavra. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? O texto de hoje nos diz que todos procuram a Jesus. Por quê? Leia o texto com atenção, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e procure compreender as intenções de cada um deles.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Meditação é aquilo que fazemos para escutar a voz de Deus por meio de sua Palavra. Em silêncio, repasse todo o texto do Evangelho de hoje e deixe-se tocar por ele. Escute o que o Senhor lhe diz.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o alimento de nossa vida espiritual, por isso, aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua prece. Reze apresentando a Deus sua realidade e refletindo sobre o modo como a Palavra o(a) tocou. Não deixe que a graça de Deus passe, mas acolha-a e fale com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que modo você pretende viver a Palavra de Deus hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

Jesus cura a sogra de Pedro, muitos doentes e possessos. Reza no deserto, querem retê-lo, mas ele vai adiante. “Vamos a outros lugares, pois foi para isso que eu saí”. Saiu de onde? Saiu de sua própria casa para andar pelas periferias da vida. Saiu também do seio do Pai e encarnou-se. Para isso veio, para proclamar a Boa-Nova a todos. Antes curou a febre da sogra de Pedro, curou doentes e libertou possessos. Há quem diga que, sendo Pedro casado, e andando com Jesus para baixo e para cima, não faltaram problemas em casa, sobretudo com sua sogra. Pegar-lhe a mão, levantá-la e curá-la podia facilitar a vida apostólica de Pedro. Outros acham que estavam com fome, porque a senhora curada logo se pôs a servi-los. De fato, Jesus está mostrando a bondade de seu coração.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.