Fundo
Domingo, 21 de Janeiro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 12/01/2018

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 8,4-7.10-22a Salmo: 89(88) - Vou cantar para sempre a bondade do Senhor.
evangelho
Levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa! - Mc 2,1-12

Alguns dias depois, Jesus passou novamente por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que já não havia mais lugar, nem mesmo à porta. E Jesus dirigia-lhes a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não conseguiam apresentá-lo a ele, por causa da multidão, abriram o teto, bem em cima do lugar onde ele estava e, pelo buraco, desceram a maca em que o paralítico estava deitado. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados são perdoados”. Estavam ali sentados alguns escribas, que no seu coração pensavam: “Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!”. Pelo seu espírito, Jesus logo percebeu que eles assim pensavam e disse-lhes: “Por que pensais essas coisas no vosso coração? Que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te, pega a tua maca e anda’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados – disse ao paralítico– eu te digo: levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa!”. O paralítico se levantou e, à vista de todos, saiu carregando a maca. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus dizendo: “Nunca vimos coisa igual!”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª Ed.2002
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus se admira com a fé daqueles que vão ao seu encontro e concede o perdão ao paralítico. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão, ponto de partida para fazer o bem.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, renova minha fé e concede-me o dom de ser curado e perdoado por Jesus, para que eu esteja disponível para o serviço aos irmãos. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “Filho, os teus pecados são perdoados.” Jesus voltou a Cafarnaum, ao saber que ali muitas pessoas o procuravam. Quem são as pessoas que procuram Jesus? O que Jesus realizou na vida dessas pessoas? Um personagem se destaca nesta narrativa. Quem é ele? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. Procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo, abrindo o seu coração ao Senhor e Mestre de sua vida. Agradeça-lhe tudo o que Ele, por meio de sua Palavra, é capaz de fazer em sua vida. Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração por meio da Palavra.

Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de Jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

Quatro homens levam um paralítico até Jesus. Jesus vê a fé dos quatro homens, fé que se manifesta na caridade solidária, e perdoa os pecados do paralítico. Os escribas reagem contra Jesus, mas acertam no que pensam. “Só Deus pode perdoar pecados”. Aí está Jesus, que para isso “saiu”, veio tirar o pecado do mundo. A paralisia do homem pode ter muitas causas, como ser resultado do pecado do mundo ou de seus pecados pessoais. Ele, porém, é um ser humano, de quem Deus tem misericórdia. Jesus o cura e o manda para casa.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas