Fundo
Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 14/02/2018

Quarta-feira de Cinzas - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jl2,12-18 Salmo: 52(51) - Por que te glorias do mal, ó poderoso na tua malícia? 2ª Leitura: 2Cor 5,10 – 6,2
evangelho
Não pratiqueis vossa justiça só para serdes notados - Mt 6,1-6.16-18

“Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª Ed. 2002
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje a Quarta-Feira de Cinzas e, com toda a Igreja, iniciamos o Tempo da Quaresma. Que pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência, possamos viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe. Rezemos com a oração da liturgia de hoje: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Atente-se às orientações que Jesus dá aos seus discípulos e observe o apelo que Ele lhes faz para que as práticas de piedade (jejum, esmola e oração) sejam vividas sem hipocrisia. Qual deve ser a atitude de quem está jejuando? Orando? Dando esmolas?
“Com a Celebração da Quarta-Feira de Cinzas, damos início ao tempo da Quaresma, ‘tempo de graça e reconciliação’; tempo que é um itinerário oferecido como oportunidade de uma profunda e verdadeira conversão; tempo que nos dispõe para celebrar a Páscoa de Jesus Cristo, mistério central da vida cristã. As práticas tradicionais do jejum, esmola e oração, também recomendadas pela Igreja, são a expressão de nosso desejo e empenho em uma verdadeira conversão, não só apelo e tarefa de um tempo, mas um trabalho de toda a vida” (Reflexão de Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra encontrou sintonia em sua vida? O que o texto diz a você hoje? O convite que Jesus faz aos discípulos é também direcionado a você? Olhando para sua vida, em que áreas percebe a necessidade de abrir-se mais aos irmãos? Em quais realidades você percebe a necessidade de voltar-se mais para Deus e para os outros? Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

É o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor seus propósitos de conversão, mudança, vida nova...

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Três práticas para o Sagrado Tempo da Quaresma: a esmola, a oração e o jejum, que devem ser feitos em silêncio e em segredo. Basta que sejam vistos por Deus. Jejum de comida, bebida e gastos desnecessários. Coloque o que for economizado na coleta da Campanha da Fraternidade no Domingo de Ramos. É a sua esmola, que será aplicada em obras sociais em todo o país. E reze um pouco mais, leia a Sagrada Escritura.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.