Fundo
Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 19/06/2017

11ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Cor 6,1-10 Salmo: 98(97) - O Senhor manifestou sua salvação.
evangelho
Oferecer a outra face, entregar o manto... - Mt 5,38-42

“Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. “Ouviste que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não ofereçais resistência ao malvado!” Qual é a mensagem central do Evangelho de hoje?

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Que palavra do Evangelho mais o(a) tocou? Qual caminho esta Palavra o(a) convida a seguir? Releio o texto, medite-o com atenção e escute o Senhor.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração pedindo a Jesus Cristo para que a Palavra viva em você. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça a Deus a vida e todo o bem que lhe acontece.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

Não resistir ao malvado; oferecer a outra face; entregar o manto; caminhar o dobro, tudo isto é andar na contramão do “olho por olho, dente por dente”, mas é também dar um prêmio à maldade. Ao menos é o que parece. Na realidade, porém, não retribuir o mal com o mal significa na prática romper o elo de uma corrente contínua de violência. Agir contra ou introduzir atos contrários aos costumeiros é atitude de quem é forte. É preciso ter coragem para andar na contramão daquilo que todo mundo acha normal. Oferecer a outra face é uma ação gratuita e inesperada. Ela inaugura algo novo no meio de coisas velhas, repetitivas, já conhecidas. Um tapa retribuído com outro tapa é repetição do que já foi visto. O que há de novo em retribuir olho por olho e dente por dente? É assim que a violência se estabelece e perpetua. No jogo da vida, nas relações conflituosas, a criatividade do Espírito sugere continuamente atos novos capazes de modificar o que já é conhecido. É ciência e arte que não se improvisam. A arte está em desarmar a violência. A ciência procura saber com que recursos isto pode ser feito. Cada caso é um caso, cada pessoa é diferente. A prudência encontrará o caminho mais apto para se atingir o fim almejado. O ponto de partida é claro: não repetir o que já foi feito. Ao contrário, procurar que o adversário caia com seu próprio peso.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.