Fundo
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/11/2022

Santa Isabel da Hungria, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Ap 5,1-10 Salmo: Sl 149 - O Cordeiro fez para o nosso Deus um reino de sacerdotes.
evangelho
Se tu também compreendesses hoje - Lc 19,41-44

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra nos guia, nos conforta e nos adverte. Jesus o Filho de Deus experimentou nossas emoções. O evangelista nos mostra quanto Jesus queria a felicidade e a paz para seu povo e chora ao ver que ele vai por caminhos errados.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à cidade de Jerusalém. O que Ele diz?

Lc 19,41-44 Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Jesus chorou à vista da cidade de Jerusalém, que não o acolheu como o enviado de Deus. Essa cidade, movida por tantos interesses estranhos à fé, não encontraria paz e seria alvo de destruição por seus inimigos, o que aconteceu na guerra entre judeus e romanos, quarenta anos depois. A mesma lamentação do Senhor, com certeza, se daria hoje, ao contemplar muitos de nós. Negando-nos a acolhê-lo como nosso guia e salvador, correndo cegamente atrás dos nossos mesquinhos interesses, expomo-nos à perda dos bens eternos que ele nos oferece e ao fracasso de nossa existência. “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Esta cidade sou eu e é você quando não correspondemos aos ensinamentos de Deus . E, então, Jesus continua chorando por você e por mim. Arrependamo-nos enquanto é tempo. Aceitemos a misericórdia de Jesus, que chora por nós. Caminhemos em direção a Cristo que nos chama com amor infinito e, então, viveremos.
Ai de nós que não sabemos reconhecer a bondade de Deus que sempre está ao nosso lado no dia a dia da vida. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos recebido, especialmente o dom da vida.

Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;
nunca permitas que eu seja humilhado;
livra-me pela tua justiça.

Inclina os teus ouvidos para mim,
vem livrar-me depressa!

Sê minha rocha de refúgio,
uma fortaleza poderosa para me salvar.

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;
por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jerusalém, a cidade da paz, lugar oficial da religião do AT, deveria estar preparada para a visita de Deus na pessoa de Jesus, mas infelizmente, justamente aqueles que conheciam as Escrituras, não foram capazes de perceber nele a visita de Deus. Mais ainda, perseguiram e mais tarde prenderam e mataram aquele que era a realização de todo o projeto de Deus iniciado desde o início da revelação bíblica. Dessa forma, a cidade da paz perdeu seus atributos. A paz já não teria seu trono nela. Lucas, que nos anos 80, tempos da redação de seu evangelho, certamente conhecia a destruição de Jerusalém pelos romanos, se vale das palavras de Jesus, que sempre teve conflitos com o centro e o templo, para pintar o quadro trágico que se lê nos versículos acima expostos. Tão trágico que provoca lágrimas no visitante. Rejeitar Jesus é rejeitar a Deus e a todo o seu projeto. Também hoje muitas pessoas pensam em realizar os desígnios de Deus, mas se esquecem da visita que ele faz na pessoa de Jesus. Buscar a Deus, rejeitando a Jesus, torna-se um caminho impossível (Jo 14,6). Não se pode realizar a fidelidade ao Pai sem observar o evangelho que o Filho legou à sua comunidade. A paz, fruto da justiça do Reino, será construída a partir da observância dos ensinamentos do evangelho, pois só conhece o Pai aquele que recebe esse dom por meio do Filho.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.