Fundo
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 09/10/2019

27ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Jn 4,1-11 Salmo: Sl 85(86) - O Senhor é lento à ira e rico de misericórdia.
evangelho
Senhor, ensina-nos! - Lc 11,1-4

Um dia, Jesus estava orando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”. Ele respondeu: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A oração que Jesus faz quando os discípulos lhe pedem que os ensine a rezar é uma oração insubstituível. Contudo, essa é a oração de Jesus, Ele nos orientou sobre como devemos orar. Agora, qual é a sua oração? Modelos nos inspiram, e podemos (como no caso do Pai-Nosso) repeti-los, mas é preciso que essa oração se torne nossa. Rezemos com todo o nosso ser, fazendo-a nossa, tornando nossa essa belíssima oração que Jesus nos deixou: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação”.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de Lucas, na oração do Pai-Nosso, difere um pouco do texto em Mateus 6,5-13. Confira os dois textos. Quais atitudes Jesus apresenta para que nossa oração de filhos seja agradável ao Pai? Esse texto dos Evangelhos é fundamental. Que outros ensinamentos ele nos deixa?

Meditação (Caminho)

Pautar nossa conduta na oração do Pai-Nosso é um projeto de vida para o discípulo de Jesus. Esta oração atravessa todas as relações: com Deus, com os irmãos, com o universo. Ela harmoniza nosso ser em todas as dimensões: espiritual, psicológica, fraternal e social. “Os devotos dos tempos de Jesus rezavam longas orações, entre elas os Salmos. E os diferentes grupos religiosos tinham suas próprias orações. Inspirados na oração de Jesus, os apóstolos pedem que ele os ensine a rezar. Eles percebiam uma oração diferente. Não estava voltada para os outros, mostrando sua religiosidade. Jesus falava com o Pai e com isso era fiel ao projeto do Reino. Como Jesus orava permanecerá um mistério para nós. Como devemos rezar, Ele nos ensinou. Nesta oração encontramos o louvor ao Pai e seu projeto e pedimos sua graça em nossa caminhada sempre marcada pela ótica humana e pela fraqueza. Nós pedimos que nos revele onde está o mal e como poderemos superá-lo. Ele nos ensina a rezar como irmãos” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

Vocês, orem assim: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (cf. Mt, 6,9-13).

Contemplação (Vida e Missão)

A oração é alimento para nossa fé e nossa missão como cristãos. Vigiemos para que nosso orar não se resuma a palavras, mas seja uma tomada de consciência de que dependemos de Deus e a Ele devemos nosso louvor. Como filhos amados, dirigimos a Ele nossa súplica confiante.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Os discípulos querem aprender a rezar, e Jesus lhes ensina o Pai-Nosso. Há duas edições do Pai-Nosso: a de São Mateus e a de São Lucas. A de São Mateus tem sete pedidos. A de São Lucas, cinco. O texto básico seria o de Lucas. Mateus acrescentou duas petições: que a vontade de Deus seja feita e que ele nos livre do maligno. Hoje em dia usamos a fórmula de São Mateus com sete petições. Com Lucas pedimos a santificação do nome do Pai e que o seu Reino venha até nós. Não nos falte o pão de cada dia. Que os nossos pecados sejam perdoados porque também perdoamos os nossos devedores. E que Deus não nos deixe cair em tentação. Com Mateus acrescentamos que a vontade de Deus seja feita e que ele nos livre do maligno. Mateus fala do perdão das dívidas. Lucas fala do perdão dos pecados e dos devedores. Os Evangelistas se baseiam em fontes comuns, mas conservam sua liberdade de redação. Não há erros nem contradições nas Escrituras. Fica, no entanto, a pergunta: O que Jesus mesmo teria dito? Os primeiros discípulos ouviram e anotaram o que Jesus dizia e fazia. Alguns elaboraram pequenos textos, que outros ampliaram. Consultaram fontes comuns e também fontes próprias conhecidas pelo escritor e, pensando em suas comunidades para as quais tinham uma mensagem de fé a transmitir, redigiram os seus livros, inspirados pelo Espírito.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.