Fundo
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/04/2021

3ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 6,8-15 Salmo: Sl 119(118) - Dá-me vida conforme a tua palavra!
evangelho
Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará - Jo 6,22-29

No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar notou que antes havia aí um só barco e que Jesus não tinha entrado nele com os discípulos, os quais tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo”. Perguntaram então: “Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de mais uma semana, em sintonia com a Palavra de Deus, acolhamos o convite de Jesus para trabalharmos pelo alimento que não perece e que permanece até a vida eterna. Esse alimento é o próprio Jesus. Que Ele nos acompanhe neste dia, em nossos trabalhos, estudos, em todas as atividades que realizarmos, e nos sacie com seu amor e sua paz.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

Evangelho: Jo 6,22-29 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar notou que antes havia aí um só barco e que Jesus não tinha entrado nele com os discípulos, os quais tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo”. Perguntaram então: “Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

“A multidão parte em busca de Jesus e quer saber como ele chegou ao outro lado do mar. Jesus não responde à pergunta e denuncia o motivo da busca deles. A multidão quer comer sem trabalhar. Jesus, ao contrário, convida a multidão a trabalhar pelo alimento que dura para a vida eterna. João insiste nos sinais de Jesus, em vez de nos milagres. Eles haviam comido o pão, mas não haviam entendido o sinal. No deserto comeram o maná, depois o pão é dado gratuitamente à multidão. O sinal a ser acolhido é a Eucaristia, pão partido e partilhado para a salvação do mundo. A pergunta vale ainda hoje: por que procuramos Jesus? Ele, só ele, é o Pão da Vida eterna, o Pão daqueles que caminham na direção da morada do Pai.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Depois de uma leitura atenta, detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção. O que procura a multidão?
De que forma Jesus os acolhe?
Qual questionamento Jesus faz?
Quais perguntas a multidão dirige a Jesus?
O que significa praticar as obras de Deus?

Oração (Vida)

“Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa Nova. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Faça você também a pergunta: “Que devemos fazer para praticar as obras de deus?” Veja o que Jesus responde e faça seu ato de fé viva.

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Procuram Jesus não pelos sinais que viram e sim pelo pão que comeram. “Trabalhem pelo alimento que não perece”, aquele que o sinal indica. Precisamos do pão de cada dia. Que não nos falte. Partilhado, ele se torna sinal da presença do Cristo entre nós. Cristo é o alimento que não perece e permanece até a vida eterna. Dele nos alimentamos pela fé e simbolicamente nos sacramentos, de modo particular na Eucaristia, na qual a matéria visível é o pão e o vinho. Qual é o alimento que não perece? Este perece, mesmo aquele que é consagrado. O alimento que não perece está no encontro com Jesus e na partilha com os irmãos. Está no gesto daquele que que se fez homem, sentou-se à mesa, partiu o pão e o entregou para que todos tenham vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.