Fundo
Domingo, 20 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/06/2020

12ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-34a.36 Salmo: Sl 48(47) - O seu monte santo é a alegria de toda a terra.
evangelho
Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles - Mt 7,6.12-14

“Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las, se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. O pedido confiante é a ‘regra de ouro’. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



Depois de ler atentamente o Evangelho, abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus. Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim.
Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada!
Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)
Eu,............(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?
“Numa oportunidade, Jesus pediu aos discípulos que sacudissem até a poeira dos pés (Mc 6,7) relacionada aos que se obstinassem em rejeitar a Palavra. Os discípulos devem aprender que a mensagem preciosa do Reino deve ser pregada com discernimento e não com ingenuidade, pois gente malvada responderá com violência à proposta. Quando há má vontade, o discípulo segue, tranquilamente, seu caminho. A maneira madura de agir é esta: É a lei do amor. O Mestre nos indica qual é o melhor caminho. O cristão opta pela contramão, pelo caminho estreito, mas que leva ao ponto desejado. “Isto ninguém mais faz” ou “isto todo mundo faz” não são razões suficientes para nossas escolhas.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente. A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Como eu tenho presente esta medida em minhas relações humanas, pessoais e sociais?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Sobre qual dessas orientações de Jesus eu sinto preciso ter mais vigilância no meu cotidiano? Como quero melhorar minha prática do Evangelho?

Bênção

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).

Ir. Carmen Maria Pulga

Firmeza e sabedoria precisam andar juntas em nosso discernimento, para não sermos estraçalhados por aqueles que não nos aceitam ou não nos compreendem. É preciso coragem para negar a pérola ao porco e muita sabedoria para ter certeza de que a pérola está sendo negada a quem não tem capacidade de compreender o valor que ela tem. É também com força e valentia que nos decidimos a sempre fazer aos outros o que desejamos que se faça a nós. E mais ainda, sem uma visão clara do caminho e para onde ele nos leva, e sem a firme decisão de superar as dificuldades que irão surgindo, não atravessaremos a porta estreita. Propostas generosas e corajosas são feitas a gente decidida, gente com vontade firme de continuar no caminho de Jesus, mesmo sabendo que ele termina na cruz. Cruz é uma ponte estreita que nos leva a uma porta estreita, mas é por ela que entramos no espaço aberto da salvação. O que é a salvação? Somos salvos de quê? O que é a perdição? Aprendemos que depois da morte vem o juízo que nos destina ou ao inferno ou ao paraíso. Paraíso significa vida bem-sucedida, enquanto inferno é a marca do fracasso. Isso é para o lado de lá. E do lado de cá, o que nos leva ao sucesso ou ao fracasso?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.