Fundo
Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 31/12/2025

Oitava de Natal - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,18-21 Salmo: Sl 95(96) - Cantai ao Senhor um canto novo.
evangelho
No princípio, era a Palavra, e a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus - Jo 1,1-18

"No princípio, era a Palavra, e a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. Esta estava, no princípio, voltada para Deus. Tudo por ela veio a ser, e fora dela nem uma só coisa veio a ser. O que veio a ser nela era vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não a apagaram". [...]

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Hoje, último dia do ano, unamos nossa voz, nossas mãos e nosso coração em prece agradecida ao Senhor nosso Deus. Ele estendeu sobre nós sua misericórdia e nos conservou a vida. Que sua Palavra nutra nosso espírito e nos mantenha sempre perto, fieis ao seu amor.


Senhor Jesus, que eu veja tua glória de Filho de Deus resplandecer em teus gestos misericordiosos em favor da humanidade.

Leitura (Verdade)

Jesus é a Palavra; tudo o que o Pai sempre nos quis comunicar.

Evangelho: Jo 1,1-18 “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.”

“O Evangelho segundo João é a última versão escrita depois de os fatos da vida, morte e ressurreição do Senhor já terem sido narrados e registrados pelas comunidades cristãs. Este Evangelho retrata o entendimento que a Igreja desenvolveu acerca de Jesus com o passar do tempo. Se os outros relatos visavam comprovar que o Senhor havia sido ressuscitado, que ele é o Messias e o Filho de Deus, este último parte das certezas já assimiladas e eleva o olhar da fé ao nível da eternidade: contempla Jesus, existente antes do princípio dos tempos, como Palavra divina, criadora, fonte da vida de todos os seres e luz acesa nas trevas. A fé, vinda a nós pela Igreja, ilumina a nossa trilha para Deus, até o fim dos tempos.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ao concluirmos mais um ano, agradeçamos a Deus sua comunicação, que se tornou vida em nossa vida e renovou nossa esperança de novos dias de paz e fraternidade.
Que sentimentos esse Evangelho me inspira?
O amor do nosso Deus não volta atrás. O amor do nosso Deus é desde sempre. Como acolho o amor de Deus na minha vida?
Esse amor me transforma numa pessoa de luz, testemunha do amor de Deus, para meus familiares, meus irmãos e irmãs de caminhada?

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, os apelos, os desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia. Agradeça ao Senhor sua fidelidade e seu amor que sempre nos acompanham, mesmo quando temos dificuldades de reconhecê-lo. Agradeça por todo bem realizado ao longo do ano e pelas graças recebidas.


Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual atitude você deseja colocar em prática durante este dia? A Palavra de Deus se torna Vida em nossa vida quando a praticamos.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

O prólogo do evangelho de João é um hino que testemunha a encarnação do Filho de Deus, que adentra a história humana. Jesus, desde sempre junto ao Pai, é um com ele. Todas as coisas foram criadas por meio dele. Ele acompanha seu povo sendo luz e vida em sua caminhada de fé, mesmo que muitos não o compreendam nem o acolham. No seio de uma família, a Palavra se faz carne e se estabelece no meio da humanidade. A tenda do encontro, habitação de Deus no deserto, entre os israelitas, agora se torna o próprio Deus humano. Então ele é plenamente revelado e sua glória, que já brilhava no Antigo Testamento, atinge sua plenitude. A compaixão do Senhor alcança o profundo do ser humano. Compartilhando na própria pele suas dores e alegrias, visita suas fragilidades, ilumina suas trevas, resgata-o de todo pecado; transforma seu coração de pedra em coração de carne; esvazia-se de si para fazê-lo receber graça sobre graça e transbordar de amor. João dá testemunho dele e prepara o caminho para sua vinda. No último dia do ano civil, rendamos graças a Deus pela presença do Messias em nossa vida!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.