Fundo
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/11/2025

34ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Dn 6,12-28 Salmo: (Sl)Dn 3,59b - Bendizei, orvalhos e nevadas, o Senhor.
evangelho
Erguei-vos e levantai a cabeça, pois se aproxima vossa libertação! - Lc 21,20-28

“Ora, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, sabei que está próxima sua devastação! Então os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela; os que estiverem no campo não entrem na cidade; porque esses são dias de vingança, para que seja cumprido tudo o que foi escrito! [...] Mas, quando essas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, pois se aproxima vossa libertação!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Permaneça comigo, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a realização de teu reinado sobre toda a criação.
Renova minhas forças, dá-me um coração generoso e, especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir segundo o teu coração.
Senhor, quando eu estiver confuso/a, guia-me; quando eu me sentir fraco/a, fortalece-me; quando eu estiver cansado/a, enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.




Pai misericordioso em vós coloco toda minha confiança.
Jesus Mestre fazei-me viver na alegria do vosso amor.
Espírito Santo, Espírito de verdade, vem ao meu coração e ajuda-me a entender e praticar o que a Palavra do Evangelho me ensina.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje continua a apresentar o discurso apocalíptico de Jesus, no qual ele prevê a destruição de Jerusalém e a transformação da antiga criação, com o advento de um novo céu e uma nova terra... “quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

Evangelho: Lc 21,20-28 Ora, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, sabei que está próxima sua devastação! Então os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela; os que estiverem no campo não entrem na cidade; porque esses são dias de vingança, para que seja cumprido tudo o que foi escrito! Ai das que estiverem grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias! Pois haverá uma grande penúria na terra e ira contra este povo. Cairão a fio de espada, serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisoteada pelos gentios, até que sejam consumados os tempos dos gentios. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra, angústia de nações, confusas pelo fragor do mar e das ondas. As pessoas desfalecerão por causa do medo e da expectativa das coisas que virão sobre o mundo habitado, pois as potências dos céus serão abaladas. E, então, verão o Filho do Homem vindo em uma nuvem, com grande poder e glória. Mas, quando essas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, pois se aproxima vossa libertação! ”

“O evangelista põe nos lábios de Jesus aquilo que irá suceder anos mais tarde: Jerusalém será sitiada e invadida pelas forças militares romanas; o templo, destruído; e a população que conseguir se salvar vai ser espalhada por toda a Palestina, inclusive os apóstolos e outras pessoas das comunidades cristãs. Com esse sacrifício da Cidade Santa, o Evangelho foi levado a lugares distantes por aqueles que fugiam, e novas comunidades surgiram na terra que Jesus havia percorrido tantas vezes, evangelizando e fazendo o bem a todos. Depois da descrição do drama da cidade, o texto reaviva a fé e a esperança de quem vive nesses tempos difíceis: “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois se aproxima vossa libertação!”. (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É o Cristo quem coroará toda a história do mundo. Cabe a nós vivermos na prática do bem, da justiça do Reino, e cheios de esperança na misericórdia divina.
Como está sua confiança na vitória do bem sobre o mal, da vitória de Cristo sobre o mundo?
Que atitudes você quer cultivar diante deste relato de Lucas e das palavras de Jesus?

Oração (Vida)

Releia o Evangelho e faça a sua oração, apresentando ao Senhor sua intenção, suas preocupações e as realidades concretas que estão presentes no mundo. Traga na presença do Senhor o mundo da comunicação com seus poderosos meios e sua influência. Peça a graça do discernimento, do bom senso, para caminhar seguro/a na estrada de Jesus Cristo.
“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto de hoje continua o anúncio da destruição de Jerusalém, que agora ganha mais detalhes. O povo já havia sofrido algo parecido em 587 a.C., na ocasião do exílio da Babilônia. A cidade de Jerusalém e o Templo sitiados representou uma catástrofe que atingiu todos os âmbitos de Israel. Em 70 d.C., mais uma vez a cidade é destruída. A redação do terceiro evangelho aconteceu cerca de dez anos depois disso. Agora, os primeiros cristãos encontram nesse relato a esperança para enfrentar as provações, que aumentaram em vista da devastação de Jerusalém. As calamidades causam fuga, penúria, morte, profanação e cativeiro na cidade. Em seguida, acontece uma perturbação cósmica envolvendo sol, lua, estrelas, terra e mar, causando terror nas pessoas. Contudo, os fiéis jamais deverão se afligir com isso, porque Deus enviará seu Filho, com poder e glória, para salvá-los. É preciso que permaneçam atentos e vigilantes, erguendo a cabeça, confiantes de que o Senhor, mesmo tardando, voltará. Levantemos a cabeça e não nos deixemos abater pelos desafios do dia a dia!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.