Fundo
Sábado, 27 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/04/2024

4ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 13,44-52 Salmo: Sl 98(97) - Todos os confins da terra puderam ver a salvação.
evangelho
Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei - Jo 14,7-14

Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse‑lhe Filipe: “Senhor, mostra‑nos o Pai e isso nos basta”. Disse‑lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra‑nos o Pai’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras. Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E o que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolher a comunicação do próprio Deus, que fala conosco pela sua Palavra.


Peçamos a graça de compreender a Palavra que vamos meditar. Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Diante do apelo de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai”, Jesus volta a confirmar para os discípulos que o Pai e Ele são um. É pela ação do Espírito Santo que os discípulos vão assimilando a revelação que Jesus vai, pedagogicamente, fazendo sobre sua identidade divina.

Evangelho: Jo 14,7-14 Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse‑lhe Filipe: “Senhor, mostra‑nos o Pai e isso nos basta”. Disse‑lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra‑nos o Pai’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras. Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E o que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

“Filipe faz um pedido com toda sinceridade: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Jesus parece ficar desapontado, pois os discípulos ainda não reconhecem nele os traços do Pai, seu rosto misericordioso, sua paixão pelo ser humano. Pede, então, que acreditemos no que ele diz, vendo as suas obras, e acrescenta que, quem crê nele, fará as obras que ele faz e fará obras ainda maiores. Jesus anuncia a sua volta ao Pai e que o Filho atenderá tudo o que pedirmos em seu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Acreditar em Jesus, na sua palavra, é o primeiro passo para que vejamos o Pai. Mas não basta crer na palavra, é preciso uma experiência viva das obras do amor de Jesus, que são as obras do Pai”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Entre em seu santuário interior e responda para você mesmo/a:
Creio de fato que Jesus é Deus?
Ponho na prática do dia a dia seus ensinamentos?
Anuncio com fé e entusiasmo a certeza de sua ressurreição?
Creio na sua presença no coração de meus irmãos/ãs?
Por onde eu passo deixo o bem como fez Jesus?

Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)

Abra-se ao convite de Jesus para caminhar à luz de sua Palavra. Contemple o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faça sua confissão de fé em Cristo o Filho de Deus vivo.

Bênção

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Se as ovelhas conhecem o pastor, conhecem o Pai que o enviou. Filipe diz com toda sinceridade: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Ver a Deus é o desejo supremo e a suprema realização do ser humano. Jesus responde a Filipe: “Quem me vê, vê o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. Jesus está dizendo que há uma especial relação entre ele e o Pai e uma verdadeira identificação. Jesus pede que acreditemos no que ele diz vendo as suas obras e acrescenta que, quem crê nele, fará as obras que ele faz e fará ainda maiores. Jesus anuncia a sua volta ao Pai e que o Filho atenderá tudo o que pedirmos em seu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. Por isso terminamos nossas orações litúrgicas dizendo “por nosso Senhor Jesus Cristo”. O Pai está no Filho e permanece no Filho. Não entendemos, mas um dia teremos a visão da glória e nos encontraremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.