Fundo
Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/12/2025

2ª Semana do Advento - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 40,25-31 Salmo: Sl 102(103) - Ó minha alma, bendize o Senhor.
evangelho
Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração - Mt 11,28-30

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso! Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e meu fardo, leve!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.


Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Essa ordem é: “Vinde a mim”. É uma interjeição na nossa língua portuguesa usada para referir-se a um movimento fundamental de quem quer ser ajudado. Existe como ajudar alguém se essa pessoa não quer ou não se deixa ajudar? Como você quer acolher esse convite de Jesus?

Evangelho: Mt 11,28-30 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso! Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e meu fardo, leve!”

“Cansaço e sobrecarga são queixas frequentes nas rodas de conversa em qualquer ambiente em que estejamos. A pesada carga de que o Senhor fala não é apenas física, mas também moral e emocional; é uma falta de alento e de motivação que talvez possa vir da ausência de fé e de confiança em Deus. O símbolo do jugo que o Mestre propõe é bem conhecido no meio rural onde ele costuma falar: é um instrumento de madeira que une o boi pela cabeça ao carro ou ao arado. Os animais fazem força e sofrem com o peso e o desconforto, mas não conseguem livrar-se da junção nem do trabalho. Portanto, o Senhor quer que seus ouvintes saibam que, com ele, todo sobrepeso ou cansaço pode ficar leve e suave.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Evangelho de hoje nos coloca bem próximos do coração misericordioso de Jesus. O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos, angústias, feridas, cansaços, fadigas, e, assim, aliviar nosso coração, nosso ser. Como é bom saber que Deus se preocupa com o nosso dia a dia, com nossas lutas, com nossos cansaços!
Hoje, como está o meu coração?
Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado?
Que disposição temos para nos aproximar d’Aquele que pode aliviar os nossos fardos?
Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida.
Neste tempo de esperança, meditando a Palavra, firmamos nossa fé no Salvador que vem até nós, assumindo nossa humanidade. Confiantes e agradecidos rezemos com São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

Ao concluir sua reflexão e sua oração, que atitude concreta você quer ter para estar em sintonia com a proposta de Jesus? Verbalize ou escreva sua decisão.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As inúmeras prescrições dos doutores da Lei e a opressão do império romano deixam o povo cansado. O jugo era algo colocado sobre o pescoço dos animais de carga e dos escravizados, mas também simbolizava a Lei. Jesus se utiliza dessa imagem para anunciar um Reino diferente, que proporcionasse descanso e alívio do sofrimento. Ele é um Mestre compassivo, capaz de tocar a realidade mais profunda de seu povo. Seu jugo é suave e seu fardo, leve. Provém de um ensinamento baseado no amor e na compaixão, longe de regras escrupulosas que oprimem e excluem as pessoas, como fazem os escribas e os fariseus. Na verdade, o convite para se aproximar dele é feito a todos, sobretudo aos pecadores, pobres e excluídos. Quem aceita e vai ao seu encontro, experimenta sua mansidão e sua ação salvífica, capaz de proporcionar a verdadeira paz. Aproximemo-nos do Senhor e apresentemos nossos fardos pesados e todas as situações que nos cansam. Estejamos sempre abertos para acolher seu suave ensinamento, a fim de que nossa caminhada de fé se torne cada vez mais leve.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.