Fundo
Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 24/02/2017

7ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Eclo 6,5-17 Salmo: 119(118) - Dirige-me na senda dos teus mandamentos.
evangelho
O que Deus uniu o homem não separe - Mc 10,1-12

Jesus se pôs a caminho e foi dali para a região da Judeia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la”. Jesus então disse: “Foi por causada dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: “Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de nossa oração, aproximemo-nos do Senhor tendo em mente sua Palavra e pedindo as luzes do Espírito Santo, para melhor compreendê-la. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia pausadamente o Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Identifique o tema central do texto e reflita sobre o fato de que Jesus se pôs a caminhar, e a multidão se ajuntava ao redor dele.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia-o novamente e, a exemplo da multidão, coloque-se ao lado de Jesus e escute o que Ele tem a lhe dizer. Medite a sua Palavra e permita que ela fale ao seu coração.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, silencie sua mente e seu coração e faça a sua oração. Por meio da oração, você fala com Deus, expõe a Ele o que há em seu coração e apresenta-lhe suas intenções e preocupações.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você deseja viver com o Senhor neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

Somos todos iguais diante de Deus e o maior é aquele que serve. Crianças, mulheres e homens, ninguém é superior a ninguém. Se o homem pode despedir sua esposa, a mulher também pode despedir seu esposo. Um não tem mais poder do que o outro. Somos diferentes, não somos superiores. Cada um tem seu lugar e sua função. Nunca se ouviu dizer que em Israel a mulher pudesse despedir o homem. Jesus não aprova o divórcio seguido de outra união, mas admite a possibilidade de a mulher tomar a iniciativa e despedir o marido. A questão vem da discussão havida entre os apóstolos sobre quem deles seria o maior. No tempo de Jesus, os direitos das mulheres e das crianças eram inferiores aos dos homens. Quem serve é o maior!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.