Fundo
Sábado, 15 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/11/2025

32ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Sb 18,14-16, 19,6-9 Salmo: Sl 104(105) - Lembrai-vos das maravilhas que fez.
evangelho
Quando o Filho do Homem vier, encontrará essa fé sobre a terra? - Lc 18,1-8

Para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre e sem desanimar, Jesus lhes contou uma parábola: “Havia em uma cidade um juiz que não temia a Deus e não tinha respeito por ninguém. Naquela mesma cidade havia uma viúva que vinha a ele, dizendo: ‘Faze-me justiça contra meu adversário!’ Durante muito tempo, ele não quis, mas depois disse para si: ‘Embora eu não tema a Deus e não tenha respeito por ninguém, todavia, como esta viúva está me incomodando, vou lhe fazer justiça, para que ela não venha, por fim, me causar dano’”. . E o Senhor acrescentou: "Escutei bem o que diz o juiz injusto! 7 E Deus não fará justiça a seus eleitos, que lhe clamam dia e noite? Tardará em ajudá-los? 8 Eu vos digo: ele lhes fará justiça sem demora. No entanto, quando o Filho do Homem vier, encontrará essa fé sobre a terra?

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de escuta. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça o silêncio exterior para entrar no silêncio interior.
Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Aproximando-se o fim do ano litúrgico, os textos litúrgicos começam a se voltar para o tema da vigilância em vista da vinda do Senhor. Abra seu coração, sua mente, todo o seu ser, para que a Palavra do Senhor encontre espaço para ser luz no seu cotidiano.




Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

Evangelho: Lc 18,1-8 “Para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre e sem desanimar, Jesus lhes contou uma parábola: “Havia em uma cidade um juiz que não temia a Deus e não tinha respeito por ninguém. Naquela mesma cidade havia uma viúva que vinha a ele, dizendo: ‘Faze-me justiça contra meu adversário!’ Durante muito tempo, ele não quis, mas depois disse para si: ‘Embora eu não tema a Deus e não tenha respeito por ninguém, todavia, como esta viúva está me incomodando, vou lhe fazer justiça, para que ela não venha, por fim, me causar dano’”. E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz o juiz injusto! E Deus não fará justiça a seus eleitos, que lhe clamam dia e noite? Tardará em ajudá-los? Eu vos digo: ele lhes fará justiça sem demora. No entanto, quando o Filho do Homem vier, encontrará essa fé sobre a terra?

“A justiça é o direito dos pobres, anunciada por todos os profetas de Israel e por Jesus como caminho de bem- -aventurança eterna. A protagonista desta parábola é uma viúva, condição que a deixa sem voz e desamparada. Com extraordinária ousadia e persistência, ela enfrenta o orgulhoso magistrado, que se declara acima do temor a Deus. Por muito tempo ela ouve respostas negativas e desdenhosas, sempre que o procura pedindo justiça contra um adversário. Quando o orgulhoso juiz vê que a frágil senhora é indomável e que disputar poder com uma viúva pobre manchará sua reputação profissional, ele se obriga a atendê-la. Essa é a força da justiça na voz dos pobres, potencializada pela confiança em Deus.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Lucas destaca alguns temas, como a misericórdia divina, a denúncia da desigualdade social e a importância da oração.
Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.
Jesus conclui exprimindo uma dúvida: “O Filho do Homem quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
Será que temos a paciência de esperar que Deus, embora tardando dentro do nosso tempo, realizará de fato o que lhe pedimos por meio da oração? Como é sua fé neste sentido?
Se você recebesse a notícia de que este é o seu último dia aqui na Terra, o que mudaria em seu "Eu interior"?

Oração (Vida)

A presença de Jesus é a presença do Reino entre nós. Senhor Jesus, eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.
Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra.
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento em que você pode fortalecer sua fé.

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, rezar durante o dia essa invocação: “Senhor Jesus, venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade”.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

O tema da oração é muito caro para o evangelista Lucas. As primeiras comunidades enfrentam muitas provações e a tentação do desânimo com o atraso da parusia. É preciso motivar os irmãos a recuperarem o ardor missionário e, principalmente, a perseverança na oração. A parábola de hoje, semelhante à do amigo importuno (Lc 11,5-8), tem esse objetivo. Ela se inicia com um juiz que não temia a Deus nem respeitava ninguém, e era relutante em fazer justiça, sobretudo aos desfavorecidos; aqui, uma viúva. Ela representa a máxima situação de fragilidade e de total dependência, pois não tem parentes para ajudá-la. Só resta clamar ao juiz para fazer-lhe justiça; porém, seu pedido é recusado. Ela não desiste e o importuna até conseguir o que quer. Se a insistência da viúva fez um juiz iníquo exercer justiça, quanto mais o clamor dos filhos de Deus, seus eleitos. Deus, como pai misericordioso que, na história de Israel, sempre amparou os mais necessitados, jamais abandonará aqueles que o procuram na oração. O Senhor sempre dará força para os discípulos vencerem suas aflições.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.