Fundo
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/12/2025

Santo Estêvão, protomártir, festa - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: At 6,8-10, 7,54-59 Salmo: Sl 30(31) - Entrego meu espírito em tuas mãos.
evangelho
O Espírito de vosso Pai que falará por vós - Mt 10,17-22

“Tende cuidado dos homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão nas sinagogas deles e sereis levados diante de governadores e reis por minha causa em testemunho para eles e para os gentios! Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que havereis de falar nem como! De fato, o que devereis falar vos será concedido naquela hora, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai que falará por vós. [...]”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Hoje a Igreja celebra o dia de Santo Estevão, primeiro mártir cristão. Peçamos a sua intercessão para que sejamos fiéis à nossa fé cristã, assim como ele foi, até o fim. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça sua leitura com calma, quantas vezes julgar necessário. Destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto.
O mesmo Espírito presente em Estevão está presente em nós dando-nos força para o testemunho cristão mesmo em meio à perseguições.

Evangelho: Mt 10,17-22 “Tende cuidado dos homens, pois vos entregarão aos tribunais, vos açoitarão nas sinagogas deles e sereis levados diante de governadores e reis por minha causa em testemunho para eles e para os gentios! Contudo, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o que havereis de falar nem como! De fato, o que devereis falar vos será concedido naquela hora, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai que falará por vós. Irmão entregará irmão à morte, e pai entregará filho; filhos se levantarão contra genitores e os matarão. Sereis odiados por todos por causa de meu nome. Mas aquele que resistir até o fim, este será salvo.”

“No dia seguinte à solenidade do Natal, quando a ternura do presépio ainda embala os corações, sabe-se que o menino Jesus irá crescer, tornar-se adulto, assumir a missão que o Pai lhe pediu, ser entregue pelo seu povo ao julgamento romano, ser torturado e morto na cruz. Mas será ressuscitado pelo Pai. A narrativa do Evangelho de hoje nos convida a contemplar a meta de quem irá seguir o Salvador em seu ensinamento e dar testemunho da Boa-Nova da salvação. Quem quiser segui-lo, passará pelo mesmo caminho que ele passou: será apresentado ao tribunal, açoitado, levado diante das autoridades, entregue à morte pelos próprios irmãos. E quem passar por isso, por causa do nome do Senhor, será salvo.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes?
Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça em silêncio para escutar a voz de Deus por meio da Palavra, pois Ele fala com você. Escute-o.

Oração (Vida)

Oração é o ato de conversar com Deus sobre tudo o que está acontecendo conosco. No passo anterior da leitura orante, você esteve atento/a para ouvir o Senhor; agora, abra seu coração para responder-lhe.
O que você gostaria de dizer ao Senhor?

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o testemunho dos cristãos seja efetivo e agradável ao Senhor nosso Deus.

Bênção

Senhor, Deus da vida e do amor, que a celebração do natal renove em nosso coração a esperança, pois vosso Filho, ao nascer no meio de nós, nos dá a certeza de que Ele sempre estará em nossa vida.
E como nos enche de alegria e paz poder rezar: “Ele está no meio de nós!”.
Que o Natal não seja apenas um dia, mas seja Jesus presente em todos os dias da nossa vida, nos ensinando a amar, a perdoar, a partilhar e a construir um tempo novo de fraternidade, justiça e paz.

Ir. Carmen Maria Pulga

Em plena oitava do Natal, celebramos a memória do primeiro Mártir da Igreja. Ele é um dos sete diáconos escolhidos para ajudar a servir às mesas. Seguindo os passos de Jesus, Estêvão realiza grandes prodígios e na sinagoga pronuncia um discurso em favor da fé cristã. Isso lhe causa oposição, a ponto de ser apedrejado. Ele perdoa seus adversários e entrega a própria vida a Deus, contemplando sua glória. Assim, é um grande exemplo daquilo que os discípulos sofrerão, como foi anunciado por Jesus em seu discurso missionário. Eles serão perseguidos externamente pelas forças do império, julgados injustamente por reis e por governantes, e, internamente nas sinagogas, serão caluniados por apostatarem a Lei de Moisés. Dentro da própria família serão odiados, expulsos e até mortos por causa da Boa-Nova de Jesus. Mas o Espírito Santo não só dará fortaleza para vencerem as tribulações como também sabedoria para falar com prudência e autoridade em nome do Cristo. Como Santo Estêvão, estejamos cheios do Espírito Santo com coragem para testemunhar nossa fé!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.