Fundo
Domingo, 25 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/01/2026

3º Domingo do Tempo Comum – Domingo da Palavra de Deus - Ano A - Verde
1ª Leitura: Is 8,23b–9,3 Salmo: Sl 26(27) - O Senhor é minha luz e minha salvação. 2ª Leitura: 1Cor 1,10-13.17
evangelho
Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo - Mt 4,12-23

“Tendo ouvido que João fora entregue, Jesus se retirou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, cidade litorânea, nos territórios de Zabulon e Neftali. Assim se cumpriu o que tinha sido dito por meio do profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, do outro lado do Jordão, Galileia das nações. O povo que habitava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir desse momento, Jesus começou a proclamar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo!”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. “Indo por todo o mundo anunciai o evangelho a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.



Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro/a missionário/a da tua Palavra.

Leitura (Verdade)

A Palavra de Deus é capaz de penetrar o âmago da alma e transformar qualquer pessoa. Deixe-se seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela voz do Mestre.

Evangelho: Mt 4,12-23 “Jesus foi morar em Cafarnaum. Começou a proclamar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo!” Jesus viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão –, que estavam lançando uma tarrafa ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: “Vinde atrás de mim, e vos farei pescadores de homens!” Eles seguiram-no. Viu outros dois irmãos – Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão –, que estavam no barco com o pai deles, e os chamou. Eles seguiram-no. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, proclamando o evangelho do Reino e curando toda enfermidade e toda doença.”

“Depois que João foi preso, Jesus muda de cidade. Vai morar em Cafarnaum, começa a pregar e chama companheiros. Cafarnaum ficava em uma região que, no passado, fora invadida pelos assírios, o que tornava a vida do povo muito difícil, e muitos foram pisados pelas botas dos soldados. A pregação de Jesus contém um convite à conversão e o anúncio de que o Reino dos Céus está perto. Seus companheiros eram pescadores de peixes, convidados a se tornarem pescadores de gente. Ali a vida era tenebrosa, mas a luz vem pelo projeto de Jesus: pescar gente, tirar as pessoas do mar sombrio. Doze pessoas começam o trabalho, multiplicando- -se até hoje, como missionários de alegria e esperança.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.
Em que consiste a missão que o Senhor confia aos que Ele chama?
Quem são os destinatários da missão?
Quais sinais acompanharão aqueles que crerem?
Após a conversão Paulo viveu e anunciou o Evangelho de Jesus Cristo. Como está sua caminhada neste sentido?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão:
“Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Repitir muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

Fazer penitência exige do cristão um contínuo autoquestionamento. Assim, a Boa-Nova de Jesus se torna eficaz na vida dele, deixando de ser superficial, acrítico e unilateral. Em outras palavras, egocêntrico. Fazer penitência, então, é uma exigência pessoal, mas também comunitária. Ao saber que João Batista tinha sido encarcerado, Jesus tomou a sábia decisão de ir para a Galileia. Como pregador itinerante, optou por percorrer as margens do lago de Tiberíades. Não escolheu Nazaré, mas Cafarnaum. Decisão estratégica! Se colocou em uma rota que lhe permitiria evangelizar e, se fosse necessário, fugir para não comprometer o êxito da sua missão apenas inaugurada pelo Batismo recebido de João e por sua vitória sobre o diabo nas tentações. Esses dois episódios serviram para o evangelista Mateus oferecer o relato das primeiras providências messiânicas de Jesus: chamar à conversão e formar um grupo de discípulos que, sem hesitar, deixaram tudo para seguir Jesus. Pedro e André, Tiago e João foram os primeiros a mudar de rota ao abandonarem as redes, os barcos e até a própria família. É a renúncia de si mesmos e do cotidiano para adentrar no caminho de Deus, que se faz presente e age na história para salvar a humanidade. Por isso, o cristianismo primitivo, formado em particular por judeus convertidos, não teve dificuldades para ver em Jesus o cumprimento das promessas de Deus em favor dos que não enxergavam uma saída da situação de opressão. A partir da Galileia, região fértil, mas desprezada e com homens também pouco valorizados por sua profissão, Jesus começou o seu ministério público baseado no anúncio do Reino e na libertação dos oprimidos, representados nas curas das doenças e enfermidades do povo. Se, por um lado, o sucesso de Jesus está em evidência desde o início da sua atuação pública, por outro lado, transparece a ruptura com a concepção de um messianismo político. Em Jesus brilhou a luz que dissipa as trevas e a morte, infundindo o conhecimento da verdade que liberta. A fé na Boa-Nova é inseparável da chegada do Reino. Que a proclamação da Boa-Nova nos alcance no aqui e agora da nossa existência e nos permita ouvir e atender ao chamado de conversão e de inserção na missão em prol do Reino de Deus.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.