Fundo
Quinta-feira, 01 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/01/2026

Santa Maria Mãe de Deus, solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: Nm 6,22-27 Salmo: Sl 66(67) - Que Deus seja misericordioso conosco e nos abençoe. 2ª Leitura: Gl 4,4-7
evangelho
Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando-o em seu coração - Lc 2,16-21

“Foram às pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Depois de terem visto, deram a conhecer o que lhes fora dito a respeito do menino. Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que lhes era dito pelos pastores. Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando-o em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes fora dito. Quando se completaram os oito dias para circuncidá-lo, foi-lhe dado o nome de Jesus, o nome dado pelo anjo antes de ele ter sido concebido no ventre”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos o Novo Ano com a Festa litúrgica de Santa Maria, Mãe de Deus. Dia mundial da paz. A Igreja confia a intenção da paz a Mãe de Deus porque Maria sintetiza em si mesma a definitiva reconciliação entre Deus e a humanidade.
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Deus Menino em nosso coração e dos braços de Maria e José. O Filho de Deus, nascido de Maria, é nosso exemplo reconciliação e plenitude da paz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém.




Na passagem de um ano para outro, plenos de fé em Deus, que não nos abandona jamais, e celebrando com fervor a solenidade de Maria, Mãe de Deus, oremos para que o Senhor nos ajude, como a Virgem Santíssima, a ouvir sua mensagem com atenção, guardá-la em nosso coração e vivê-la com radicalidade em cada momento de nossa existência.

Leitura (Verdade)

Maria foi a mulher que escutou a voz de Deus , e jamais esqueceu ou desobedeceu a vontade divina. Também Maria foi crescendo na fé até a entrega total de si e de seu filho Jesus.

Evangelho: Lc 2,16-21 Os pastores foram às pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Depois de terem visto, deram a conhecer o que lhes fora dito a respeito do menino. Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que lhes era dito pelos pastores. Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando-o em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes fora dito. Quando se completaram os oito dias para circuncidá-lo, foi-lhe dado o nome de Jesus, o nome dado pelo anjo antes de ele ter sido concebido no ventre”.

“Feliz Ano-Novo! Neste ano tudo irá bem. Bons propósitos renovados. Cuidar da saúde, basta querer. E assim tem sido cada início de ano. Sem ser pessimista, é bom ser realista. Afinal, Ano-Novo é uma questão de calendário, podendo ser oportunidade de um passo adiante. Muitos cristãos colocam o ano sob a proteção daquela que eles chamam de mãe de Deus; não porque nasceu antes de Deus – Deus não teve princípio –, mas porque seu Filho é Deus. Ela guarda e medita em seu coração tudo o que diz respeito a ele. Neste dia, que é também o Dia Internacional da Paz, que a mãe Maria inspire todas as mães a serem construtoras de um mundo no qual seus filhos possam viver e brincar em paz!” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

Como foi meu Natal? Fui onde estava Maria, José e Jesus? Encontrei o Caminho, a Verdade, a Vida?
Como assumo o Projeto de Deus para mim para o Ano Novo?
Qual o caminho com o qual quero contribuir para alcançarmos a paz?

Oração (Vida)

“Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um ano, coloco minha vida diante do teu calendário, que começa e te apresento estes 366 dias, que somente tu sabes se chegarei a vivê-los. Hoje, te peço para mim e para todos os meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando por toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Que o meu espírito seja repleto somente de bênçãos, para que as derrame por onde eu passar.
Enche-me de bondade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de ti. Dá-me um ano feliz e ensina-me a repartir felicidade. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O silêncio da noite gloriosa do nascimento de Jesus em Belém (“casa do pão”) foi rompido pelo canto do “Glória a Deus nas alturas”, que dos céus ecoou e trouxe a paz para a terra. Os pastores, acolhendo o anúncio angélico, como primeiros destinatários da Boa-Nova, foram presenciar o que Deus tinha realizado. Ao contarem tudo o que ouviram, diante do que estavam vendo, os pastores se tornaram os primeiros arautos da Boa-Nova. A obediência da fé é o que marca o antes e o depois do encontro com o Menino na manjedoura. A liturgia deste dia permite a meditação sobre o valor e a função de Maria no mistério da encarnação do Filho de Deus, celebrado na Solenidade do Natal. Obediência a Deus e solicitude fraterna revelam a profundidade do “sim” de Maria por nós e por nossa salvação. A exemplo da Mãe de Deus e nossa, aprendamos a meditar a Boa-Nova no coração, fazendo-a frutificar por palavras e ações.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.