Fundo
Terça-feira, 01 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/04/2025

4º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Ez 47,1-9.12 Salmo: Sl 45(46) - O Senhor dos Exércitos está conosco.
evangelho
evanta-te, toma teu leito e caminha - Jo 5,1-16

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Há, em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, uma piscina chamada, em hebraico, Betsaida, com cinco pórticos. Embaixo deles, estava deitada uma multidão de doentes, cegos e coxos, aguardando o movimento da água. Um anjo do Senhor, de tempos em tempos, descia à piscina e agitava a água. Então o primeiro que descesse após a agitação da água ficava são, fosse qual fosse sua enfermidade. Estava ali um homem doente havia trinta e oito anos. Jesus o viu deitado e, sabendo que já estava assim fazia muito tempo, disse-lhe: “Queres ficar são?” Respondeu-lhe o doente: “Senhor, não tenho ninguém que me jogue na piscina quando a água é agitada. Quando eu chego, outro desceu antes de mim”. Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, toma teu leito e caminha!” Imediatamente, o homem ficou são, tomou seu leito e andava. Ora, era sábado aquele dia. Diziam, então, os judeus ao que fora curado: “É sábado, e não te é permitido carregar teu leito”. Ele lhes respondeu: “Aquele que me fez são foi que me disse: ‘Toma teu leito e anda!’”. Perguntaram-lhe: “Quem foi que te disse: ‘Toma e anda!’?” Mas o que ficara curado não sabia quem era. De fato, Jesus tinha-se afastado da multidão que estava naquele lugar. Depois disso, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: “Eis que estás são. Não peques mais para que não te aconteça algo pior!” O homem foi e anunciou aos judeus que fora Jesus quem o fizera são. Por causa disso, os judeus passaram a perseguir Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para entrar na presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Concedei-nos ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)

Observe onde está Jesus, em que dia da semana, quem mais estava lá, qual era a dinâmica para a cura, quem são os encarregados de ajudar, etc. Qual é o verbo que Jesus usa ao interrogar o paralitico?

Evangelho: Jo 5,1-16 “Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Há, em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, uma piscina chamada, em hebraico, Betsaida, com cinco pórticos. Embaixo deles, estava deitada uma multidão de doentes, cegos e coxos, aguardando o movimento da água. Um anjo do Senhor, de tempos em tempos, descia à piscina e agitava a água. Então o primeiro que descesse após a agitação da água ficava são, fosse qual fosse sua enfermidade. Estava ali um homem doente havia trinta e oito anos. Jesus o viu deitado e, sabendo que já estava assim fazia muito tempo, disse-lhe: “Queres ficar são?” Respondeu-lhe o doente: “Senhor, não tenho ninguém que me jogue na piscina quando a água é agitada. Quando eu chego, outro desceu antes de mim”. Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, toma teu leito e caminha!” Imediatamente, o homem ficou são, tomou seu leito e andava. Ora, era sábado aquele dia. Diziam, então, os judeus ao que fora curado: “É sábado, e não te é permitido carregar teu leito”. Ele lhes respondeu: “Aquele que me fez são foi que me disse: ‘Toma teu leito e anda!’”. Perguntaram-lhe: “Quem foi que te disse: ‘Toma e anda!’?” Mas o que ficara curado não sabia quem era. De fato, Jesus tinha-se afastado da multidão que estava naquele lugar. Depois disso, Jesus o encontrou no Templo e lhe disse: “Eis que estás são. Não peques mais para que não te aconteça algo pior!” O homem foi e anunciou aos judeus que fora Jesus quem o fizera são. Por causa disso, os judeus passaram a perseguir Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.

“Não tenho quem me ajude!”, admite o enfermo, à espera de poder banhar-se nas águas curativas. Queixa frequente de quem aguarda auxílio em tantas situações de impotência e sofrimento. É mais um anônimo na multidão, ansioso por se livrar de algum mal opressivo; e, no meio de tantos, foi para ele que o Senhor olhou e dirigiu uma palavra libertadora. A piscina recolhia a água da lavagem do templo no fim dos sacrifícios. Por isso era tida como água milagrosa, e servia também de bebedouro aos animais que, no fim do dia, voltavam para o redil pela porta dos rebanhos. O encontro de Jesus com esse enfermo faz lembrar o Salmo 23, que diz: “O Senhor é meu pastor. Para as águas tranquilas me conduz!”. (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procuro trazer o Evangelho para minha vida.
Como avalio minha mediação entre os necessitados e Jesus? Sirvo de ponte, como ministro de Jesus?
Quais são as tentações que nos levam a deixar os necessitados no abandono, à própria sorte? A preguiça, o amor próprio, o legalismo, a indiferença, o preconceito, o egoísmo?

Escutar a história dos necessitados e, de comum acordo, buscar solução aos problemas que os afligem. Isso é ser cristão.

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus.

Rezemos hoje por todos os ministros da Igreja, os padres e os bispos, leigos e leigas cristãs engajados, para que tenham a coragem, a sabedoria e a generosidade de continuamente entregar o povo a Jesus, nunca impedindo ou atrapalhando esse mesmo povo de obter a salvação.

Rezemos também pelos governantes para que sejam responsáveis no uso do dinheiro público que tem por finalidade atender as necessidades do povo:
“Senhor nosso Deus, vós governais todas as vossas criaturas com carinho e amor. Transformastes vosso poder em presença e serviço no meio dos homens, para salvar a todos. Não quereis que ninguém se perca e olhais cada pessoa como valor infinito.
Senhor, fazei com que este gesto de Jesus inspire as atitudes de todos os que nos governam: nosso presidente, nossos governadores, nossos prefeitos e todos os seus colaboradores.
Dai-lhes sabedoria, para o desenvolvimento, sem sacrificar a paz e a unidade dos homens. Dai-lhes amor, para que protejam e promovam a vida humana acima de todos os outros valores. Dai-lhes forças, para que façam respeitar os direitos universais dos homens, acima de todos os partidos, ideologias ou instituições. Que assumam os seus cargos como uma missão de serviço, que tenham a coragem de ser honestos em todas as situações e decisões.
Senhor, ajudai-os a bem governar, com o povo e para o povo, tornai-os sensíveis diante daqueles que mais necessitam. Abençoai tudo o que fazem de bom e recompensai generosamente todos aqueles governantes que exercem sua missão com sabedoria e amor. É o que vos pedimos por meio de nosso Senhor Jesus Cristo e unidos no mesmo Espírito Santo. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)

O amor é uma realidade concreta, nos torna altruístas, servidores, compassivos, etc. Que sentimentos o Evangelho despertou em você? O que você quer pôr em prática hoje?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus volta à Judeia por ocasião de uma festa não explicitada pelo evangelista. O episódio ocorre nas imediações do Templo. Há uma piscina, Betzatá ou Bestesda, junto à porta por onde entravam os animais a serem sacrificados no culto. O lugar se apresenta como um refúgio para diversos doentes que buscam cura na água milagrosa desse reservatório do Templo. Dentre eles, surge um homem em uma situação desesperadora, pois sofre há 38 anos com uma enfermidade. Está impossibilitado de ir sozinho até à piscina para receber a cura, mas ninguém o ajuda. Para agravar, ainda é sábado, dia do grande repouso. Jesus vê a situação do homem. Não quer só ajudá-lo, mas também realizar a cura por completo por meio da ordem expressa em três ações: 1) “Levanta-te”: denota ressurreição e saída de uma situação desoladora de morte para uma nova vida; 2) “Toma teu leito”: para testemunhar que não precisará mais dele; 3) “Anda”: somado a carregar o leito, é mais que uma violação do sábado; é dia de salvação e nova criação realizada pelo Filho de Deus. Curado, o homem é chamado a viver um novo caminho longe do pecado.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.