Fundo
Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/12/2025

1ª Semana do Advento - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 29,17-24 Salmo: Sl 26(27) - O Senhor é minha luz e minha salvação.
evangelho
Que vos seja feito conforme vossa fé! - Mt 9,27-31

Quando Jesus partiu dali, dois cegos seguiram-no, gritando: “Tem misericórdia de nós, Filho de Davi!” Ao chegar à casa, os cegos aproximaram-se dele. Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu possa fazer isso?” Responderam: “Sim, Senhor!” Então lhes tocou nos olhos, dizendo: “Que vos seja feito conforme vossa fé!” E foram abertos os olhos deles. Jesus lhes advertiu severamente: “Cuidado! Que ninguém saiba disso!” Eles, porém, assim que saíram, começaram a falar dele por toda aquela região.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Reserve um momento em que possa, com tranquilidade e reverência, debruçar-se sobre a Palavra de Deus. Escolha um espaço onde não seja interrompido/a. Entre em oração, invocando a Santíssima Trindade:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.




Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo deste Advento, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto, revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)

Abramos os ouvidos do coração para orar com este Evangelho. A cura dos dois cegos evidencia o poder de Jesus, que veio para sanar os males que atingem a humanidade. Males espirituais, psíquicos e físicos. Observe a invocação que os dois fazem a Jesus. Observe o diálogo deles com Jesus. O que acontece depois deste diálogo? E por que acontece?

Evangelho: Mt 9,27-31 Quando Jesus partiu dali, dois cegos começaram a segui-lo, gritando: “Tem compaixão de nós, Filho de Davi!” Ao chegar à casa, os cegos aproximaram-se dele. Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu possa fazer isso?” Responderam: “Sim, Senhor”. Então lhes tocou nos olhos, dizendo: “Que seja feito conforme vossa fé”. E seus olhos se abriram. Jesus lhes advertiu severamente: “Cuidado! Que ninguém saiba disso”. Eles, porém, assim que saíram, começaram a falar dele por toda aquela região.

“As narrativas dos Evangelhos, quando trazem personagens cegos, sempre dão a eles uma voz potente para se fazerem ouvir. Esses dois souberam que Jesus passava e o seguiram aos gritos, mas o Mestre não parou para esperar por eles, como seria de pensar; seguiu por seu caminho até chegar à sua casa. Os dois persistentes, com certeza, vieram com lentidão, tateando o caminho, e demoraram mais, porém acabaram por chegar também, atrás dele. Depois de passarem por essa prova, mais uma os aguardava: precisaram ainda confirmar a fé e a confiança no poder de Jesus, e só então foram atendidos. Depois, saíram alardeando por toda a região. Adianta proibir, alguém que tem voz sonora, de proclamar a própria felicidade?” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Também nós fomos curados de nossa antiga cegueira, também fomos purificados das manchas do pecado quando, por ocasião do batismo, a água e o Espírito nos lavaram de nossas culpas e renascemos para a vida verdadeira.
Como tenho vivido, a cada dia, meu batismo?
Que testemunho dou de Jesus e de seu Evangelho no ambiente em que me movo?
Qual é a intensidade de minha fé quando me aproximo de Jesus com a minha súplica?
Oro com fé no poder de Jesus ou apenas pronuncio palavras em minhas preces?

Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé:
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Quero que minha vida proclame a Boa-Nova de Jesus! Esse é um empenho para a vida de discípulo que já experimentou o amor do Senhor. Tome a decisão de mudar alguma atitude que esteja obscurecendo a sua fé em Jesus Cristo.

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto de hoje fala sobre a fé. A fama de Jesus se espalhou pela região. Doentes e endemoniados recorrem a ele em busca da cura. É a esperança de quem já sofre pela enfermidade e pela opressão do império. Na ocasião, dois cegos exprimem uma profunda confiança no poder do Messias. Clamam por misericórdia utilizando o título messiânico “Filho de Davi”, o que evidencia a esperança no Messias da dinastia davídica e cumpridor das promessas do Antigo Testamento. Jesus os indaga se eles acreditam em seu poder messiânico. A resposta afirmativa é uma profissão de fé que prepara os cegos para receberem a graça de enxergar. Mais que a cegueira física, o Cristo os cura da cegueira espiritual, marcada pela incapacidade de compreender o plano divino da salvação. O toque e a Palavra de Jesus fazem seus olhos se abrirem. A alegria de testemunhar as maravilhas do Senhor não pode ser contida com a ordem de não contarem a ninguém sobre o que aconteceu. Peçamos a Deus a graça de nos curar de toda cegueira espiritual, que nos deixa insensíveis aos seus sinais e às necessidades dos irmãos!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.