Fundo
Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/11/2025

São Martinho de Tours, bispo, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Sb 2,23–3,9 Salmo: Sl 33(34) - Quero bendizer o Senhor durante todo o tempo.
evangelho
Quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’ - Lc 17,7-10

“Quem dentre vós, se tiver um servo lavrando ou pastoreando, lhe dirá quando ele regressar do campo: ‘Vem depressa e acomoda-te à mesa!’? Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me algo para comer, cinge-te e serve-me até que eu tenha comido e bebido; e, depois, comerás e beberás tu’? Acaso tem de agradecer ao servo por este ter feito o que lhe foi mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos este novo dia acolhendo a Boa Nova do Evangelho.
O Evangelho nos coloca diante da absoluta gratuidade do ministério cristão, que busca ser reflexo e prolongamento da misteriosa misericórdia de Deus. Tudo recebemos gratuitamente de Deus e tudo devemos passar adiante na gratuidade.




Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus está ensinando aos seus discípulos e a nós também, pois sua Palavra é sempre a Boa Notícia que mantém viva a chama de nossa fé.<

Evangelho: Lc 17,7-10 “Quem dentre vós, se tiver um servo lavrando ou pastoreando, lhe dirá quando ele regressar do campo: ‘Vem depressa e acomoda-te à mesa!’? Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me algo para comer, cinge-te e serve-me até que eu tenha comido e bebido; e, depois, comerás e beberás tu’? Acaso tem de agradecer ao servo por este ter feito o que lhe foi mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.” Nota: Alguns estudiosos dizem que a tradução do grego “servo inútil” não é muito feliz. Seria mais correto “servo sem ganho, sem salário; servo gratuito”.

“Pela breve analogia do trabalho de um servo despersonalizado e da indiferença do patrão, o texto mostra que as relações de domínio e servidão pareciam normais e inquestionáveis na sociedade de Jesus. Ele tira exemplos de uma cena que, à luz dos nossos critérios éticos, seria inaceitável. O discurso parece estar no âmbito do mérito pessoal, que dispensa a gratuidade de Deus. A novidade que Jesus tenta de todos os modos explicar é que a graça de Deus vem ao encontro da fraqueza humana. Mas era difícil para os discípulos assimilar essa verdade e abandonar a crença, que lhes vinha da infância, de que a santidade é conquistada pelo esforço de cada um, na detalhada observância das leis religiosas.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Lucas assimilou bem o espírito de gratuidade no serviço ao Reino. Quem evangeliza, não fica credor de Deus com méritos para reclamar, mas “em tudo dai graças” (1Ts 5,18), especialmente por ter sido escolhido para colaborar com a obra da criação e da salvação da humanidade.
Coloque-se diante da Palavra e esteja atento/a ao que o Senhor diz ao seu coração.
Com que atitudes você manifesta sua gratuidade, a Deus e ao próximo?
Você já experimentou a alegria de poder ajudar sem esperar recompensa?
Neste dia, faça conscientemente esta experiência, ainda que seja de uma palavra ou gesto fraterno.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra foi lhe revelando e peça a graça de continuar na estrada de Jesus.

Conclua com a oração:
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Procurarei estar desperto aos sinais de Deus que se manifesta nos acontecimentos, nas relações e na Criação.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A fé autêntica se desdobra no serviço humilde e obediente ao Senhor. Jesus é o maior exemplo disso, quando se faz servo para lavar os pés dos discípulos e se doa por amor na cruz. O Mestre se utiliza da imagem de um camponês e de seu servo. O intuito não é rebaixar os discípulos, mas despertá-los para cumprir os deveres da missão. Eles jamais devem esperar reconhecimento ou privilégios de Deus, mas se assegurarem simplesmente de seu serviço como dom dado pelo Senhor. O discípulo, chamado a lavrar o campo e a pastorear o rebanho que lhe foi confiado, assume seu trabalho de forma desinteressada e sem recompensa. Sua doação é total e, por isso, se coloca sempre disponível ao Senhor. Sua relação com ele não exige bênçãos ou prestígio diante dos outros, como se portam os líderes religiosos de Israel. Ela é resposta a um chamado gratuito de Deus que confia em seus discípulos. Não permitamos que o orgulho e a avareza tomem conta de nossa missão, mas nos coloquemos sempre na postura de pobres servos, confiantes em Deus e gratos pela nossa vocação.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.