Fundo
Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/01/2026

1ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Sm 1,1-8 Salmo: Sl 115(116) - Os mortos não louvam o Senhor.
evangelho
Completou-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho! - Mc 1,14-20

“Depois de João ter sido entregue, Jesus veio para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: “Completou-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho!” Passando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, o irmão de Simão, lançando redes no mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: “Vinde atrás de mim, e farei com que vos torneis pescadores de homens!” Logo, tendo deixado as redes, seguiram-no. Tendo avançado um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam no barco consertando as redes. Logo os chamou. Eles, tendo deixado o pai deles, Zebedeu, no barco com os assalariados, foram atrás dele”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.



“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa. Quais são as palavras e iniciativas de Jesus ao iniciar sua missão? Onde se encontrava João, o precursor, que o havia batizado?

Evangelho: Mc 1,14-20 ““Depois de João ter sido entregue, Jesus veio para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: “Completou-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho!” Passando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, o irmão de Simão, lançando redes no mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: “Vinde atrás de mim, e farei com que vos torneis pescadores de homens!” Logo, tendo deixado as redes, seguiram-no. Tendo avançado um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam no barco consertando as redes. Logo os chamou. Eles, tendo deixado o pai deles, Zebedeu, no barco com os assalariados, foram atrás dele.”

“Os cristãos católicos procuram entender o que acontece no seu dia a dia iluminando os fatos com a luz do Evangelho. É o Tempo Comum, aquilo que estamos vivendo aqui e agora. Olham para Jesus, veem o que ele faz, ouvem as suas palavras e seguem adiante. Ele nos convida a mudar de mentalidade e acreditar que o tempo se completou. Novas ideias para um mundo novo. Terminaram os dias de espera. O ciclo fechado e repetitivo do tempo de sete dias abre-se para o oitavo, quando se completou a obra da criação. Entramos na eternidade, já e ainda não. O novo tempo já começou e precisa ser iniciado. Muitos caminham como se vissem o invisível, o Reino de Deus, o reino das verdadeiras alegrias.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?
O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus?
Como estou vivendo o discipulado de Jesus?
Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. O que você deseja dizer ao Senhor?
A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.
Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.
Peça a graça da fidelidade ao seguimento de Jesus até completar toda sua missão e gozar com Ele das alegrias eternas.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A prisão de João Batista, segundo o evangelista Marcos, não foi um eclipse do precursor, mas um sinal de que o tempo da espera cedera lugar ao tempo da realização das promessas de Deus em Jesus. O início desse novo tempo foi inaugurado pelas primeiras palavras de Jesus: “Completou-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho”. A ação inicial de Jesus foi chamar os quatro primeiros discípulos para, com ele, começarem a revelar que a Boa-Nova não é uma teoria sobre o bem e o mal, mas um comportamento que invalida o mal pelo bem. Assim como foi imediata a ação de Jesus ao chamar Simão e André, Tiago e João, de igual modo, a reação ao seu seguimento também foi imediata. Ação e reação se entrelaçam na escuta fiducial do chamado, na separação radical do trabalho e dos afetos, e na imediata adesão. Como tenho vivido o discipulado de Jesus?

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.