Fundo
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/11/2025

São Leão Magno, papa e doutor da Igreja, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Sb 1,1-7 Salmo: Sl 138(139) - Guia-me pelo caminho perene.
evangelho
Se teu irmão pecar, repreende-o! E, se ele se arrepender, perdoa-o! - Lc 17,1-6

Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos, mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que lhe fosse atada uma pedra de moinho em torno de seu pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o! E, se ele se arrepender, perdoa-o! [...]”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos este novo dia acolhendo a Boa Nova do Evangelho.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”



Nossa vocação é para a vida de comunhão, e a Palavra nos ensina o quanto precisamos amar e perdoar.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje Lucas continua a narrativa sobre a atenção, o cuidado que as relações exigem para não prejudicarmos nossos irmãos ou cairmos nas armadilhas do egoísmo, do não perdão...

Evangelho: Lc 17,1-6 “Jesus disse a seus discípulos: “É impossível que não aconteçam escândalos, mas ai daquele que os provoca! Melhor lhe seria que lhe fosse atada uma pedra de moinho em torno de seu pescoço e fosse atirado ao mar, do que escandalizar um destes pequenos. Precavei-vos! Se teu irmão pecar, repreende-o! E, se ele se arrepender, perdoa-o! Se pecar contra ti sete vezes ao dia e sete vezes regressar a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-o!” Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!” O Senhor disse: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esse sicômoro: ‘Arranca-te e planta-te no mar!’, e ele vos obedeceria”.

“Os pequenos, que Jesus cita, não são unicamente as crianças; trata-se de pessoas que, por diferentes situações de infortúnio, não conseguem andar no caminho da Lei, tido como indispensável para agradar a Deus e ter suas bênçãos. Na ideia que Jesus quer passar aos discípulos, os pequenos observam e admiram aqueles agraciados que podem praticar a Lei porque a vida não lhes trouxe impedimento algum para isso. Por outro lado, esses privilegiados desperdiçam a chance de ser justos, porque nem sempre respeitam a Lei, e isso serve de grave escândalo. O Senhor finaliza o discurso advertindo os discípulos de que é sempre melhor perdoar e não condenar ninguém, e de que essa virtude requer uma enorme fé.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ao lado da realidade do perdão, o Senhor introduz a possível existência de escândalos. “Escândalo” que traduzido do aramaico, língua que Jesus falou, significa “transgressão” ofensa, tropeço. Isto é, não deixar um “pequeno”, inocente tropeçar. O “escândalo” é sempre danoso para os “pequeninos” porque não têm capacidade para o discernimento, ou porque são fracos na fé.
Diante disso, que convite a Palavra lhe faz hoje?
Você é vigilante neste cuidado de não escandalizar, especialmente se você tem influência sobre esses “pequeninos”?
Qual sua compreensão e capacidade de perdoar?
Você é capaz de dar outra chance a quem se arrepende?

Oração (Vida)

Em oração, peçamos que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos fiéis testemunhas do Reino e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna. Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! “Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus apresenta diversas recomendações aos discípulos acerca de evitar escândalos, da correção entre irmãos e da fé. Os escândalos são inadmissíveis, porém, impossíveis de não acontecer em vista do mal presente no mundo. É comparado a uma pedra de moinho no pescoço jogado ao mar, símbolo de prisão e de sofrimento. É algo terrível como fazer cair os pequeninos pelo contratestemunho da fé. Os líderes devem não só evitar os escândalos, mas também cuidar dos irmãos, corrigindo-os fraternalmente. São chamados a acolher o pecador arrependido, praticando o perdão generosamente, como indica a quantidade de vezes, sete, número da perfeição. Os discípulos, que refletem a comunidade cristã primitiva, também se veem fracos na fé. Clamam ao Senhor que a aumente. Jesus prontamente os responde tomando a imagem do grão de mostarda e de um sicômoro. Eles precisam ter a mínima condição de fé, como a menor das sementes, para realizar o impossível aos olhos humanos, como arrancar um sicômoro, árvore muito alta com raízes profundas, para plantá-lo no mar. Peçamos também ao Senhor que aumente nossa fé!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.