Fundo
Quinta-feira, 20 de Março de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/03/2025

2ª Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 17,5-10 Salmo: Sl 39(40) - Feliz o varão que depositou sua confiança no Senhor.
evangelho
Se não ouvem Moisés nem os Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dentre os mortos, não se convencerão - Lc 16,19-31

Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e todos os dias realizava festas suntuosas. Um pobre, chamado Lázaro, estava deitado à sua porta, coberto de chagas, querendo saciar-se com o que caía da mesa do rico; além disso, os cães vinham lamber suas chagas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. No Hades, em meio a tormentos, levantou os olhos e viu Abraão, ao longe, e Lázaro a seu lado, e, gritando, disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para que molhe na água a ponta de seu dedo e refresque minha língua, pois sofro tormentos nesta chama!’ Mas Abraão lhe disse: ‘Filho, lembra-te de que recebeste coisas boas em tua vida, e Lázaro, por sua vez, coisas ruins! Agora, aqui ele é confortado, e tu, atormentado. Além disso, entre nós e vós foi estabelecido um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui até vós não podem, nem os de lá atravessar até nós’. Ele disse: ‘Então, Pai, eu te suplico que o envies para a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, a fim de que lhes dê testemunho e não venham também eles para este lugar de tortura’. Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas. Que os ouçam!’ Mas ele disse: ‘Não, pai Abraão! Se alguém dentre os mortos for até eles, certamente se converterão’. Ele, porém, lhe disse: ‘Se não ouvem Moisés nem os Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dentre os mortos, não se convencerão.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Sem pressa, deixe seu ser encontra-se com Deus. Com o ouvido do coração, através desta música, prepare-se para à escuta da Palavra. Israel sou eu, é você hoje.



Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos fala dos que acreditam em Jesus, e também dos que rejeitam a sua Palavra, que se encarna na pessoa de nosso próximo. Rico é aquele que desprezando a Deus faz de si o centro de todas as coisas. Já o pobre é aquele que põe sua confiança na providência do Senhor, pois sabe que tudo o que é material é perecível, então está aberto para a partilha.

Evangelho: Lc 16,19-31 Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e todos os dias realizava festas suntuosas. Um pobre, chamado Lázaro, estava deitado à sua porta, coberto de chagas, querendo saciar-se com o que caía da mesa do rico; além disso, os cães vinham lamber suas chagas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. No Hades, em meio a tormentos, levantou os olhos e viu Abraão, ao longe, e Lázaro a seu lado, e, gritando, disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para que molhe na água a ponta de seu dedo e refresque minha língua, pois sofro tormentos nesta chama!’ Mas Abraão lhe disse: ‘Filho, lembra-te de que recebeste coisas boas em tua vida, e Lázaro, por sua vez, coisas ruins! Agora, aqui ele é confortado, e tu, atormentado. Além disso, entre nós e vós foi estabelecido um grande abismo, de modo que os que querem passar daqui até vós não podem, nem os de lá atravessar até nós’. Ele disse: ‘Então, Pai, eu te suplico que o envies para a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, a fim de que lhes dê testemunho e não venham também eles para este lugar de tortura’. Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas. Que os ouçam!’ Mas ele disse: ‘Não, pai Abraão! Se alguém dentre os mortos for até eles, certamente se converterão’. Ele, porém, lhe disse: ‘Se não ouvem Moisés nem os Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dentre os mortos, não se convencerão.”

“A crença na vida após a morte é evidente nesta passagem, mesmo sem ser clara ainda a fé na ressurreição, pois o Senhor Jesus ainda estava em sua atividade missionária. As consequências eternas da vida terrena já são bem definidas no texto: o homem egoísta, que não enxergou as necessidades de ninguém, alheio aos ensinamentos da fé judaica, continua sozinho depois da morte, como ele mesmo escolheu em vida. O pobre Lázaro, atirado ao chão pela enfermidade e tendo como amigos só os cães, nunca deixou de ser filho do Pai Abraão, porque seguramente manteve no coração a fé em Deus, mesmo nos maiores tormentos e provas. Ao morrer, encontrou toda a alegria, a paz e o bem-estar que em vida lhe foram negados.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Nesta parábola, Jesus não deseja amedrontar os ricos, mas convidá-los à solidariedade com os mais necessitados, enquanto ainda estão no mundo. Pois, aqui é o lugar próprio para exercer a caridade e instaurar a justiça.
E eu, com que disponibilidade tenho administrado nesta terra o que o Senhor me concedeu?

Ser cristão não é apenas ter o nome inscrito no livro da paróquia ou possuir uma certidão de batismo. Ser cristão batizado é seguir fielmente o caminho de Jesus, é permanecer firme em seus ensinamentos. Permanecer com Jesus na escuta de sua Palavra, na realização de sua vontade, na aceitação do seu Evangelho e na acolhida, no perdão e na solidariedade com o próximo.
Avalie como está, e como quer ser, seu discipulado com o Mestre Jesus...

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão.

Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram rejeição ou injustiça.
Peço teu perdão por todas as vezes que deixei minha ‘ganância e orgulho’ falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitudes de rejeição para com meus semelhantes.
Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, justiça e solidariedade.
Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Identifique os sentimentos que o/a habitam após meditar esse Evangelho. Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas é o evangelista que mais denuncia o contraste entre ricos e pobres. O texto de hoje ilustra de forma exagerada a discrepância entre um homem rico e o pobre Lázaro. As vestes e as festas suntuosas do rico deixam-no despreocupado e indiferente à situação do pobre, que está à sua porta, cheio de chagas e faminto. Lázaro, que do hebraico Eli‘azar significa “meu Deus ajuda”, não conta com o rico, mas só com o auxílio do Senhor. A morte inverte a situação dos dois. Enquanto o pobre é levado pelos anjos para junto de Abraão, figura da morada de Deus, o rico herda um lugar de tormento. Ele agora suplica a ajuda de Abraão, e do próprio Lázaro, para aliviar seu sofrimento; porém, escuta a justificativa de estar atormentado: recebe coisas boas na terra, mas não conforta o necessitado. Em seguida, intercede para que os seus sejam alertados por alguém o além para não terem sua mesma sorte. Contudo, se eles não estiverem abertos a escutar as Escrituras, a Lei de Moisés e os profetas, tampouco ouvirão alguém que ressuscite dos mortos, ou seja, o Filho de Deus. A conversão requer adesão do coração à Boa-Nova de Jesus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.