Fundo
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 15/11/2019

32ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Sb 13,1-9 Salmo: Sl 18(18A) - O firmamento anuncia a obra das suas mãos.
evangelho
Lembrai-vos... - Lc 17,26-37

“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, homens e mulheres casavam-se, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem. Naquele dia, quem estiver no terraço não entre para apanhar objeto algum em sua casa. E quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Ló! Quem procurar salvar a vida, vai perdê-la; e quem a perder, vai salvá-la. Eu vos digo: naquela noite, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo farinha; uma será tomada e a outra será deixada.” Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isto?” Ele respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O que este texto do Evangelho de hoje me diz? Peço a graça de acolher a Palavra de Deus e me deixar conduzir pelos ensinamentos de Jesus.
Rezo: “Vem, Espírito Santo! Faz-me amar as Escrituras Sagradas para reconhecer a voz viva de Jesus. Torna-me vigilante e humilde, a fim de compreender os mistérios do Reino de Deus. Amém”.

Leitura (Verdade)

“A vida transcorre sempre no presente. A tentação é sempre tentar prever o que virá amanhã. Jesus nos adverte de que hoje é o tempo da graça. O tempo corre tranquilamente e cabe a cada um de nós preenchê-lo. E coloca como exemplo Noé e Ló, personagens que souberam entender o tempo da visitação. Deus nos dá o tempo como espaço para amadurecer. Nós achamos que podemos mudar a qualquer momento e jogamos nossas atitudes para amanhã. Santo Agostinho também apostava no amanhã: amanhã, amanhã, por que não hoje? Viver intensamente é a receita para a espera do Dia do Senhor. À semelhança do vigia, precisamos ficar acordados, interrogando a noite, para que possamos acolher o Senhor quando ele chegar. (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Viver o dia de hoje, porque é o único tempo nosso. Trago as palavras de Jesus para dentro de minha vida. O que o texto pede de mim? Encontro-me vigilante, acordado(a) em minha opção cristã?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz, e urgidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos afligidos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante, e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.” Bento XVI 2007)

Contemplação (Vida e Missão)

Com estas reflexões e preces que atitude me proponho viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Não sabemos quando o Filho do Homem virá. O desconhecimento do dia e da hora nos convida a estar preparados. Será a qualquer momento. Pode ser no dia da nossa morte, pode ser no fim do mundo, pode ser hoje ou amanhã. Nos dias de Noé, quando veio o dilúvio, todo mundo estava tranquilo e distraído. Noé se preparou e se salvou com os que entraram na arca. Os que foram deixados, pereceram levados pelas águas. Ló e sua família saíram de Sodoma e os que ficaram pereceram levados pela chuva de fogo e enxofre. Não haverá tempo de olhar para trás nem de voltar atrás. Um será deixado e outro será levado. O que foi deixado será levado pelas águas. Onde há cadáver, há abutre, isto é certo, como é certa a manifestação do Filho do Homem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.