Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/04/2024

4ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 13,26-33 Salmo: Sl 2 - Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
evangelho
Sou eu o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 14,1-6

“Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar‑vos um lugar. E, quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho”. Disse‑lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse‑lhe Jesus: “Sou eu o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Cristo se dirige a nós hoje com palavras de entusiasmo e afeição. Essas palavras seriam suficientes para caminharmos na estrada de Jesus confiantes e jubilosos: “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar–vos um lugar.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ouvindo Jesus que nos fala hoje, nosso coração se encherá de alegria ao perceber o quanto Deus cuida de nós, nos valoriza e jamais nos abandona. Jesus se revela como o único caminho de verdade e de vida.

Evangelho: Jo 14,1-6 “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar‑vos um lugar. E, quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho”. Disse‑lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse‑lhe Jesus: “Sou eu o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

“Toda perda, todo laço afetivo dói ao romper-se. Despedir-se de quem a gente ama exige maturidade emocional e espiritual. O sentimento de dor e saudade é um ato magnânimo de amor para com quem nos deixa neste mundo. Com os discípulos de Jesus não foi diferente. Quando Jesus diz para não se perturbar, não deixar o coração agitado, porque ele vai nos preparar um lugar na casa do Pai, ele está nos assegurando que há outras formas, indestrutíveis, de permanecermos no seu amor. Assim, ele nos convida a crer nele – caminho, verdade e vida – e nos abriga em seu coração, que é o mesmo coração amoroso do Pai. Que promessa confortadora: “Não se agite vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo/a.
O Evangelho gera alegria em mim? Como testemunho essa realidade?
Para você, o que significa na casa do Pai há muitas moradas?
Avalie como Jesus Cristo é seu caminho de verdade e de vida.

Oração (Vida)

Procure Jesus, converse com ele. Faça-lhe suas perguntas existenciais, fale com ele sobre suas dúvidas e questionamentos. Reze pedindo luz e sabedoria para viver na alegria do Evangelho, e como nos ensina o papa Francisco: que ninguém lhe roube esta alegria.

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Qual atitude sua deve mudar ou melhorar para viver a alegria do Evangelho?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O bom pastor caminha à frente das ovelhas e elas o seguem, porque conhecem a sua voz. Assim, Jesus vai à nossa frente preparar um lugar para nós junto dele. Ele quer que estejamos onde ele estiver. Ele se refere à vida na eternidade de Deus. Ele vai à frente, prepara o lugar, volta e nos leva consigo. Portanto, que o nosso coração não se perturbe. Não tenhamos medo de nada. O fim está garantido e os meios também. Os meios são o caminho que percorremos nesta vida e que nos leva até onde Jesus está. O caminho é ele mesmo. Ele é o caminho verdadeiro que leva para a vida que está no Pai. É por ele que vamos ver a face do Pai. Cremos que ele é o caminho, a verdade e a vida, e cremos que, ao fecharmos os olhos para este mundo, despertaremos no lugar que Jesus foi preparar para nós e lá viveremos plenamente com ele para sempre. Por isso nosso coração não se perturba, nem diante da realidade da morte. Ela precisa acontecer para contemplarmos a beleza do Senhor ao despertarmos. A morte é rápida e passageira. Não é fim e não tem o poder de pôr fim à existência. Depois da Morte e Ressurreição de Jesus, podemos perguntar à morte onde está sua vitória. Se não fosse assim, Jesus nos teria dito.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.