Fundo
Sábado, 18 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/05/2024

5ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 16,1-10 Salmo: Sl 100(99) - Servi ao Senhor com alegria.
evangelho
O servo não é maior que seu senhor - Jo 15,18-21

Se o mundo vos odeia, sabei que me tem odiado antes mesmo de vos odiar. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como seu. Mas não sois do mundo, porque eu vos escolhi do mundo; por isso, o mundo vos odeia. Recordai a palavra que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram, também vos perseguirão; se guardaram minha palavra, também a vossa guardarão. Mas tudo isso vos farão por causa de meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acalmo meu ser e procuro apresentar-me ao Senhor com confiança e simplicidade. Em profundo silêncio entro na intimidade com o Mestre.




No discurso de despedida Jesus entra num tema bastante importante para a comunidade cristã. Ele prepara seus seguidores sobre a dolorosa perseguição que pode cair sobre os que creem em Cristo.
Agora, deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo.
Abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra.
“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toquem seu coração. Que seu amor nutra nosso ser.

Evangelho: Jo 15,18-21 “Se o mundo vos odeia, sabei que me tem odiado antes mesmo de vos odiar. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como seu. Mas não sois do mundo, porque eu vos escolhi do mundo; por isso, o mundo vos odeia. Recordai a palavra que eu vos disse: O servo não é maior que seu senhor . Se me perseguiram, também vos perseguirão; se guardaram minha palavra, também a vossa guardarão. Mas tudo isso vos farão por causa de meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

“É por causa da identificação com a vida de Cristo que o discípulo é perseguido, como também é na união com Cristo que ele encontra a força para vencer as adversidades próprias da missão. Jesus ofereceu o dom do Espírito Santo até ao ápice do sofrimento, como um gesto supremo do amor de um Deus crucificado. E, finalmente, após a ressurreição, Jesus espalha sobre os discípulos o mesmo Espírito, como início de uma nova vida, reanimando a comunidade de fé e empurrando-a para o mundo, a fim de que ela possa comunicar a todos os homens o amor que ela experimentou na convivência com Jesus e recebeu como missão para a salvação universal. Jesus preveniu os discípulos do preço a pagar por esta opção.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: O servo não é maior que o seu Senhor”. Se me perseguiram, também vos perseguirão; se guardaram minha palavra, também a vossa guardarão. Mas, Ele promete estar sempre conosco e nos ensina, pelo exemplo.
Ser cristão ontem e hoje, é ter coragem de se opor a tudo o que desfigura a perfeita imagem de Deus que Cristo esculpiu no nosso rosto por ocasião do batismo.
Pense nos muitos mártires ao longo desses dois mil anos e questione até onde você está pronto/a para sofrer pela fé cristã?
Hoje os perseguidos podem ser nossos irmãos que sofrem perseguição por não concordar com as forças do mal, pelo nazismo, pelo capitalismo selvagem, pelo comunismo, pelos impérios e ditaduras. Como você se situa dentro deste contexto? O que você faz em prol da justiça, do amor verdadeiro e da fé cristã?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Em um dos encontros de Santa Gertrudes com Jesus, ela se queixou porque no mosteiro algumas irmãs falavam mal dela. Jesus lhe respondeu: “Gertrudes, olhe o Evangelho e veja se há alguma página na qual não se fale mal de mim”. E assim é. “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim.” O mundo ama o que é seu. Como os discípulos não eram do mundo, não podiam ser amados pelo mundo. Não estranhemos, portanto, se não somos totalmente aceitos. Não estranhemos se não nos compreendem e nos criticam. O contrário é que deve ser estranho. Já ouvimos a palavra: “Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês, porque assim seus pais trataram os falsos profetas”. Se formos profetas verdadeiros, não seremos sempre elogiados. Os seguidores de Jesus não podem ser diferentes dele. Muitos aceitaram Jesus e seus ensinamentos. Assim também haverá pessoas que guardarão a nossa palavra. Quem persegue um cristão por ser discípulo de Jesus, é porque não conhece a Deus, aquele que o enviou. Não conhece nenhum Deus, porque não se pode adorar a Deus e destratar a sua criatura. Foi por isso que Deus decidiu tornar-se homem. Nossas relações são difíceis, mas Santa Gertrudes já não se queixa, porque em Deus, com quem ela está, as relações são perfeitas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.