Fundo
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/11/2024

Apresentação de N. Senhora - Ano B - Branca
1ª Leitura: Zc 2,14-17 Salmo: (Sl)Lc 1,46-55 - O Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
evangelho
A família de Jesus - Mt 12,46-50

Ele estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos apresentaram-se do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A liturgia de hoje nos lembra a Apresentação de Nossa Senhora. O Evangelho nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Para bem acolher e viver os ensinamentos de Jesus e me tornar íntimo/a com Ele, rezo: “Ave Maria, cheia de graça...”



Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem é considerado irmão, irmã e mãe de Jesus? Qual é a missão da sua família no mundo? Qual é o ensinamento de Jesus neste Evangelho?

Evangelho: Mt 12,46-50 "Jesus estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos se apresentaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Com efeito, aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”

“Neste dia em que Maria é apresentada ao Templo, temos este episódio no qual a família de Nazaré procura Jesus e o encontra falando às multidões. Jesus esclarece sua missão: “Desci do céu não para fazer minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38). E, apontando para os discípulos, mostra que sua proposta vai além do núcleo familiar. As palavras de Jesus são um convite a qualquer um para entrar nessa família dos que fazem a vontade de Deus. A vida de Jesus, seu modo de agir, acolher, perdoar, curar e orar manifesta o jeito que os filhos de Deus cumprem a vontade do Pai: “Não temas, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino” (Lc 12,32).” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Celebrada desde o século XIV, a festa da Apresentação de Nossa Senhora realça a primeira doação que Maria fez de si mesma, tornando-se exemplo de toda pessoa que se consagra ao Senhor.
A nova família, que abrange os países e os tempos, tem como referência a Palavra e a Vontade do Pai. Nesta família, todos somos irmãos e irmãs, pois temos um só Pai e Jesus é nosso irmão. A salvação, agora, não é apenas para um povo, mas para a humanidade inteira. Formamos o Povo de Deus a caminho da Pátria Celeste.
Sua missão como cristão ultrapassa as fronteiras da família de sangue?
Avalie se os seus afetos familiares impedem seu compromisso com o Evangelho de Jesus?

Oração (Vida)

“Pai querido, sustentai com a força do Espírito, meu empenho, e o de toda a Igreja, para que a humanidade se espelhe sempre mais na proposta de teu Filho Jesus e como família humana sigamos pelos caminhos do mundo anunciando a Cristo com a vida, orientando nossa peregrinação terrena à Cidade da luz. Que como discípulos de vosso Filho, sejamos solidários com os necessitados, generosos nas obras de misericórdia e indulgentes com os irmãos para obter eles mesmos de Vós indulgência e perdão.”

Contemplação (Vida e Missão)

Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu. Recorde a presença da Mãe de Deus em sua vida e reze com ela, por você e pelas pessoas que lhe recomendaram orações.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

No ano de 543 foi feita a dedicação da Basílica de Santa Maria, a Nova, em Jerusalém, e comemorada a apresentação de Maria no templo. Por ocasião de um terremoto, esta Basílica praticamente desapareceu e, com o passar dos anos, já não se sabia a localização exata da construção original. Foram feitos estudos, levantaram-se hipóteses, até que, um dia, um arqueólogo israelense descobriu as ruínas. Os arcos restantes demonstram que a Basílica era muito grande. Recuperá-la ou deixá-la aberta tornava-se muito dispendioso. Está no subsolo da Cidade Velha no bairro judeu. Pretendia ser uma réplica do templo, por isso uniram a memória da apresentação de Maria à Basílica que recebeu o nome de Nova. Era chamada de Nea, em grego. Segundo a tradição, ainda muito jovem Maria foi levada ao templo de Jerusalém por seus pais em cumprimento da promessa que fizeram para terem filhos. O significado dessa apresentação é a consagração de Maria a Deus. Essa consagração não excluía o casamento, considerado muito importante em Israel pela expectativa do nascimento do Messias. O Messias podia nascer de qualquer mulher judia ou aparecer de forma extraordinária. As moças do templo deixavam o local para se casar. Assim aconteceu com Maria, prometida em casamento a José.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.