Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/11/2024

31º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Fl 3,3-8a Salmo: Sl 105(104) - Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
evangelho
A ovelha perdida - Lc 15,1-10

Todos os coletores de impostos e os pecadores aproximavam-se dele para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: “Este acolhe os pecadores e come com eles”. Então Jesus disse-lhes esta parábola: “Qual homem que, dentre vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no descampado e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, a coloca alegremente sobre seus ombros, e, tendo chegado em casa, reúne os amigos e vizinhos para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo que, da mesma maneira, haverá mais alegria no céu por um pecador que se converta do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”. “Qual a mulher que, se tiver dez dracmas e perder uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura com cuidado até encontrá-la? E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido!’ Do mesmo modo, eu vos digo: há alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
O Espírito Santo, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a fidelidade ao Evangelho de Jesus, esteja conosco.
Deus convida a todos para participar de seu Reino e, até insiste de forma inusitadas. Feliz de quem escuta e aceita o convite do Senhor para participar de seu amor, em seu Reino.




Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça um minuto de silêncio interior, depois leia o Evangelho com calma. Observe quem está ao redor de Jesus ouvindo estas parábolas? O homem possui 100 ovelhas, por que será que era tão importante para ele buscar uma única que se perdeu?

Evangelho: Lc 15,1-10 “Todos os coletores de impostos e os pecadores aproximavam-se dele para ouvi-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: “Este acolhe os pecadores e come com eles”. Então Jesus disse-lhes esta parábola: “Qual homem que, dentre vós, se tiver cem ovelhas e perder uma, não deixa as noventa e nove no descampado e vai em busca daquela que se perdeu, até encontrá-la? E, quando a encontra, a coloca alegremente sobre seus ombros, e, tendo chegado em casa, reúne os amigos e vizinhos para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo que, da mesma maneira, haverá mais alegria no céu por um pecador que se converta do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”. “Qual a mulher que, se tiver dez dracmas e perder uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura com cuidado até encontrá-la? E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas para lhes dizer: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido!’ Do mesmo modo, eu vos digo: há alegria entre os anjos de Deus por um pecador que se converte”.

“Os opositores continuam a criticar Jesus. O tema em discussão é o comportamento do Mestre com os “pecadores”, colocados à margem pelo legalismo religioso da época. As duas parábolas têm como núcleo a contraposição entre justo e pecador. O justo é o hipócrita que se julga superior aos demais e o pecador é o excluído pelo sistema. Jesus quer que observemos o modo de Deus tratar o pecador, que é muito diferente do julgar humano. A parábola não foca no julgamento, mas na atitude do pastor que vai buscar sua ovelha. Essa é a atitude que precisamos imitar: o amor infinito do Pai que se alegra em acolher tanto o pecador arrependido como o justo que persevera no caminho do bem.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Essas parábolas nos revelam a afeição de Deus que vai em direção àqueles que estão perdidos. O Pai vai ao encontro com compaixão e misericórdia e alegra-se com o retorno dos filhos, pelos quais Ele dá sua própria vida.
Como você retribui esse amor incondicional de Deus?
Você se deixa encontrar, se deixa tomar no colo por Deus e carregado/a para a paz e o amor de seu coração? Permita que a Palavra toque profundamente sua vida....

Oração (Vida)

Fale com Deus... agradeça a bondade com que Ele o/a busca e procura infinitas vezes, sem se cansar de nossas fragilidades e nossa fugas.

Senhor, em teu nome nós nos reunimos como igreja para dar glória e honra a ti, para buscar tua orientação e nos assegurar de tua bondade. Fica conosco, ilumina-nos, agracia-nos, corrige-nos e abençoa-nos em tua santa Palavra. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que contigo e como o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Para qual apelo, qual convite do Senhor você quer dar prioridade neste dia?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Faz parte desta quarta etapa da subida de Jesus a Jerusalém o chamado Evangelho da Misericórdia, formado por três parábolas: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo. Hoje lemos as duas primeiras, da ovelha e da dracma. “Quanta alegria no céu”, diz Jesus, “quando um pecador se converte”. Entendemos então por que ele vive no meio dos pecadores: porque quer que haja alegria no céu, porque quer que eles se convertam. Jesus, porém, tem o seu jeito de abordar os pecadores, nem sempre do agrado dos religiosos observantes do seu tempo. Ele busca cuidadosamente até encontrar, coloca nos ombros, faz festa. Estas parábolas foram contadas em resposta à murmuração dos fariseus e dos escribas, porque Jesus recebia os pecadores e comia com eles.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.