Fundo
Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/01/2025

Sábado do TNatal antes da Epifania do Senhor - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 3,7-10 Salmo: Sl 97(98) - Que os rios batam palmas.
evangelho
Mestre , onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede!” - Jo 1,35-42

No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. Tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo-se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede!” Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. 41 Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado atentamente para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de João apresenta Jesus como aquele que é capaz de satisfazer as aspirações mais centrais da humanidade. De fato, quem se encontra com o Senhor em atitude de abertura sente atendidas suas necessidades mais profundas, pois só ele é capaz de plenificar completamente o coração humano.
E o Evangelho de hoje é confortante, manifesta a plena confiança do Senhor para conosco. João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles, imediatamente, deixam tudo e seguem Jesus que se aproxima com uma pergunta: “Que buscais?”. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus, atraídos e impulsionados por sua Palavra.




Oremos: Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido/a a seguir os passos de Jesus e refletir sobre esta pergunta: O que buscais?.

Leitura (Verdade)

Observe a qualidade do diálogo, os personagens, os lugares, a conexão de relações que se constrói em torno do Mestre que dá sentido às nossas inquietações e buscas.

Evangelho: Jo 1,35-42 “No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. Tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”. Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo-se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede!” Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. 41 Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado atentamente para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.”

A casa era o centro da vida privada do povo de Israel no tempo de Jesus, e abrir a porta para alguém era sinal de confiança e amizade. Nesse sentido, como o Senhor, ao caminhar no meio das pessoas, inspirava tanta liberdade, os dois amigos, sem esperar convite, se aventuraram a perguntar se podiam visitá-lo. Um deles, André, contagiado pelas palavras do Mestre, chamou o irmão, Pedro, para conhecê-lo. Hoje os costumes mudaram. O lar é mais reservado e nele se fala menos de Deus. A amizade e as festas são celebradas em bares, salões e restaurantes. Que bom seria se, nesses novos espaços de diálogo, pudéssemos anunciar e testemunhar sem medo: “Encontramos o Messias!”, motivando as pessoas a também se aproximarem dele! (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como discipulo/a de Jesus, qual é sua maior pergunta neste momento de encontro com Ele?
Jesus interpela: “Vinde e Vede”. Com esta a sua movimentação, seu caminhar para conhecer sempre mais as manifestações de Deus?
Como sua permanência onde “Jesus mora” leva você a anunciar o Evangelho como fizeram os primeiros discípulos?

Oração (Vida)

Se você entrou na morada de Deus o que você quer falar com Ele, agora?......
Faça-lhe perguntas. Escute seu convite. Siga suas inspirações...

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Que propósito de vida nova surge dentro de você?
Aceitar o convite de Jesus: “Vinde e Vede” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João reunia um grupo de discípulos antes mesmo de Jesus reunir os seus. Mais uma vez, o Batista apresenta Jesus aos seus discípulos como “Cordeiro de Deus”. A expressão inquieta-os, e eles seguem o Mestre. No encontro com Jesus, o diálogo é composto de perguntas que levam ainda mais a uma profunda descoberta sobre a verdadeira identidade de Jesus. Os discípulos querem descobrir mais que o local físico onde o Mestre mora. Querem saber seu modo de vida para assim compartilhar de sua companhia. O resultado é o convite a segui-lo e a permanecerem com ele. André, um dos discípulos, após ouvir o testemunho de João, e depois seguir, ver e permanecer com Jesus, é capaz agora de testemunhar e chamar seu irmão. Se antes Jesus foi chamado de “Rabi” (v. 38), agora é visto como “Messias” (v. 41). André, então, conduz Simão a Jesus. O olhar profundo do Mestre chama e transforma Simão, que ganhará uma nova vida e um novo nome: Pedro. Aquele que se deixa encontrar e permanece com o Cristo nunca mais é o mesmo. Deixemo-nos ser encontrados por ele, para conduzir outros à alegria de ter encontrado o Messias!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.