Fundo
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/10/2024

S. Teresinha do Menino Jesus – 26º Semana do Tempo Comum - Ano B - Branca
1ª Leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23 Salmo: Sl 88(87) - Que minha oração chegue diante de ti.
evangelho
Passagem de Jesus pela Samaria - Lc 9,51-56

Quando estavam para se cumprir os dias de sua subida, Jesus decidiu firmemente ir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Pondo-se a caminho, esses entraram em um povoado de samaritanos para preparar-lhe alojamento, mas não quiseram acolhê-lo, porque sua intenção era ir para Jerusalém. Ao ver isso, Tiago e João, seus discípulos, disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los?” Mas ele, tendo-se voltado, repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos o mês de outubro, o Mês das Missões, trazendo à memória Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das missões.
Coloquemo-nos na presença do Senhor traçando com devoção o sinal da cruz sobre nosso corpo: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com o coração de criança, humilde e confiante, como Santa Terezinha do Menino Jesus, entremos na intimidade com Deus.




Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
Se a Palavra faz morada em nós, abre a visão e o coração para a realidade que está ao nosso redor, realidade sobre a qual somos convidados a atuar como cristãos.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário. Observe qual o firme propósito de Jesus? Qual a grande lição que o Mestre nos deixa neste relato?

Evangelho: Lc 9,51-56 Quando estavam para se cumprir os dias de sua subida, Jesus decidiu firmemente ir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Pondo-se a caminho, esses entraram em um povoado de samaritanos para preparar-lhe alojamento, mas não quiseram acolhê-lo, porque sua intenção era ir para Jerusalém. Ao ver isso, Tiago e João, seus discípulos, disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los?” Mas ele, tendo-se voltado, repreendeu-os. E partiram para outro povoado. br>
“Lucas diz que Jesus tomou a decisão de ir para Jerusalém e, no caminho, ele aproveita para educar seus discípulos. Começa com o conflito entre judeus e samaritanos. Tiago e João, que estão aprendendo a ser apóstolos missionários, querem fazer cair fogo do céu e destruir aqueles opositores. Jesus não aprova essa atitude e ensina que a salvação é para todos, e não será feita à base da violência, mas com a acolhida e o amor. A civilização do amor se constrói através de acontecimentos, tensões sociais, tolerância e, enfim, de avanços e recuos. Assim como fez Jesus, que, embora rejeitado pelos samaritanos, continua seu caminho com o coração repleto de misericórdia.”. (Viver a Palavra – 2024. Irmã Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A fé tem implicações práticas. Para o Senhor, parece importar muito mais o que fazemos do que as palavras, às vezes pronunciadas sem consciência. Aonde se esconde a grandeza de Deus? Será na proposta de Tiago e João ou a de Terezinha de Lisieux e tantos outros discípulos de Cristo?
Onde você se encontra?
O Papa Francisco, nos exorta:
“Não deixemos que nos roubem a força missionária!” Digamos “Sim” à defesa e à promoção da vida em todas as suas formas, porque este é o projeto do Reino de Deus.
Como você avalia sua resposta para colaborar na evangelização, com a palavra e com o testemunho?

Oração (Vida)

Neste momento, você é impelido/a em direção ao Senhor, convidado/a a dirigir-se a Ele em sua oração. Apresente ao Deus de amor os seus pedidos e intenções, agradeça-lhe sua vida de filho/a e acolha também o seu amor de Pai.
Ensinai-nos, ó Santa Terezinha, o caminho da santidade que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples e sem importância aos olhos do mundo.
Nós vos pedimos que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.
Reparti conosco as graças que recebeis de Deus Pai.
Intercedei por nós junto a Ele.
Por vossas preces, venha o Senhor em socorro de nossas necessidades. (Pedir neste momento a graça desejada)
Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias: que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo.
Velai por nossa pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido.
. Velai por nós, para que o espírito missionário impregne todas as nossas ações. Santa Teresinha, rogai por nós. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Se observarmos a vida está cheia de oportunidades para fazer o bem. Será nossa responsabilidade correspondermos às graças que nos são oferecidas. Qual virtude de Santa Terezinha você quer cultivar em sua vida?

Bênção

Nós vos pedimos, Santa Terezinha, que continueis a cumprir vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo.
Por vossa intercessão abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da humildade e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os evangelistas são bons escritores, e cada um organiza o seu texto de maneira própria, segundo a visão teológica que tem dos fatos, considerando as pessoas às quais se dirige com um estilo pessoal de comunicar um acontecimento ou transmitir uma ideia. Lucas descreve a subida de Jesus para Jerusalém em etapas bem marcadas: “Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. No texto grego se lê que “ele, seu rosto fixou de ir para Jerusalém”, isto é, virou firmemente o rosto para Jerusalém e começou a viagem. Em sete etapas, Jesus sobe à Cidade Santa formando seus discípulos. Cada etapa é marcada por uma observação referente à viagem. A primeira etapa, a de hoje, começa com um episódio envolvendo samaritanos, e a segunda termina com a parábola do bom samaritano. Tiago e João queriam fazer chover fogo do céu para consumir os samaritanos que não quiseram receber Jesus em sua aldeia. No fim, é um samaritano que socorre o homem ferido, jogado na beira da estrada. Tiago e João estavam no início do discipulado, no propedêutico, e já queriam exibir poder. Nada de novo. Faz parte da natureza decaída, muitas vezes alimentada por estruturas que nós mesmos criamos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.