Fundo
Sábado, 17 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/05/2025

4º Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 13,44-52 Salmo: Sl 97(98) - Todos os confins da terra viram a salvação de nosso Deus.
evangelho
Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? - Jo 14,7-14

Se me conheceis, conhecereis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!” Disse-lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras! Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. O que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Agradeçamos, neste dia, ao Senhor o caminho que tivemos a oportunidade de percorrer com sua Palavra e reconheçamos a presença do Senhor ressuscitado em nossa vida.
“Fica comigo, Senhor, e ajuda-me a permanecer na tua presença. Que tua Palavra me revele os mistérios de amor que o Pai tem para conosco. Como Filipe também peço: mostra-nos o Pai”




Ó Deus, na imensidão de vosso amor, nos colocamos confiantes em vossa presença. Ajudai-nos a permanecer com a mente e o coração abertos à vossa Palavra.

Leitura (Verdade)

A Palavra nos revigora na fé. Leia e medite este Evangelho com veneração e abertura de coração.

Evangelho: Jo 14,7-14 “Se me conheceis, conhecereis também meu Pai. Desde agora, vós o conheceis e o vedes”. Disse-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!” Disse-lhe Jesus: “Todo este tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai!’? Não crês que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza suas próprias obras. Crede em mim, que eu estou no Pai e o Pai em mim; se não, crede ao menos por causa destas obras! Amém, amém, eu vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. O que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.”

“A fé cristã ensina que o Filho de Deus veio ao mundo e tornou-se, em tudo, igual a nós, menos no pecado. Assumiu a nossa linguagem, costumes e ações para revelar a face de amor, ternura e misericórdia do Pai. Por isso, quem o vê, vê Deus, com os olhos iluminados da fé. Em várias narrativas dos Evangelhos, o Mestre ouve a dúvida: “Que sinais nos dás de que vens de Deus?”. E a resposta é sempre igual: “Vede as minhas obras”. De fato, na vida diária, ele dá atenção total a quem está em estado de necessidade e espera por sua ajuda. É assim que Deus age sempre em relação a quem nele confia e espera no seu contínuo cuidado por nós. Viver como o Senhor é fazer o mesmo que ele, quando necessário.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje?

Que processo de amadurecimento na fé foi necessário para Filipe?
Você cultiva esse processo de amadurecimento na fé em Jesus Cristo ou é cristão apenas em atos pontuais?
Leia a sua história com as lentes do Evangelho e veja se você está neste pacto de amor com Jesus.
Creio de fato que Jesus é Deus?
Ponho na prática do dia a dia seus ensinamentos?
Anuncio com fé e entusiasmo ao mundo a certeza de sua ressurreição?

Oração (Vida)

" Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja !
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus.
Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa !
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus, ao longo de seu ministério, sempre procurou revelar sua identidade e missão. A pregação com autoridade e os sinais prodigiosos já demonstravam que havia alguma relação com Deus. Jesus também falava da intimidade que tinha com o Pai, sobretudo o amor entre eles, tornando-os “um”. Isso parecia obscuro para os discípulos. A proximidade com o Mestre ainda não abrira totalmente suas mentes e seus corações. A prova é que Filipe pede que Jesus mostre o Pai. Ver Deus face a face é aquilo de mais sublime na fé de Israel, como aconteceu com Moisés. Se Jesus é o enviado do Pai e um com ele, então a pergunta fica sem sentido. Ele já cumpre e atende ao pedido do apóstolo, pois revela a face do Pai. Transfigurados pela face de Deus na pessoa do Cristo, os discípulos são chamados a dar continuidade aos passos dele. Serão auxiliados pelo Espírito Santo, que os capacitará para realizar obras ainda maiores, pois a Boa-Nova atingirá os confins do mundo. Com isso, terão fé e suas orações sempre serão atendidas. Confiemos no Senhor, que nos encoraja a prosseguir diante dos desafios da nossa caminhada de fé!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.