Fundo
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/09/2024

S. Pio de Pietrelcina – 25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Branca
1ª Leitura: Pr 3,27-34 Salmo: Sl 15(14) - O justo habitará no monte santo do Senhor.
evangelho
Tudo se tornará manifesto - Lc 8,16-18

Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo do leito, mas coloca-a no candelabro para que os que entram vejam a luz. Porque nada há de escondido que não se tornará manifesto, nem de oculto que não seja conhecido ou venha a ser manifesto. Portanto, tende cuidado como ouvis! Com efeito, àquele que tiver será dado, mas, daquele que não tiver, mesmo o que pensa ter lhe será tirado.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que nos fala ao coração. Ele se dá a conhecer e encontrar por aqueles que estão abertos ao mistério de Deus.
Silencie seu interior e peça que a presença de Deus purifique seu ser para dar espaço a luz e a força do Espírito fecunde a Palavra que você vai meditar e orar...

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho observe o que o texto diz. Metáforas, verbos, alertas, etc. A palavra dissipa as trevas que nos afastam da verdade de Cristo, e ilumina o caminho que nos conduz à vida e à santidade.

Evangelho: Lc 8,16-18 “Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; pelo contrário, coloca-a no candelabro para que os que entram vejam a luz. Porque nada há de oculto que não se torne manifesto, nem nada de secreto que não venha a ser conhecido ou se tornar público. Portanto, tende cuidado como ouvis! Porque a quem tem será dado, mas a quem não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado.”

“Tende cuidado como ouvis!” Esta advertência de Jesus pode ser enriquecida com uma passagem do Livro do Eclesiástico, que diz: “Quando o inteligente ouve uma palavra sábia, ele a louva e acrescenta outra; o imbecil a ouve, zomba e a joga para trás das costas” (Eclo 21,25). A palavra, para ser inspiradora, produzir luz, supõe uma atitude consciente e ativa. O que se ouve é para ser meditado e discernido antes de ser publicado. Quando a Palavra de Deus lhe é dada, medite, aplique para si o que seu coração lhe fala. Então, você é o candelabro sobre o qual brilha a luz que ilumina o mundo todo. Transmita-a com a vida primeiro e comunique-a depois, com discrição, respeitando o pensamento dos outros.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Não basta saber quem é Jesus. Discípulo é aquele que caminha após ele. A palavra de hoje nos chama a não fechar os olhos diante de Cristo, luz do mundo. Que sua luz seja a nossa luz, e a nossa existência um testemunho luminoso do seu amor.
O que o texto diz para mim hoje?
Com que disposições acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Você é luz de Cristo ou um cristão escondendo sua luz com vergonha de dar testemunho dele?
O Evangelho produz luz em sua vida? Como?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor com confiança e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você quer brilhar a luz de Cristo em suas palavras, gestos e atitudes neste dia. Lebre que a luz busca seu combustível por dentro, no segredo do coração.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Se alguém acende uma lâmpada é para iluminar o ambiente. O que está escondido vai ser descoberto. O que é secreto se tornará público. A quem tem será dado, a quem não tem será tirado. “Olhai, portanto, a maneira como ouvis!”, escreve São Lucas; e São Marcos: “Olhai, portanto, o que ouvis!”. Esta advertência de Jesus pode ser interpretada com a ajuda de uma passagem do Livro do Eclesiástico, que diz: “Quando o inteligente ouve uma palavra sábia, ele a louva e acrescenta outra; o imbecil a ouve, zomba e a joga para trás das costas”. Atenção, portanto, ao que se ouve e como se ouve. A quem fica só na audição sem produzir nada, a este será tirado até o que tem. As recomendações de Jesus supõem uma vida conscientemente ativa. Quando o Papa convidou a humanidade a construir a paz por meio da não violência ativa, ele fez um convite a uma ação pensada, programada e permanente de não violência para o desmonte da própria violência. Em um mundo de trevas, a luz precisa ser acesa de alguma maneira, sem que as trevas a envolvam e subjuguem. Isto vale para tudo. O monge silencioso que trabalha a terra em seu mosteiro sabe que a sua vida é como a da minhoca oculta na terra. Ela não se deixa ver nem se expõe para não ser estorricada pelo sol. Ela se deixa ver pela contínua atividade oculta debaixo da terra, que ela afofa e areja.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.