Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/01/2024

Santa Maria, Mãe de Deus - Ano B - Branca
1ª Leitura: Nm 6,22-27 Salmo: Sl 67(66) - Deus faça brilhar sobre nós a sua face. 2ª Leitura: Gl 4,4-7
evangelho
Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando‑o em seu coração - Lc 2,16-21

Foram às pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Eles o viram e contaram o que lhes fora dito a respeito do menino. Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que lhes era dito pelos pastores. Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando‑o em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes fora dito. Quando se completaram os oito dias para circuncida‑lo, foi‑lhe dado o nome de Jesus, o nome dado pelo anjo antes de ele ter sido concebido.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos o Novo Ano com a Festa litúrgica de Santa Maria, Mãe de Deus. Dia mundial da paz. A Igreja confia a intenção da paz a Mãe de Deus porque Maria sintetiza em si mesma a definitiva reconciliação entre Deus e a humanidade.
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Deus Menino em nosso coração e dos braços de Maria e José. O Filho de Deus, nascido de Maria, é nosso exemplo de reconciliação e plenitude da paz.



Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo...! Ajuda-me, Mãe, a acolher com gratidão e humildade a Graça Divina encarnada na Palavra de teu Filho, para que o Senhor esteja sempre comigo, em todos os meus dias, em todas minhas decisões e em todos os meus relacionamentos.

Leitura (Verdade)

Maria foi a mulher que escutou a voz de Deus, e jamais esqueceu ou desobedeceu a vontade divina.

Evangelho: Lc 2,16-21 Os pastores foram às pressas e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Eles o viram e contaram o que lhes fora dito a respeito do menino. Todos os que ouviram ficaram maravilhados com o que lhes era dito pelos pastores. Maria, por sua vez, conservava tudo isso, meditando-o em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes fora dito. Quando se completaram os oito dias para circuncidá-lo, foi-lhe dado o nome de Jesus, o nome dado pelo anjo antes de ele ter sido concebido.

“Neste primeiro dia do novo ano, o Evangelho inicia uma narrativa que nos manterá conectados ao longo dos 365 dias deste ano. As pessoas se colocam em movimento para o encontro com a Palavra Viva. Encontro que as impele a anunciar o que viram e ouviram. “E a Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós” (Jo 1,14). O povo maravilhado e o coração da Mãe registraram tudo o que tinha acontecido por causa da Palavra. É a palavra que põe em movimento a teia de todas as relações, divinas e humanas. As palavras se impõem, revestidas de novos sentidos, resvalam fácil em tantas direções, escorrem como líquido entre as pessoas e para dentro delas. Saber de onde as palavras vêm e para onde nos levam é nossa obrigação cristã.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como foi meu Natal? Fui onde estava Maria, José e Jesus? Encontrei o Caminho, a Verdade, a Vida?
Como assumo o Projeto de Deus para mim hoje?
Qual o caminho com o qual quero contribuir para alcançar a paz?

Oração (Vida)

“Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um ano, coloco minha vida diante do teu calendário, que começa e te apresento estes 366 dias, que somente tu sabes se chegarei a vivê-los. Hoje, te peço para mim e para todos os meus parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade, levando por toda parte um coração cheio de compreensão e paz. Que o meu espírito seja repleto somente de bênçãos, para que as derrame por onde eu passar.
Enche-me de bondade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de ti. Dá-me um ano feliz e ensina-me a repartir felicidade. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir com responsabilidade o tempo que Deus nos dá é nosso dever de filhos de Deus. Hoje, como quero assumir o desafio de viver segundo o projeto do Pai?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.
Com a Palavra do Evangelho de Jesus vamos percorrer os caminhos deste novo ano civil, sob o olhar carinhoso da Mãe de Deus e nossa.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Mãe de Deus”, este é o título que damos hoje a Maria, a moça de Nazaré que Deus convidou para ser a Mãe do Filho dele. Dizemos que Deus é eterno, que sempre existiu e que nunca deixará de existir. Como, então, convida alguém para ser sua Mãe, se ele já existe? É que o mistério de Deus é para ser saboreado e não para ser compreendido. Os dias do Tempo do Natal são dias de contemplação silenciosa. Algo simples e comum está acontecendo: o nascimento de uma criança, mais uma, mais um morador do nosso povoado ou do nosso prédio. Nada de extraordinário, a não ser o canto dos anjos, a visita dos pastores, o nome do menino, José, o pai de face humana, e o Pai verdadeiro, que está no céu; a não ser o nascimento daquele que é Deus de Deus, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. E tem Mãe verdadeira, da qual nasceu, carne de sua carne, sangue de seu sangue. Contemple-a, admire-a e invoque-a: Maria, Mãe de Deus; não antes dele, mas sim depois. Seu Filho Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Com ele vamos percorrer os caminhos deste novo ano civil, sob o olhar carinhoso da Mãe de Deus e nossa.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.