Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/09/2023

21ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Ts 4,1-8 Salmo: Sl 97(96) - Ó justos, alegrai-vos no Senhor.
evangelho
Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora - Mt 25,1-13

Então o Reino dos Céus se assemelhará a dez jovens que, tendo pegado suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao pegarem suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, ao contrário, levaram frascos de azeite além de suas lâmpadas. Como o noivo se demorava, todas ficaram com sono e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘Eis o noivo! Saí a seu encontro!’ Então todas aquelas jovens levantaram-se e puseram-se a preparar suas lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas se apagam’. Mas as prudentes responderam: ‘Não, porque não bastaria para nós e vós. É melhor irdes aos que o vendem e comprá-lo para vós’. Mas, enquanto elas foram comprá-lo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele na sala do banquete de bodas; e a porta foi fechada. Mais tarde, também chegaram as outras moças e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Amém, eu vos digo: não vos conheço’. Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Setembro é o mês que os cristãos católicos dedicam a Palavra de Deus na Bíblia. A presença de Jesus Cristo e sua Palavra nos motivam e nos encorajam. Quando nos abrimos à sua graça ganhamos luz, força e vida. No Evangelho de hoje as palavras de Jesus nos pedem vigilância. Quem ama está sempre vigilante, pois o amor nos faz prestar atenção na presença do Senhor e acolher seus sinais em nossa vida.



Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna!

Leitura (Verdade)

Ler e reler, calmamente, o texto. Procurar compreender o que o texto diz em si mesmo: observar palavras-chaves, imagens, personagens, ações, sentimentos. Entrar em relação com o texto e, por meio dele, saborear a Palavra, deixar que ela ecoe dentro de nós com a sua eficácia.

Evangelho: Mt 25,1-13 Então o Reino dos Céus se assemelhará a dez jovens que, tendo pegado suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao pegarem suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, ao contrário, levaram frascos de azeite além de suas lâmpadas. Como o noivo se demorava, todas ficaram com sono e dormiram. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘Eis o noivo! Saí a seu encontro!’ Então todas aquelas jovens levantaram-se e puseram-se a preparar suas lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos um pouco de vosso azeite, pois nossas lâmpadas se apagam’. Mas as prudentes responderam: ‘Não, porque não bastaria para nós e vós. É melhor irdes aos que o vendem e comprá-lo para vós’. Mas, enquanto elas foram comprá-lo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele na sala do banquete de bodas; e a porta foi fechada. Mais tarde, também chegaram as outras moças e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Amém, eu vos digo: não vos conheço’. Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora”.

“A fé é o óleo que mantém acesa a chama do amor, do desejo profundo de fazer o bem. Ao narrar tal parábola, Jesus convida à atenção contínua e atenta, pois a vida é o que existe de mais valioso. Em um coração repleto de fé, a vida não deixa de ter problemas e dificuldades, mas os encaminhamentos são realmente abençoados. Pensando bem, o que nos cabe é cultivar diariamente a fé, para mantermos acesa a chama do amor a Deus e ao próximo. Não é difícil ser cristão, é exigente, mas a recompensa tem um nome extraordinário: felicidade! A cada dia que passa, a espiritualidade está sendo acessada por mais e mais pessoas. Não basta ter coisas, é necessário manter acesa a chama da alegria e da solidariedade”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
É preciso estar sempre pronto e vigilante, porque o mistério divino é insondável e nosso Deus é um Deus de surpresas. Deixe-se conduzir pelos apelos do Espírito é deixe-se surpreender por seu amor maravilhoso.
Como eu avalio minha caminha espiritual?
Avanço com confiança na presença do Senhor? Cristo conta com nossa colaboração! É preciso atitude: estar sempre de lâmpadas acesas e confiantes no amor de Deus que sempre nos acompanha.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o/a cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o/a escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

“Vigiai, portanto, pois não sabeis nem o dia nem a hora”. O que a Palavrado Senhor lhe pede hoje?
Qual seu propósito para este dia?

Neste mês da Bíblia faça o proposito de fazer esta oração de S. João Crisóstomo, antes de ler a Bíblia:
Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus nos apresenta uma parábola sobre um casamento bem diferente: o noivo é que está para chegar; a noiva não aparece na cena; há dez moças acompanhantes, divididas em dois grupos. Estão em jogo os temas do discernimento e da vigilância. A sensatez e a insensatez das jovens nos colocam em um ambiente sapiencial. O óleo, símbolo maior, é usado na culinária e no culto do Templo. Aqui, é usado para iluminar, símbolo da vigilância noturna. A Igreja permanece desperta na espera do noivo que vem. O problema é que, além da lamparina acesa, é necessário levar óleo de reserva, pois o noivo está demorando. Isso é um sinal do adiamento da parusia. Quem não estiver pronto para acompanhar o noivo, fica de fora da sala do banquete. É preciso uma vigilância permanente e operosa, além do discernimento e da sensatez que se revelam na reserva de óleo. As moças insensatas gritam pelo Senhor. A resposta é dura: “Não vos conheço”. O clamor pelo Senhor torna-se sinal de uma liturgia desvinculada da justiça. Na verdade, esperamos o Senhor na prática da caridade, da fidelidade e do amor.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.