Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/10/2023

Nossa Senhora do Rosário - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 1,12-14 Salmo: (Sl)Lc 1,46-55 - O Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
evangelho
Faça-se em mim tal como disseste - Lc 1,26-38

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário foi chamada antes de “Santa Maria da Vitória”. Os vassalos tinham o costume de oferecer aos seus senhores uma coroa de flores, como sinal de submissão. Os cristãos fizeram desse costume uma manifestação de fé, oferecendo a Maria um tríplice coroa de preces, contemplando sua participação nos mistérios de Cristo. Nós honramos Nossa Senhora seguindo seu conselho que é o de escutar seu Filho e fazer tudo o que Ele mandar.



Maria, a filha predileta do Pai, estava junto da Comunidade e era sinal vivo da presença materna de Deus.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho dialogando com ele, e deixe-se tocar pela Palavra. Leia-o com bastante calma e identifique a mensagem de Deus para você.

Evangelho: Lc 1,26-38 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Ela ficou desconcertada com essa palavra e perguntava-se que tipo de saudação era essa. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Conceberás em teu seio; darás à luz um filho e o chamarás Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e seu reinado não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, pois não conheço homem?” O anjo respondeu-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti, o poder do Altíssimo te cobrirá; por isso, aquele que nascer será santo; será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho na velhice, e está no sexto mês aquela que chamavam de estéril. Porque nada será impossível com Deus”. Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim tal como disseste”. E o anjo se afastou dela.

“Hoje, o Evangelho nos remete a um momento ímpar: o anúncio do anjo. Maria, mesmo sem saber a proporção de tal anúncio, coloca-se a serviço do Senhor. A disponibilidade é algo extremamente cristão, depois do “sim” de Maria. Em um tempo onde até os desocupados afirmam não ter disponibilidade, é importante que o cristão olhe para Maria e imite seu jeito leve e acessível de ser fiel ao Senhor. A evangelização não precisa de envio, basta dar testemunho, independentemente do lugar. O Espírito Santo nunca deixou de agir, mas aguarda pela acolhida de todos aqueles que acreditam na importância e no significado do Reino de Deus. Com Maria, chegamos até Jesus. Sejamos testemunhas do amor.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Maria, mesmo sem saber a proporção que o anúncio do anjo atingia, coloca-se a serviço do Senhor. Qual é minha disponibilidade para o testemunho cristão?
Em Maria Deus pode operar maravilhas. Quais maravilhas Deus opera em mim?
“Não tenhas medo, Maria”, disse o anjo, pois para Deus nada é impossível. Eu confio na ação de Deus?
Como respondo aos seus apelos?

Oração (Vida)

Você tem a prática de rezar o Rosário?
Já pensou em rezá-lo dessa forma? A primeira parte da Ave-Maria é bíblica, faz parte da Palavra Revelada e ninguém deve alterar esse texto. Mas a segunda parte é histórica. Você pode rezar a segunda parte de forma mais consciente, com seu coração.
Exemplo: “Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, roga por mim, por nós, pelos meus filhos, pela humanidade etc.”. Maria, nossa mãe e nosso auxílio, intercede por nós junto ao teu Filho Jesus, etc.
Na segunda parte, você pode fazer súplicas ou agradecer realidades do cotidiano. Experimente e verá que o terço se torna uma oração muito viva.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver? Uma sugestão é rezar a Ave-Maria como descrevemos acima.

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje, celebra-se a memória de Nossa Senhora do Rosário, devoção amadurecida ao longo de séculos, especialmente a partir de São Domingos. É tradição forte, na espiritualidade cristã, a repetição de frases ou palavras, que entram no próprio ritmo da respiração. O Rosário é a oração dos humildes. Na prática, repete-se o Pai-Nosso, oração do Senhor, e a Ave-Maria, composta basicamente de palavras de Gabriel, na anunciação, e Isabel, na visitação. Deus visita Maria em sua vida concreta, na pequenez de sua Nazaré, nas montanhas da Galileia. Gabriel intervém três vezes: na saudação inicial, Maria fica pensativa; no anúncio da encarnação, ela pergunta sobre o “como”; diante da resposta do anjo, ela diz “sim”. Perturbação, discernimento e consentimento: esse é o processo vocacional feito por Maria. Alguns temas saltam do texto: a alegria por causa da companhia de Deus; a superação do medo; Maria como a “cheia de graça”, a morada do Espírito Santo e, sobretudo, como serva da Palavra.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.