Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/09/2023

23ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Cl 2,6-15 Salmo: Sl 145(144) - O Senhor é bom para todos.
evangelho
Chamou seus discípulos e escolheu doze - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado “o zelote”, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e se de- teve num lugar plano. Havia ali um grande número de seus discípulos e uma imensa multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse de suas doenças. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Se vivermos a vida em conformidade com o Evangelho, alcançaremos a plena alegria e liberdade. Vamos ao encontro da Palavra com Jesus mestre que sobe a montanha para rezar e passa a noite toda em oração.
Retire-se ou busque um espaço de silêncio:


Para bem acolhermos os ensinamentos de Jesus, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante calma e contemple a atitude de Jesus. Por quê ele se retira para orar? O que a oração de Jesus provoca nas relações com as pessoas?
Disponha seu ser para que seja sempre orientado pelo Espírito Santo que habita em nós.

Evangelho: Lc 6,12-19 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado “o zelote”, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e se deteve num lugar plano. Havia ali um grande número de seus discípulos e uma imensa multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse de suas doenças. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

“A vida é feita de muitas decisões. A tomada de decisão faz parte do processo de crescimento e de amadurecimento. Quando uma decisão não é bem avaliada, os riscos são muitos. Antes de escolher os apóstolos, Jesus se retira para rezar. Ele não podia errar na escolha dos doze apóstolos. Como é importante a oração antes de qualquer escolha, decisão e planejamento! Jesus não procurou saber detalhes da vida de cada apóstolo. Conhecedor do coração humano, ele aposta na capacidade de cada um de construção, de transformação e de acolhida da proposta do Reino. Além de prepará-los minuciosamente, Jesus confere aos escolhidos o mesmo poder que recebeu do Pai. Há muito amor envolvido no chamado e no envio.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela. Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho. Confronte suas atitudes com os personagens do Evangelho e escute o que Jesus pede a você?
Para que missão você foi chamado/a por Jesus?
Sua oração deixa você mais assertivo em suas decisões?
Como seus sentimentos e atitudes se transformam após a oração? Avalie o poder da oração em sua vida.

Oração (Vida)

Oração para ajudar na tomada de decisões:

Senhor, como seríamos capazes de saber sem a tua sabedoria, aquilo que devemos fazer?
Que o dom do conselho nos revele com alegre certeza a Tua vontade em todas as coisas.
Oramos com confiança pelo teu espírito de sabedoria para que possamos nos questionar da forma certa e assim encontrar as respostas certas.
Dai-nos a graça de ter os pés no chão para ouvir melhor o que vem do céu. Nosso desejo é olhar para todas as coisas com os teus olhos e de acordo com os teus planos.
Liberta-nos de nossos planos e de nossa própria vontade.
Ensina-nos a discernir as expectativas daqueles que nos rodeiam,
Abandonar os julgamentos, dar a cada um uma chance de se expressar pois a tua vontade se manifesta no coração dos mais humildes entre nós.
Sabemos, Senhor, que tu falas através de nossas ações e através dos acontecimentos de nossa vida.
Ensina-nos a ouvir um ao outro e a meditar tudo o que nos acontece seguindo o exemplo de Jesus e de Maria.
Que o discernimento que te pedimos ajude nossa família e nossa sociedade a progredir e dar frutos bons. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Escreva ou verbalize em voz alta seu propósito.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- que ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Como é costume acontecer no Evangelho de Lucas, as grandes decisões tomadas por Jesus nascem de uma noite de oração. O local do encontro com Deus é a montanha, ambiente tradicional da manifestação do divino. Jesus está para realizar duas importantes ações. Dentre os seus vários discípulos, ele escolhe doze para enviá-los como missionários. É isso que significa apóstolo: enviado, missionário. Jesus escolheu este número de caso pensado: é o número das tribos e do novo povo de Deus. Em todas as listas do Colégio Apostólico, Pedro está em primeiro lugar; Judas Iscariotes, em último, como traidor. O ambiente é a Galileia: mais precisamente, em torno do lago de Genesaré. São homens concretos, com grandes virtudes e enormes fragilidades. A segunda decisão de Jesus diz respeito ao Sermão da Planície. Lucas o inicia com um sumário, no qual o evangelista sintetiza a pregação da palavra e as ações taumatúrgicas e libertadoras. A amplidão geográfica de onde provém a multidão é imensa: gente de toda a Judeia e do litoral de Tiro e Sidônia. A palavra de Jesus é confirmada por Deus, por meio dos milagres.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.