Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/11/2022

Santo André, Apóstolo, festa - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Rm 10,9-18 Salmo: Sl 19A(18) - Por toda a terra difundiu-se a voz de Deus.
evangelho
Deixando o barco e o pai, eles o seguiram - Mt 4,18-22

Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória do apóstolo André, irmão de Simão Pedro. Assim como Jesus chamou os primeiros discípulos chama também a mim, hoje. Chama a cada um pelo nome. Esse é o grande sinal de seu amor, querendo cada um, individualmente, bem perto de si, participando de seu projeto de Salvação.



Com o coração agradecido porque Deus nos ama e está conosco, pedimos que o Espírito Santo nos ajude a acolher e compreender a Palavra que vamos meditar. Repita algumas vezes a oração: “Meu Senhor e meu Mestre, abra meus ouvidos, abrasa meu coração para que eu siga tua voz em todas as decisões, em todos os passos de minha jornada”.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita o que diz o texto bíblico. O que muda na vida das pessoas quando Jesus entra na vida delas?

Evangelho de Mt 4,18-22 Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.

"Festejando, hoje, o apóstolo Santo André, recordamos como Jesus chamou seus primeiros discípulos e como a resposta deles foi pronta e generosa. São apresentados como modelos para todos nós, chamados a seguir Jesus. A escolha é sempre do Mestre, um gesto de amor e predileção de sua parte, e a resposta a seu convite há de ser como a de Simão, André, Tiago e João: imediatamente, deixaram tudo e o seguiram. Nossa resposta requer desapego e renúncia, para colocarmos o Reino de Deus em primeiro lugar. Eles deixaram as redes, o barco e o pai, uma representação dos laços que temos com o trabalho, os negócios e a família. A adesão ao Reino de Deus redesenha toda nossa vida ".(Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Quem é discípulo de Jesus está sempre atendo aos seus chamados. Como é minha prontidão e resposta aos chamados de Deus?
Como vivo minha vocação de batizado, na Igreja?
Minha adesão a Jesus Cristo me leva para o outro, me leva em missão, me faz discípulo enviado?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto.
Contemplo a vocação dos primeiros discípulos, sua adesão e fidelidade, e faço o propósito de alguma ação concreta, em prol do outro, por acreditar no Projeto de Jesus.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Sempre que a Igreja celebra um apóstolo, ela faz memória das bases da Igreja, pois esta está construída sobre os apóstolos. Na profissão se diz: “Igreja católica e apostólica”. Eles foram os primeiros evangelizadores e tiveram o privilégio de conviver com o próprio Senhor. Pouco se sabe sobre André. Mesmo assim se podem destacar duas coisas: 1) Ele chegou a Jesus pelo testemunho do Batista e, uma vez que o encontrou, testemunhou levando seu irmão Simão até o Messias (Jo 1,35ss). A fé se transmite pelo testemunho, e quem o recebe deve também dá-lo para que outros cheguem a Jesus. 2) André e seu irmão Simão abandonaram as redes e seguiram Jesus (Mt 4,18ss). Para ser apóstolo é preciso ter atitudes claras. A decisão deve ser radical. “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é feito para o Reino de Deus” (Lc 9,62). A Igreja tem a luz do Espírito Santo, mas, para ser efetiva, necessita do testemunho dos fiéis (At 1,6-8). Que a decisão firme do apóstolo e o seu exemplo ensinem a todos que ninguém pode ser cristão sozinho. Igreja significa povo reunido sobre a base dos apóstolos, em que todos precisam de todos e, por conseguinte, todos têm a tarefa de testemunhar a radicalidade da opção por Cristo e pelo Reino.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.