Fundo
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/12/2021

4ª Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Ml 3,1-4.23-24 Salmo: Sl 25(24) - Senhor, ensina-me tuas veredas.
evangelho
A mão do Senhor estava com ele - Lc 1,57-66

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Verdade)

João Batista veio com a nobre missão de apontar o Messias. Ele diz para nós, hoje, este é o Cordeiro de Deus. Assumamos, com Cristo, nossa história de agora, e sejamos nela uma resposta de fé e de esperança.
Evangelho: Lc 1,57-66 Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

“Nome estranho na família, João, em hebraico, significa: “Deus mostrou o seu favor”. Ele dá a conhecer a missão dessa criança. João Batista é fruto da intervenção divina, que privilegia os humildes e pequenos. Toda a sua vida adulta assinalará a fidelidade aos projetos divinos. A Palavra de Deus, que se tornara rara em Israel, desce sobre ele e anuncia que o Desejado das Nações já está no meio do povo. Os profetas anteriores apontavam um futuro de esperança: João garante que o futuro é agora. Por acreditar mais na natureza do que na força de Deus, Zacarias fica mudo. Ele também, libertado, começa a louvar o Deus da misericórdia, que traz, finalmente, a força da redenção. A luz do alto é definitiva.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Diz o texto que, “de fato, a mão do Senhor estava com ele.” Como eu percebo a mão do Senhor em minha vida? Sou agradecido(a) pela proteção e revelação que Deus manifesta em mim?

Oração (Vida)

Ó Espírito Santo, nossa luz e guia, vos pedimos: Quando os sinais de Deus não forem tão visíveis, vinde vós mesmo ser a minha luz e meu guia.
Vossos caminhos são verdade, são amor, suplico humildemente que envieis mensageiros em minha vida para me apontar sempre o caminho de Jesus.
Ajudai-me a corresponder à vocação que recebi no Batismo. Ajudai-me a me preparar bem para este Natal de Jesus.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo(a) de tua Palavra!

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

“Ó Emanuel, Deus conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador. Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!” Nasce o filho de Isabel e Zacarias. É o Precursor. Seu nascimento anuncia a chegada daquele que esperamos. Queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. O nome identifica a pessoa e sua missão. Que virá a ser este menino? Perguntavam parentes e vizinhos. Ele não veio para dar continuidade ao nome da família. Veio anunciar novos valores; por isso terá um novo nome. Não é preciso que ele se chame Zacarias, como seu pai, o que certamente honraria os dois. João é o seu nome, disse Isabel, confirmada por Zacarias. O nome de João significa que Deus é favorável. Deus cumulou Isabel com sua misericórdia, e os vizinhos se alegraram com ela. Alegria e misericórdia. Deus é graça. A graça está disponível. João vai anunciá-la.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.