Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/06/2020

9ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Tm 4,1-8 Salmo: Sl 71(70) - Minha boca anunciará tua justiça.
evangelho
A viúva, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver - Mc 12,38-44

Ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor”. Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Deus vê o que está por dentro de cada um de nós. Jesus que sempre voltou seu olhar aos pobres, aos doentes e sofredores, soube ver a pobre viúva que depositava no templo o pouco que tinha. Motivados pelo exemplo desta viúva que depositou apenas duas moedas no cofre do templo, somos convidados, neste dia, a tornar nossa vida uma oferta generosa aos irmãos e a entregar tudo nas mãos de Deus. A exemplo da viúva queremos cumprir nossa missão cristã com alegria e generosidade.


Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Quais palavras do texto chamaram sua atenção? A quem Jesus está se dirigindo? Qual ensinamento Jesus quer transmitir com o exemplo da viúva? Qual é a crítica feita por Jesus?

“Nossos melhores atos podem ser roídos pela vaidade, pela rotina e por outras limitações humanas. A hierarquia religiosa dos tempos de Cristo gostava de aparecer e muitas de suas ações eram demonstrações de egoísmo. Eles podiam dar muitas esmolas, por vezes com dinheiro suspeito. Por sua vez, a viúva deu sua humilde contribuição discretamente. Ela deu mais que todos os outros; ela deu tudo, em silêncio e na alegria. E na cotação da bolsa sobrenatural, as duas moedinhas superaram as barras de ouro. Deus não conta nossas ações, ele as pesa. Ele não olha o quanto damos, mas como damos. Deus aceita a nossa medida, qualquer que seja, desde que dada com alegria. As duas pequenas moedas representam também nosso dia a dia.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para a minha vida? De que forma o gesto da pobre viúva serve de exemplo? Sei ofertar o que tenho e partilhar o que sou com generosidade? Confio na providência de Deus?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa emérito Bento XVI, 2007).

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

"Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Todos os cristãos enviam saudações.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito santo estejam com todos vocês".(2 Cor 13,12).

Ir. Carmen Maria Pulga

Você já ajudou alguém hoje? Partilhou com alguém o seu parco dinheirinho? Não deixe de fazê-lo. Também, na igreja, faça sua oferta na coleta, no cofre, tudo para a glória de Deus e o bem dos necessitados. Pratique a partilha dos bens materiais com humildade e em silêncio. Faça o bem sem olhar a quem, sem muitas perguntas, ou sem nenhuma, mas sempre, como ensina o Papa Francisco, com um sorriso no rosto, com um olhar que aproxima. O que vão fazer com a sua doação? Supõe-se que o dinheiro da igreja seja bem aplicado. Na realidade, nas igrejas católicas ele não é muito e há sempre muito a pagar e muita doação a ser feita. Alguém talvez diga que não se dê dinheiro ao pedinte, porque ele vai beber. De fato, ele não recebeu uma educação esmerada num colégio. No entanto, o último capítulo dos Provérbios diz para “dar licor ao moribundo, e vinho aos amargurados: bebam e esqueçam-se da miséria, e não se lembrem de suas penas”. Quem não deve beber são os governantes, diz o mesmo Livro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.