Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/07/2020

15ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Is 7,1-9 Salmo: Sl 48(47) - Deus fundou-a para sempre.
evangelho
Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! - Mt 11,20-24

Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que a tua!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Mais uma vez a Palavra de Jesus nos questiona e ilumina nossa caminhada cristã.
Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e procure compreender seu sentido. Deixe que a palavra ressoe, faça ressonância em seu coração....
Quais palavras chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o convite central do texto? A quem ele se dirige?

“Quem muito recebeu, muito terá que devolver. A pregação de Jesus não foi aceita da mesma maneira por todos. Enquanto pagãos surgiam do nada para acolher a Boa-Nova, locais onde ele pregara e realizara grande sinais fecharam-se em si mesmos. Exemplo típico é Cafarnaum, localidade onde Jesus se estabeleceu. O que aconteceu com essas cidades pode acontecer conosco. Santo Agostinho dizia: “Tenho receio de que Jesus passe e não volte”. A ocasião perdida é para sempre. Deus tem misericórdias infinitas, mas o tempo é breve. Mais ainda: uma graça acolhida atrai outras graças. Uma escolha benfeita prepara o caminho para outras escolhas felizes. O coração é a terra onde a semente cai e deve frutificar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer...

Qual caminho Ele me indica? Meditando e orando com esta Palavra escuto algum “Aí de ti...”? Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração apresentando ao Senhor suas preces e pedidos. Reze pelas necessidades do povo de Deus, por aqueles que sofrem lutando pela vida e buscando a paz, o amor e a saúde.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra do Evangelho se tornará vida em sua vida neste dia?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Terminado o Discurso Missionário, seguem-se dois capítulos narrativos. O evangelista apresenta João Batista e coloca na boca de Jesus invectivas contra Corazin, Betsaida e Cafarnaum, aldeamentos judaicos contrapostos às cidades pagãs de Tiro e Sidônia, e à pecadora Sodoma. Os habitantes de Tiro, Sidônia e Sodoma terão um julgamento mais suave do que os moradores das cidades judaicas de Corazin, Betsaida e Cafarnaum. Por quê? Porque, se os milagres feitos nestas tivessem sido feitos naquelas, elas teriam se convertido, enquanto as cidades agraciadas não perceberam a graça que lhes fora concedida. Já se disse que corre mais risco de salvação o pároco do que os pecadores de sua freguesia. De fato, aquele que recebeu a revelação e a estudou não tem desculpa. Desculpa pode ter o ignorante sem culpa. É ignorante por não ter sido instruído por quem sabia! Os cristãos são herdeiros das promessas feitas a Israel. Ambos são responsáveis diante da humanidade, “que geme em dores esperando a manifestação dos filhos de Deus”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.