Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/08/2020

21ª Semana do tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Ts 3,6-10.16-18 Salmo: Sl 128(127) - Feliz quem teme o Senhor.
evangelho
Ai de vós, escribas e fariseus - Mt 23,27-32

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Vós, pois, completai a medida de vossos pais!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



O que diz o texto bíblico? “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão!”
Faça a leitura calmamente, quantas vezes julgar necessário. Nesta etapa da leitura orante, é importante que você compreenda a mensagem central do Evangelho. Para auxiliar sua compreensão, destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa e procure identificar o tema central do texto.

Leitura (Verdade)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a). Qual palavra do Evangelho mais me chamou atenção?

“Caiar os sepulcros era a prática que servia para advertir as pessoas de evitar tocá-los para não contrair uma das mais sérias impurezas previstas na Lei. A acusação de Jesus ganha densidade ao minimizar a escrupulosa observância da lei. Aqueles que matavam os profetas eram geralmente reis e seus oficiais. Ao rejeitar os mensageiros de Deus, incluídos João Batista e o próprio Jesus, os fariseus e escribas colocam-se no mesmo nível de responsabilidade. É cada vez mais acentuado o conflito entre Jesus e os escribas e fariseus. A dureza das palavras de Jesus tem sua razão de ser na incoerência deles: justos na aparência, mas repletos de hipocrisia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? No Evangelho, vemos que Jesus não tem medo de chamar os fariseus e os escribas de hipócritas, de fingidos, por viverem uma falsa conversão, continuando como cegos e surdos. Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento? A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hipócritas! Aplicam regras para os outros sem aplicá-las a si mesmos nem aos de sua preferência. “Aos amigos tudo, aos outros, a lei.” São Mateus transcreve uma crítica contundente à primeira comunidade cristã, formada de judeus, para seus contemporâneos também judeus. “Os verdadeiros judeus, diziam os cristãos, somos nós.” Preparando-nos para ouvir o Sermão do Fim dos Tempos, as críticas aos fariseus e aos escribas dão-nos a oportunidade de um bom exame de consciência. Ao lermos e meditarmos o que escreve São Mateus, pensemos em nós, os atuais agentes da história. Escribas e fariseus antigos já passaram. Lidamos agora com os atuais e vemos que a história se repete. João Batista nos preparou para o dia do Juízo Final. O fim do ano litúrgico e o Advento descrevem a vinda gloriosa do Filho do Homem para o julgamento dos vivos e dos mortos. Imagine que se diga a você tudo o que está escrito no capítulo 23 de Mateus? Hipócritas, sepulcros caiados, belos por fora, podres por dentro, cheios de hipocrisia e injustiça, filhos dos que mataram os profetas. Tiremos a máscara para descansar o rosto!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.