Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/05/2025

4º Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 13,13-25 Salmo: Sl 88(89) - Quero cantar sempre as lealdades do Senhor.
evangelho
Amém, eu vos digo: quem recebe aquele que eu envio, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” - Jo 13,16-20

“Amém, amém, eu vos digo: o servo não é maior que seu senhor, nem o apóstolo maior que aquele que o enviou. Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes. Não falo de todos vós; sei quem são aqueles que escolhi, mas é para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que come comigo o pão levantou contra mim seu calcanhar’. Desde agora eu vos falo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que Eu Sou. Amém, amém, eu vos digo: quem recebe aquele que eu envio, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Jesus, no Evangelho, volta a nos falar de amor: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”




Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”.

Leitura (Verdade)

A Palavra nos faz compreender a História da Salvação presente em nossa história humana.
Observe e verbalize os conselhos e pedidos de Jesus nesse Evangelho.

Evangelho: Jo 13,16-20 “Amém, amém, eu vos digo: o servo não é maior que seu senhor, nem o apóstolo maior que aquele que o enviou. Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes. Não falo de todos vós; sei quem são aqueles que escolhi, mas é para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que come comigo o pão levantou contra mim seu calcanhar’. Desde agora eu vos falo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que Eu Sou. Amém, amém, eu vos digo: quem recebe aquele que eu envio, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

“Os conselhos do Senhor explicam o gesto de deixar o manto, abaixar-se, lavar e secar os pés dos discípulos antes da ceia pascal. Era serviço de escravos, e ele esclarece que é perfeitamente possível ao patrão descer ao nível do escravo; e, a quem envia, ao nível de quem é enviado. Quem age assim, contrariando as convenções do mundo, encontrará grande paz e felicidade. Além disso, apesar das fragilidades e do risco de traí-lo, o Senhor acrescenta que ele mesmo estará sempre presente quando alguém acolher de todo o coração a um discípulo ou mensageiro por ele enviado. E as personagens que Jesus envia são de onde menos se imagina ou se espera, e podem bater à nossa porta, com recados do Senhor.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O amor é meta sublime, porém, em nosso tempo, tornou-se um termo bastante gasto. O amor não é uma paixão passageira, apenas. O amor é compromisso, é construção, é dedicação, é gratuidade, é esforço para que vivamos bem e nos realizemos como pessoas, todos como servos e irmãos uns dos outros. Além disso, é luta, dor, desprendimento, diligência, sofrimento e superação de si próprio.
Deixe-se provocar pela palavra e pela ação de Jesus.
Avalie sua caminhada neste sentido. Como sua vida se aproxima da proposta de Jesus?
Jesus foi claro: “O servo não é maior que seu senhor... Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes”. Como você experimenta a alegria de servir gratuitamente? Você já degustou esta experiência de servir, tão somente, com amor gratuito?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do Evangelho?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois do exemplo de serviço, doação e humildade na cena do lava-pés, Jesus continua instruindo seus discípulos acerca do essencial para seu seguimento. A lógica do Senhor é bem diferente do mundo. Não há espaço para o destaque, para os primeiros lugares, nem mesmo para ser maior que o próprio Senhor. Na condição de servos, os discípulos encontram sua realização e plena felicidade no amor e no serviço uns aos outros. Dentre eles, um não adere a essa proposta. Jesus sabe disso, pois conhece profundamente os seus. Quer dar uma chance até o último momento. A traição é dita ainda de forma velada. No meio da comunidade cristã, chamada a viver o amor recíproco, lamentavelmente ainda se vê em alguns a negação desse projeto. O pecado da traição, por mais que seja escandaloso, não pode ter força para desanimar a caminhada de fé. É preciso receber os enviados de Deus, chamados a anunciar o Reino ao mundo, mesmo sujeitos às quedas. Acreditando na presença salvífica do Senhor, sigamos com coragem na missão que ele nos deu!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.