Fundo
Domingo, 06 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/06/2024

10ª Semana do Tempo Comum - Ano - Verde
1ª Leitura: 1Rs 18,20-39 Salmo: Sl 16(15) - Vós me ensinais vosso caminho para a vida.
evangelho
Aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus - Mt 5,17-19

A Palavra deve nos inquietar e nos fazer cumprir em nossa vida o que ela nos ensina,

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, que em sua Palavra nos alimenta, nutre, fortalece na caminhada e nos indica o caminho da vida plena.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”


A Palavra deve nos inquietar e nos fazer cumprir em nossa vida o que ela nos ensina, não por obrigação, mas com amor. Jesus vai além da Lei como preceito para abrir um horizonte sem limites, que é a lei do amor.

Leitura (Verdade)

Ouvindo o que o Senhor nos diz, acolhendo seu ensinamento, saberemos para onde ir e o que devemos fazer.

Evangelho: Mt 5,17-19 “Não penseis que vim para anular a Lei e os Profetas. Não vim para anular, mas para dar pleno cumprimento. Amém, eu vos digo: enquanto o céu e a terra existirem, não será descuidada nem a menor letra da Lei, sequer um simples acento, até que tudo seja realizado. Aquele que se isentar de um só desses mandamentos menores e ensinar assim aos homens será chamado menor no Reino dos Céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.”

“A Lei e os profetas são o Antigo Testamento. Jesus realiza plenamente a Lei a partir da centralidade do mandamento do amor, pois, dos dois mandamentos do amor a Deus e ao próximo dependem toda a Lei e os profetas. A essência da lei divina tem o mesmo objetivo: a vivência do amor que confere ao homem feito à sua imagem e semelhança a oportunidade de ser feliz e fazer feliz o seu semelhante. Por isso é que Jesus, dirigindo-se ao povo, diz que ele veio dar o sentido pleno aos princípios básicos da lei divina: “Amor a Deus sobre todas as coisas e amor ao próximo como a si mesmo”. Se deixarmos que Deus realize em nós sua oferta de salvação, poderemos também ajudar outros a encontrar essa felicidade.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Precisamos distinguir o que é essencial em nossa fé cristã e o que é acidental.
Em sua conduta, você costuma fazer este discernimento: este gesto, esta palavra ou prática me deixa melhor, edifica os que me cercam, é motivo de louvor a Deus, ou é apenas uma observância social que, por vezes, pode apenas me envaidecer? Ou o que seria condenável, escandalizar os outros?
O fundamento de toda a minha conduta é o amor cristão?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado/a, por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele com confiança, faça a sua oração....

Contemplação (Vida e Missão)

Quem ensina e faz o bem vive em paz e na alegria. Como você quer viver este dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Lei e os Profetas são o Antigo Testamento. Jesus diz que não veio abolir o que está escrito na Bíblia Sagrada dos judeus. Ele veio cumpri-la totalmente. Seus mandamentos continuam válidos, devem ser obedecidos e ensinados. Jesus fala como quem conhece a Lei de Moisés e a interpreta corretamente. Seus discípulos devem ouvi-lo. Segundo o Evangelho de São Mateus, Jesus está na montanha anunciando os princípios fundamentais sobre os quais se constrói a vida nova que ele veio trazer. Apresenta uma síntese de seu programa. Por aqui entram os que querem segui-lo. Embora todos os escritos do Novo Testamento deixem claro que a vinda de Jesus ao nosso mundo constitui a inauguração de algo totalmente novo, Mateus se esforça para mostrar que o ensinamento moral de Jesus é a culminação da Lei Mosaica sem rupturas. O que os judeus piedosos do passado observaram, os seguidores de Jesus Cristo continuam observando. No entanto, a autêntica interpretação de Jesus deixa de lado tradições e preceitos para se ater ao genuíno mandamento de Deus. Ao dar cumprimento à Lei, Jesus não veio acrescentar o que lhe faltava, mas fazê-la alcançar a sua plenitude. Jesus se sente muito à vontade para não se submeter a preceitos decorrentes da tradição e devolver-lhes o significado original.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.