Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/03/2023

2ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 1,10.16-20 Salmo: Sl 50(49) - A quem se põe a caminho farei ver a salvação.
evangelho
Aquele que se humilhar será enaltecido - Mt 23,1-12

Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos, dizendo: “Na cátedra de Moisés tomaram assento os escribas e os fariseus. Portanto, fazei e observai tudo o que vos disserem; mas não imiteis suas ações, pois eles dizem, mas não fazem. Atam fardos pesados, difíceis de transportar, e os põem nos ombros das pessoas, mas eles mesmos não querem empurrá‑los nem com um dedo. Fazem todas as suas ações para chamar a atenção das pessoas: alargam seus filactérios e alongam as franjas; gostam dos primeiros lugares nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nos lugares públicos e de ser chamados de ‘rabi’ pelas pessoas. Vós, porém, evitai ser chamados de ‘rabi’, pois um só é vosso mestre, e vós todos sois irmãos. E não chameis a ninguém de vosso ‘pai’ na terra, pois um só é vosso Pai celeste. Evitai ser chamados de ‘guias’, porque vosso guia é um só, o Cristo. O maior de vós será vosso servidor. Aquele que se enaltecer será humilhado, e aquele que se humilhar será enaltecido”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A religião fundada apenas em ritos e cumprimento de normas e preceitos está longe do Evangelho de Jesus. Abramos nossos ouvidos e nosso coração para a Palavra.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Mt 23,1- Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos, dizendo: “Na cátedra de Moisés tomaram assento os escribas e os fariseus. Portanto, fazei e observai tudo o que vos disserem; mas não imiteis suas ações, pois eles dizem, mas não fazem. Atam fardos pesados, difíceis de transportar, e os põem nos ombros das pessoas, mas eles mesmos não querem empurrá‑los nem com um dedo. Fazem todas as suas ações para chamar a atenção das pessoas: alargam seus filactérios e alongam as franjas; gostam dos primeiros lugares nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nos lugares públicos e de ser chamados de ‘rabi’ pelas pessoas. Vós, porém, evitai ser chamados de ‘rabi’, pois um só é vosso mestre, e vós todos sois irmãos. E não chameis a ninguém de vosso ‘pai’ na terra, pois um só é vosso Pai celeste. Evitai ser chamados de ‘guias’, porque vosso guia é um só, o Cristo. O maior de vós será vosso servidor. Aquele que se enaltecer será humilhado, e aquele que se humilhar será enaltecido”.

“O convite à humildade recebe destaque nos ensinamentos de Jesus. Para ressaltar o que não combina com o seguimento, ele faz algumas observações em relação à postura dos fariseus. A transparência e a autenticidade fazem parte das atitudes de todos os que seguem Jesus, em todos os tempos. Os defensores da lei judaica tinham facilidade para colocar pesados fardos jurídicos nas costas do povo humilde, enquanto eles viviam apenas de aparências. Ser cristão é ser capaz de eliminar a distância entre as palavras e as ações. Somente os humildes são capazes de viver de forma leve e transparente, pois sabem servir e jamais se exaltam diante dos demais. No serviço aos demais, está a alegria de viver”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releia o texto com muita atenção, repasse-o em sua mente, desejando que toque o seu coração. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.
Que sentimentos brotam em mim ao meditar estes ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração.
Ore pelos que não conhecem a paz e a alegria da intimidade com Deus.....
Ore pelas pelas muitas necessidades humanas: de reconciliação, justiça e solidariedade.

Se desejar conclua com esta oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoa-me os limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço o desejo de seguir teus ensinamentos e peço que me fortaleças para ser fiel ao meu propósito.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?
Sugestão: Viver com autenticidade e coerência, produzindo frutos na Igreja e na sociedade.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os mestres da Lei quase sempre são do grupo dos fariseus. Às vezes, são chamados de doutores ou de escribas. Eles são responsáveis pela interpretação correta da Lei mosaica. Por isso, estão muito presentes no ambiente sinagogal. O povo deve respeitar sua autoridade, ouvi-los e seguir o que dizem, mas não fazer o que eles fazem, pois são hipócritas e colocam fardos pesados sobre os ombros das pessoas simples, porém não os carregam. Eles vivem de aparência e de exterioridade: franjas, borlas e filactérias nas roupas; lugares de honra nos banquetes e sinagogas; cumprimentos em praça pública; o desejo de serem chamados de mestre. Como se percebe, eles dominam todos os ambientes da convivência social, sempre buscando benesses e reconhecimento exterior. Para Jesus, o poder é diferente: o maior é aquele que se faz servidor de todos. Assim se compreende o dito final utilizado por Jesus: “Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.