Fundo
Sábado, 06 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/12/2021

4ª Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a Salmo: Sl 33(32) - Exultai, justos, no Senhor.
evangelho
Bendito é o fruto do teu ventre! - Lc 1,39-45

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!"

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Dos lábios de duas mães que se encontram, sobe ao céu um cântico de gratidão pela ação salvífica de Deus junto de seu povo.


Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos mostra Maria e Isabel, duas mulheres, Mães expressando a sua vivência com a Palavra de Deus e partilhando o mistério divino. “Faça a leitura do texto destacando os pontos que mais lhe chamaram atenção.

Evangelho: Lc 1,39-45 Naqueles dias, Maria partiu apressadamente se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”

“Maria, ungida como mãe do Messias, toma uma decisão corajosa. Deixa Nazaré e vai para a pequena aldeia de Ain Karin em visita a Isabel. Trata-se de uma distância superior a 150 quilômetros de deserto. Lucas assinala que ela partiu apressadamente. É a visita de uma missionária, que leva Jesus; é a visita de uma mulher grávida, que se coloca a serviço da também grávida e envelhecida Isabel. As duas mulheres partilharam os mistérios de Deus, Senhor até do Impossível, que escolhe os últimos da sociedade como alicerces do Reino. É Deus que dispersa os soberbos, derruba tronos e eleva os humildes. O Natal é a festa do Deus da Vida e do Amor; é a grande festa dos “pobres de Javé”. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Diante da saudação de Maria, Isabel expressa o que o Espírito Santo lhe fala. O que o Espírito de Deus fala, neste momento, dentro de você?
Que significado está tendo o Natal, hoje, 21 de dezembro de 2021?

Oração (Vida)

Com Maria, a mulher que acolheu fielmente a Palavra, rezemos: “Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 60).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Olhando para seu interior, qual sentimento a Palavra despertou em você? O que o Espírito o(a) inspira a viver neste dia?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Ó Sol nascente justiceiro, resplendor da Luz eterna: Oh, vinde e iluminai os que jazem entre as trevas e na sombra do pecado e da morte estão sentados!”. O “Ó” circular se duplica e dois “Ós” se encontram em ventres circulares que conceberam, um o fruto bendito, que é a Luz, outro o Precursor, que é o testemunha da Luz. “O primeiro círculo, que é o mundo, contém dentro em si todas as coisas criadas; o segundo, incriado e infinito, que é Deus, contém dentro de si o mundo; e o terceiro, que hoje nos revela a fé, contém dentro de si o mesmo Deus” (Padre Vieira). “Bendito é o fruto do teu ventre”, exclama Isabel extasiada diante da Mãe do seu Senhor. E a criança pula de alegria em seu ventre circular. Naquele dia houve luz e alegria nas montanhas de Judá, e “o povo que andava nas trevas pôde ver uma grande luz”. O fruto bendito do ventre de Maria é o Sol nascente, resplendor da luz eterna. Feliz aquela que acreditou. “Faça-se conforme você acreditou”, dirá seu Filho mais tarde aos que lhe pedirão um milagre. Maria, a aurora da manhã, acreditou, e apareceu Jesus, o Sol, com todo o esplendor, trazendo luz aos que jazem nas sombras do pecado e da morte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.