Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/02/2020

5ª feira depois das Cinzas - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dt 30,15-20 Salmo: Sl 1 - O Senhor protege a caminhada dos justos.
evangelho
De que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo? - Lc 9,22-25

E explicou: “É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar”. Depois, Jesus começou a dizer a todos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará. Com efeito, de que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Eis o tempo propicio, o tempo de Deus em nossa história. O Senhor volta seu olhar misericordioso para nossa humanidade e nos chama à conversão.
“Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar.”
Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fazemos.Amém.

Leitura (Verdade)

Qual a proposta de Jesus neste Evangelho?
“O caminho de Jesus não favorece o comodismo nem lei do menor esforço. A opção por ele passa pela liberdade: “Se alguém quiser me seguir…”. Aceita a proposta, surgem três passos para atingir o objetivo: renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Renunciar a si mesmo significa assumir novos critérios e novo modo de agir. Tomar a cruz passa pela renúncia, pelas escolhas por vezes difíceis e que contradizem o modo comum de pensar. Perder a vida implica deixar os próprios projetos e assumir os ensinamentos do Mestre, sobretudo nas bem-aventuranças. O tempo que perdemos com as exigências do Reino e com o serviço ao próximo é o tempo usado de maneira inteligente. Esse tempo não é perdido, mas ganho.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como eu carrego minha cruz? Em que tipo de felicidade aposto minhas ações? Como são minhas motivações, tanto na dor como na alegria? Qual o legado que deixamos com nosso viver?

Oração (Vida)

Jesus dá-nos força. Força para abraçar a minha cruz e força para abandonar tudo o que se enrosca nela, apenas para torná-la pesada. Ajudá-me a seguir teus passos, a nunca sair de teu caminho. Que eu possa proclamar com confiança: ‘É feliz quem a Deus se confia!’ (Sl 1).

Contemplação (Vida e Missão)

Retomo as atitudes que me propus na preparação a Páscoa. Proponho-me também a participar das atividades e preces da comunidade.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus sofreu fisicamente e foi rejeitado. A rejeição é certamente mais dolorosa do que a dor física, e deixa mágoas. Se a sua cruz está pesada, renuncie a si mesmo e será mais fácil carregá-la. Deixe de ser o centro das preocupações, esqueça um pouco de si mesmo e coloque sua causa nas mãos do Pai. Dizia o Irmãozinho Arturo Paoli que as palavras de Jesus: “Quem quiser salvar a sua alma, deve perdê-la” é um conselho radical. “Quer livrar-se da angústia? Perca a sua alma, assim a angústia não saberá onde pousar”. Jesus sofreu, por isso compreende a nossa dor. Entre na dor de alguém que lhe é próximo, ou de alguém que está distante, e “sinta como é belo viver quando se ama, quando a vida não é mais nossa”, concluía Arturo. “Que adianta ganhar o mundo inteiro e acabar se perdendo?” A vida é cheia de contrariedades. Deixe, por um instante, de ser o personagem contrariado e viva o momento presente como ele é. “Quem perder a vida por causa de mim, a salvará”. Perder a vida pode significar ser morto por causa de Cristo e de seu Evangelho. É a sorte dos mártires. Pode também significar a libertação dos pensamentos que povoam a mente e tornam a cruz mais pesada. Comprometa-se já com a vida sem se deixar abater pelos aborrecimentos e pelas aflições.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.