Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/01/2020

Batismo do Senhor, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 42,1-4.6-7 Salmo: Sl 29(28) - Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! 2ª Leitura: At 10,34-38
evangelho
Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu - Mt 3,13-17

Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. Mas João queria impedi-lo, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!” E João deixou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos a festividade do Batismo de Jesus. Coloco-me na presença de Deus e acolho sua comunicação de vida: a manifestação de seu Filho muito amado. Faço o sinal da cruz dando morada em meu ser à Santíssima Trindade. Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, Amém

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? "Tu és o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado" . Procuro silenciar minha mente, meu coração para compreender a profundidade deste Evangelho. Leio novamente o texto e destaco os verbos de ação e os personagens que aparecem na narrativa.
"Jesus assumiu a natureza humana, marcada pelo pecado. Ele é o Cordeiro de Deus que carrega todo o pecado do mundo. Nas águas do rio Jordão, os dois Testamentos se encontram. As profecias do passado, agora, recebem plena confirmação. Não mais como ameaças à humanidade pecadora, mas como acolhida por parte do Pai. No Batismo de Jesus se apresentam três elementos: a abertura dos céus, a suave vinda do Espírito Santo e a declaração da identidade de Jesus. Ele é confirmado como Filho de Deus e fica habilitado a assumir sua missão messiânica. A partir daí, Jesus vai morar em Cafarnaum, importante centro comercial. Ele anuncia o Reino, convida à conversão e chama os primeiros discípulos." ((Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Que caminho a Palavra deste Evangelho me indica? Escuto o que Deus quer me falar por meio da Palavra?

Oração (Vida)

O que o texto me leva dizer a Deus? Em oração deixo meu coração falar com Deus. Agradeço ao Pai a revelação de sua humanidade em seu Filho Jesus. Agradeço a graça do sacramento do Batismo. Agradeço meus pais e padrinhos. Celebro com gratidão o meu Batismo. Rezo pela Igreja e por todos os batizados.

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos nasceram em mim ao contemplar o Batismo de Jesus? Qual atitude proponho-me a viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Terminamos o Tempo do Natal. Jesus é batizado e inicia sua vida pública. Ele ensina, cura, forma discípulos, mostra ao mundo o amor do Pai. O que dizem os evangelistas sobre o Batismo de Jesus? Todos eles descrevem a cena de Jesus sendo batizado por João Batista, mas cada um segundo a própria visão teológica do que está acontecendo. Marcos é sintético e rápido: Jesus vem de Nazaré da Galileia e é batizado por João no rio Jordão; quando sai da água, vê os céus se abrindo e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele; vem então uma voz dos céus, que diz: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”.
No relato de Mateus, antes do Batismo João tem uma conversa com Jesus para convencê-lo de que ele, João, é quem deve ser batizado, e não o contrário. Respondendo-lhe, Jesus diz: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!”. E João concorda. Em Marcos, a voz que vem do céu se dirige diretamente a Jesus: “Tu és o meu Filho amado”. Em Mateus, a frase é demonstrativa: “Este é o meu Filho amado”. O céu, então, se abre e o Espírito desce como uma pomba. Lucas menciona o povo que tinha sido batizado, Jesus em oração e o Espírito que desce em forma corporal, como pomba. Os outros parecem dizer que o Espírito desceu como uma pomba. Lucas afirma que desceu na forma de uma pomba. A voz que vem do céu fala diretamente com Jesus e lhe diz: “Eu, hoje, te gerei”. Curiosamente, João Batista não aparece na cena. Já o evangelista São João destaca em seu Evangelho o testemunho de João Batista e também que veio batizar Jesus para que fosse manifestado a Israel. Assim como a Epifania, o Batismo é um momento forte de manifestação do Salvador. No testemunho de João, o Batista afirma que viu o Espírito descer; Mateus e Marcos dizem que foi Jesus quem o viu. De qualquer modo, para João Batista, este foi o sinal de que Jesus é o Filho de Deus, que batiza no Espírito Santo, e nesse momento passa a conhecê-lo. Jesus viu o Espírito, e João Batista também, e então João o conhece como aquele que devia vir. Ele é o Filho de Deus, o Messias prometido.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.