Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/07/2025

Bem - aventurada virgem Maria do Monte Carmelo - Ano C - Branca
1ª Leitura: Zc 2,14-17 Salmo: (Sl)Lc 1,49 - O Poderoso fez coisas grandiosas para mim.
evangelho
Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”. - Mt 12,46-50

Ele estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos apresentaram-se do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Renova minhas forças, dá-me um coração generoso e uma fé profunda para que eu acredite na tua Palavra e uma vontade forte de agir corretamente.
Senhor, quando eu estiver confuso/a, guia-me; quando eu me sentir fraco/a, fortalece-me; quando eu estiver cansado/a, enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.
Memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”


Leitura (Verdade)

Leia e medite o Evangelho com o coração desarmado e confiante como fez Maria ao disser o seu Sim à Palavra de Deus.

Evangelho: Mt 12,46-50 Jesus estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos apresentaram-se do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

“A vontade do Pai é que a terra seja uma família e que os seres humanos sejam irmãos e irmãs de seu Filho Amado, Jesus Cristo. A condição para ser da família de Deus é escutar e pôr em prática a palavra do Mestre. E a Palavra consiste no ensinamento de como tratar a todos como irmãos e irmãs. Tudo mais simples e mais acessível do que se imagina! O relato dessa linda cena de Mateus traz ainda uma personagem especial, a mãe do Senhor. É óbvio que sem mãe não existe família. A mãe de Jesus, nos Evangelhos, é a primeira que se faz irmã e discípula do Senhor, porque escuta, guarda no coração, confia e pratica a vontade do Pai. Por isso, Maria é também mestra da fé de quem nela confia como filho ou filha.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Foi bom ouvir essas palavras de Jesus: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e minha mãe”. Agora perguntemo-nos: Como eu faço a vontade do Pai de Jesus, que é nosso Pai, pois ele nos ensinou a rezar “Pai-nosso”.
Um sinal de que estamos na vontade do Pai é nossa intimidade com Jesus, nossa fé nele e nossa ação no seguimento de sua proposta de vida.
De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus?
Seu testemunho é de irmão/ã de Jesus?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Peçamos a Maria, que nossos pensamentos se inspirem no Evangelho de seu Filho Jesus e se tornem fonte de luz a iluminar nossos irmãos.

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como você quer estar próximo de Jesus neste dia? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A pregação de Jesus vai arrebanhando muita gente. Sua casa agora é cada povoado que acolhe a Boa-Nova. Não há mais espaço nem tempo para reclinar a cabeça. Ele deixa sua família natural para se dedicar à evangelização. É rejeitado pelos seus compatriotas e pelos líderes de sua religião. Mas surge uma nova família que ultrapassa os laços sanguíneos e as tradições religiosas. Longe de negá-las, Jesus apresenta a proposta do Reino e faz o chamado a segui-lo. A mãe e os irmãos que estão do “lado de fora” não são renegados, mas convidados a inserir-se na nova comunidade de fé, cuja base é fazer a vontade do Pai. Mãe, irmãos, discípulos e todo aquele que se abrir à Palavra de Deus serão todos irmãos de uma nova família que tem um mesmo Pai. Através do Filho, tornamo-nos filhos de Deus, chamados a estar junto dele. A exemplo de Maria, verdadeira discípula, hoje celebrada com o título de Nossa Senhora do Carmo, sejamos obedientes e dóceis ao Espírito Santo para discernir a vontade de Deus e estar de prontidão para realizá-la, sobretudo no amor uns aos outros, como verdadeiros irmãos.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.