Fundo
Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/01/2025

Santíssimo Nome de Jesus - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,29–3,6 Salmo: Sl 97(98) - Cantai ao Senhor um canto novo.
evangelho
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. - Jo 1,29-34

No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Eu não o conhecia, mas, para que fosse manifestado a Israel, eu vim batizar com água”. João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, este me disse: ‘Sobre quem vires o Espírito descer e permanecer sobre ele, ele é aquele que batiza com o Espírito Santo’. E eu tenho visto e dado testemunho de que ele é o Filho de Deus”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do pai, do Filho e do espírito Santo. Amém.
Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.




Coloque-se como discípulo/a ao lado de João Batista. E veja Jesus vindo ao seu encontro. João anuncia: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!' Fique em contemplação com esta cena e acolha a Palavra de Deus com humildade e fé.

Leitura (Verdade)

Em João o Batista não aparece batizando o Messias, mas o indica solenemente: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Ele “tira” ou “elimina” o pecado do mundo, tomando-o sobre si. Em João, esse pecado não é só um ato individual nem a soma de muitos pecados, mas Jesus é o Cordeiro pascal e Servo Sofredor que desarma as ciladas do antigo inimigo, o diabo.

Evangelho: Jo 1,29-34 “No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele é aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Eu não o conhecia, mas, para que fosse manifestado a Israel, eu vim batizar com água”. João testemunhou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre ele. Eu não o conhecia, mas aquele que me enviou para batizar com água, este me disse: ‘Sobre quem vires o Espírito descer e permanecer sobre ele, ele é aquele que batiza com o Espírito Santo’.”

João Batista disse ao povo, apontando ao Senhor: “Eis o cordeiro de Deus”. Alguns seguiram Jesus, outros o ignoraram. O mundo no qual vivemos aponta para as mais variadas personagens e propostas, umas justas e atraentes, outras absurdas e violentas. Pessoas dizem ter visto e escutado mensagens do céu e corremos o risco de crer em tudo, na procura de aliviar nossas angústias e esclarecer nossas dúvidas. Mas, no fundo do coração, ouvimos quem anuncia Jesus Cristo, Filho de Deus, que deu a vida para nos libertar e salvar. Só ele, o Filho, vai à nossa frente rumo ao Pai. Mas nós também podemos, como João e pela força do Espírito Santo, apresentá-lo a quem não o conhece. (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

João viu e deu testemunho. Ele identificou, no homem simples de Nazaré, o Filho de Deus por orientação divina: “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. E “o que significa para a Igreja, para nós hoje, ser discípulos de Jesus, Cordeiro de Deus? – pergunta o Papa Francisco. “Significa pôr no lugar da malícia, a inocência; no lugar da força, o amor; no lugar da soberba, a humildade; no lugar do prestígio, o serviço”.
Como é meu testemunho sobre Jesus?

Oração (Vida)

Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele. Neste momento de oração, louve e agradeça ao Senhor sua presença de amor. Com muita simplicidade, apresente a ele suas preces e as realidades que você deseja que ele transforme.
Cordeiro de Deus, que tira o pecado...peçamos que Ele tire de nós e no mundo todo o pecado que ainda cometemos como humanidade.

Se desejar pode concluir com esta oração: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Qual palavra você deseja que se torne vida em sua vida neste dia?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A missão de João é dar testemunho de Jesus. Vendo o Mestre passar, ele o apresenta a seus discípulos como “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. A figura do cordeiro remonta à Páscoa de Israel, quando seu sangue, ao marcar as portas dos israelitas, manifestava já o sinal de libertação da escravidão no Egito. Posteriormente, surgiria o sacrifício diário do cordeiro no Templo. Jesus, como “ovelha levada ao matadouro” (Is 53,7), entrega sua vida na cruz. Assume o sacrifício único e definitivo pela remissão de todos os nossos pecados. Ele é identificado com o cordeiro pascal por excelência. Está à frente de João porque desde sempre existiu, mas chegou o momento de ser manifestado e conhecido por Israel. Mesmo em sua atividade profética, João não o conhecia. Ao vê-lo, experimenta a ação do Espírito sobre o Messias e assim é capaz de reconhecê-lo também como “o Filho de Deus”. Jesus batiza com o mesmo Espírito que recebeu e assume sua missão até o fim. Também somos chamados a testemunhá-lo, como fez João e os discípulos.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.