Fundo
Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/09/2025

São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja - Ano C - Branca
1ª Leitura: Cl 1,1-8 Salmo: Sl 51(52) - Confio na lealdade de Deus.
evangelho
Ele, colocando as mãos sobre cada um deles, os curava - Lc 4,38-44

A sogra de Simão estava sendo atormentada com febre alta, e pediram por ela a Jesus. Ele se inclinou sobre ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. No mesmo instante, tendo-se levantado, ela os servia. Tendo-se o sol declinado, todos os que tinham doentes com enfermidades diversas os conduziram até ele. Ele, colocando as mãos sobre cada um deles, os curava. [...]

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início deste novo dia, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


“Espírito Santo, manifestai-me a vossa vontade e vosso poder para que eu penetre com confiança e humildade na verdade da Palavra que cura, liberta e dá Vida”.

Leitura (Verdade)

Jesus cura os doentes para que possam servir outros, também necessitados. É a construção de uma humanidade fraterna e compassiva. Acolhamos os ensinamentos do Evangelho que vamos meditar para que, curados, possamos servir os que nos cercam e necessitam de nossa ajuda.

Evangelho: Lc 4,38-44 A sogra de Simão estava sendo atormentada com febre alta, e pediram por ela a Jesus. Ele se inclinou sobre ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. No mesmo instante, tendo-se levantado, ela os servia. Tendo-se o sol declinado, todos os que tinham doentes com enfermidades diversas os conduziram até ele. Ele, colocando as mãos sobre cada um deles, os curava. Também de muitos deles saíam demônios, que gritavam: “Tu és o Filho de Deus”. Quando o dia chegou, ele saiu e foi para um lugar deserto. […] “É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também a outras cidades, porque é para isso que fui enviado”.

“Das sinagogas da Galileia, o Mestre foi anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também nas da Judeia. As caminhadas de um extremo ao outro da Palestina eram longas e lentas, e ele entrava em povoados e cidades, impondo as mãos sobre os enfermos e libertando-os das opressões físicas e espirituais. Jesus provavelmente passara trinta anos no silêncio da casa de Nazaré, saindo raramente para trabalhos profissionais pelos arredores, no anonimato e na paz. Em pouco tempo, sua vida tornou- -se um turbilhão de pressões e exigências de todos os lados, e, para ter forças, ele recorria a Deus Pai, ausentando-se por longos tempos de oração em lugares despovoados. O segredo para servir ao próximo com amor é o profundo contato com Deus.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Servir aos demais é libertar-se das ciladas do maligno. Só servindo aos irmãos nos aproximamos de Deus, de quem fomos feitos a imagem e semelhança. A atividade de Jesus, o Filho de Deus, é definida pelo serviço do próximo, pelo bem em prol dos necessitados.
Com que sentimentos e intenções eu faço as obras de misericórdia?
Quando encontro pessoas doentes, necessitadas, qual minha primeira atitude? É de fé compassiva que vem da certeza no poder de Deus?
Meus encontros e visitas às famílias ou amigos deixam as pessoas melhores, com mais fé e disposição para o caminho da esperança e do bem?
Como são minhas conversas nas redes sociais? Elas são de incentivo ao bem?

Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Durante o dia, peçamos frequentemente: “Senhor, curai-me para o serviço aos irmãos! Que eu saiba descobrir na prática a imensa felicidade de servir!

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Além do exorcismo de um homem na sinagoga, o dia em Cafarnaum segue com a visita à sogra de Simão, seguido de diversas curas e exorcismos, encerrando com a oração e com a missão de Jesus. Ao saber que a sogra de Simão está enferma, o Mestre logo intervém. A febre alta, que muitas vezes provocava delírio, era muito temida na Antiguidade. Assim como Jesus repreendeu o espírito impuro do homem na sinagoga, com autoridade também repreende o mal que assola a sogra de Pedro. A febre a deixa imediatamente. Em seguida ele a ergue, ação comum nos relatos da ressurreição. A mulher experimenta uma vida nova. Grata pela cura, põe-se a servir os irmãos, marca de uma verdadeira discípula. Por fim, dois sumários descrevem a intensidade da atividade messiânica de Jesus, que cumpre as promessas do Antigo Testamento, ao curar os enfermos e ao libertar os oprimidos. A oração no deserto, lugar de encontro com Deus, conclui o dia. Ação e oração presentes na vida do Mestre devem ritmar nossa caminhada de discípulos chamados a anunciar a Boa-Nova aonde ele nos enviar.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.