Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/12/2021

3ª Semana do Advento - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Jr 23,5-8 Salmo: Sl 72(71) - Haverá paz em abundância.
evangelho
Ele será chamado pelo nome de Emanuel - Mt 1,18-24

Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Já estamos na 3ª semana do Advento, nos aproximando do Natal. Neste início da nossa oração, peçamos a Deus que renove em nós o dom da escuta.
A exemplo de Maria e José, coloquemos em primeiro lugar a vontade do Senhor.


“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Em silêncio e com bastante atenção, faça a leitura do Evangelho de hoje. Observe as ações e as falas dos personagens?

Evangelho: Mt 1,18-24 Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

“Quando se aproxima o Natal, Mateus nos convida a uma profunda reflexão sobre a fé. Maria tinha outros planos e, em sua vida, acontece um verdadeiro furacão. Ela conhecia as milenares profecias, e também implorava pela vinda do Salvador. Diante da proposta de ser mãe do Messias, ela hesita um instante, mas responde corajosamente com seu “sim”, na penumbra da fé. Esta mesma fé fez com que José aceitasse os quase incompreensíveis desígnios de Deus. José e Maria eram oficialmente noivos; cada um vivia em sua casa, e os esponsais aconteceriam um ano depois. Deus quis assumir nossa história, nossa carne. Maria e José se situam na encruzilhada da história. Eles responderam com o “sim” incondicional da fé.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que você escutou da Palavra de Deus? Que versículo mais o(a) tocou? A partir do que você escutou do Senhor, procure fazer uma ligação entre o texto bíblico e sua vida. Leia-o novamente, se sentir necessidade. À semelhança de Maria e José, devemos acolher as manifestações e apelos de Deus. Perseverar na fé mesmo diante do obscuro e do sofrimento.

Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de ser discípulo(a) de tua Palavra!

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Circular é o globo da terra, circulares as esferas celestes, circular toda esta máquina do universo, que por isso se chama orbe, e até o mesmo Deus, se sendo espírito pudera ter figura, não haveria de ter outras, senão a circular.” Circular é a letra Ó dos títulos do Messias. “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso!”. “Adonai” significa “meus senhores”, num plural de excelência para “Senhor meu”. Este vocábulo substitui as quatro letras sagradas do nome de Deus, YHWH, que não se pronunciam. São José da Aparição recebe do anjo explicações e se casa com Maria. Nos relatos do Evangelho da Infância, São Mateus destaca a figura de José. Ele garante que o Menino é o rebento esperado da linhagem de Davi, mesmo sendo pai de criação.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.